Partilhar

Quantos anos vive um gato?

Quantos anos vive um gato?

São muitas as pessoas que têm um gato como animal de estimação estabelecendo com eles uma relação que vai além de seu cuidado, pelo qual os donos pretendem que estes vivam a maior quantidade de anos possível. Na verdade existem diferentes pensamentos em torno da expectativa de vida destes animais, sendo errôneos muitos deles. Em umComo.com.br contamos a você quantos anos um gato vive, para que você possa entender quais são as fases pelas quais passa o organismo dele, bem como os perigos aos quais está exposto.

Também lhe pode interessar: Quanto deve comer o meu gato

Crescimento dos gatos

Muita gente cai no erro de achar que cada ano de vida dos gatos equivalem a sete anos na vida das pessoas. Se você está entre estas pessoas, deve saber que se trata de um mal-entendido, pois os organismos destes mamíferos desenvolvem-se de uma maneira particular. Assim, os dois primeiros anos da vida dos gatos representam para o animal um importante crescimento, equivalendo o primeiro aos 15 anos do ser humano e o segundo, aos 24.

Quando o gato faz dois anos pode-se dizer que se encontra em sua juventude. A partir dessa idade, cada ano que passa equivale a quatro anos da vida das pessoas. No entanto, não se deve estranhar que a esperança de vida dos gatos varie em função do tipo de vida que a cada um leva, bem como dos perigos aos quais se enfrenta e dos cuidados que recebe.

Esperança de vida

É necessário diferenciar entre os gatos de rua e os gatos domésticos. Assim, no primeiro caso a esperança de vida que se registra é um número bem mais baixo que o segundo: por volta de seis e oito anos de vida. Pelo contrário, a média de vida de um gato que vive em uma casa situa-se por volta dos doze anos. Do mesmo modo, se o gato recebe os cuidados necessários e não se expõe a grandes perigos, é muito provável que sua vida se prolongue por mais anos, até os 15 ou pode, inclusive, chegar aos 20 anos.

Gatos de rua

Os gatos que vivem na rua expõem-se a uma série de perigos que fazem com que sua expectativa de vida diminua. Entre estes destacam-se questões puramente físicas, como os acidentes e atropelamentos, mas também as condições climáticas às quais se enfrentam dormindo na rua, além da alimentação e hidratação com a que contam. Da mesma maneira, a vida de um gato de rua diminui pelas doenças que pode contrair a partir da atmosfera que respira e das condições climáticas.

Gatos domésticos

Pelo contrário, a média de vida dos gatos que vivem em uma casa é alta graças aos cuidados que recebem. Uma alimentação equilibrada, bem como visitas ao veterinário regularmente fazem aumentar consideravelmente os anos que vivem. O mesmo pode-se dizer das vacinas que lhes são aplicadas, já que as mesmas exercem um papel protetor contra possíveis doenças e patologias de difícil cura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos anos vive um gato?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quantos anos vive um gato?

1 comentário
Paulo
olá , tenho um cachorro e estou criando um gato pela primeira vez ... e o cão as vezes tem algumas ocorrências de pulgas e pequenos carrapatos , por se tratar de um ambiente aberto. Costumo aplicar no cachorro o butox para eliminação dos parasitas por ser eficaz e de baixo custo , mas para o gato acho que seria muito tóxico . Como os dois convivem muito juntos o gato também esta colhendo esses parasitas ... por favor me de dicas de tratamentos que posso realizar com frequência , que sejam eficazes e baratos .... muito grato
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paula, antes de mais queria agradecer a sua visita e comentário. Nesse link você poderá encontrar informação acerca de como eliminar pulgas e carrapatos do seu gato e cão com remédios caseiros: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=eliminar+pulgas Obrigada e continue nos acompanhando :)

Quantos anos vive um gato?
Quantos anos vive um gato?

Voltar ao topo da página