Partilhar

Quantos anos vive um cachorro?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantos anos vive um cachorro?

A vida dos animais tem diferente duração, independentemente de que falemos de mamíferos ou ovíparos. No caso dos cães, sua esperança de vida é geralmente mais curta que a de outros animais domésticos, como os gatos. No entanto, existem diferentes fatores que podem encurtar ou prolongar a vida destes animais. Em umComo.com.br explicamos-lhe quantos anos vive um cachorro, bem como os fatores que influenciam nesta duração.

Também lhe pode interessar: Quanto deve comer um cachorro Cocker

Crescimento dos cães

Se no caso dos gatos sabemos que seu crescimento é muito rápido durante os dois primeiros anos de vida do animal, com os cães ocorre algo parecido. Acontece que quando os cães fazem dois anos considera-se que deixaram a juventude (a mesma ia dos primeiros seis meses de vida, até os dois anos) e entram na maturidade. É a partir deste momento que se desenvolve sua etapa mais longa, que finaliza com a velhice, a qual é diferente, em termos de idade, de acordo com o cão do qual estejamos falando.

Tamanho dos cães

O tamanho é um dos fatores que mais condicionam a vida dos cães. Assim sendo, se você tem como animal doméstico um cão pequeno deve saber que este tem uma expectativa de vida maior do que se tiver um cão de grandes proporções, já que no primeiro exemplo sua idade poderá chegar aos 18 anos e no segundo rara vez ultrapassará oito ou dez anos. Os cães de tamanho médio atingirão uma média vital que se situará no centro de ambos, ou seja: em torno dos 12-13 anos.

Entre as raças de cães pequenos temos o Yorkshire com uma expectativa de vida de entre 13 e 16 anos, ou o Maltês, cuja idade oscila entre 12 e 18 anos. No caso das raças de tamanho grande podemos contemplar o Mastim, cuja idade oscila entre oito e dez anos, e quanto às raças de tamanho médio, o Dálmata, com uma expectativa de vida de entre 11 e 13 anos.

Raça dos cães

A raça também serve para determinar a expectativa de vida destes animais. E, especificamente, se falamos de cães de raça pura, de misturas ou de cães de raça comum. Assim, no primeiro exemplo você poderá constatar que os cães de raça pura costumam ter uma expectativa de vida mais longa que nos outros dois casos, ainda que não possa ser quantificado.

Outros fatores de influência

Inevitavelmente, as condições de vida às quais estiver exposto o cão também determinarão o número de anos que ele vai viver. Assim, se você tem como animal de estimação um cão ao qual você cuida através de uma correta alimentação e hidratação, higiene e vacinas, além de visitas periódicas ao veterinário, seu cão terá mais possibilidades de prolongar sua vida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos anos vive um cachorro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

Quantos anos vive um cachorro?
Quantos anos vive um cachorro?

Voltar ao topo da página