Quantos filhotes pode ter um labrador

Quantos filhotes pode ter um labrador

Os labradores estão entre os cães mais populares, estando no topo da lista das raças mais inteligentes que podemos encontrar. E se em casa tem sua cadela labrador certamente já sabe o quão amigáveis e obedientes podem chegar a ser, além de contar com um aspecto simplesmente adorável.

Todas estas razões podem nos fazer procurar o companheiro perfeito para engravidar nossa cadela, e sem dúvida um dos fatores mais importantes a ter em conta neste aspecto é a quantidade de filhotes que terá. Ainda que não pense em ficar com todos, deve saber que eles terão que estar com sua mãe pelo menos durante os dois primeiros meses, por isso é importante contar com espaço e recursos para os manter. Se quer saber quantos filhotes pode ter um labrador, de seguida em umComo esclarecemos suas dúvidas.

O que deve saber antes de cruzar sua cadela

É importante ter em conta que não basta só o desejo de cruzar a sua cadela para que tenha filhotes, deve contar também com o espaço, a paciência e os recursos econômicos para se ocupar dos pequenos durante pelo menos dois meses, o tempo imprescindível que as crias devem passar junto da mãe.

As crias dão muito trabalho e devemos ser conscientes disso antes de avançarmos com a ideia de cruzar a nossa cadela. Não se esqueça que será responsável por esses animais, de cuidar e de lhes oferecer um bom lar caso não fiquem com você em casa, por isso convém pensar bem antes de o fazer. Por outro lado, tanto se estiver planejando cruzar, como se sua cadela já estiver grávida, certamente que um aspecto que interessa muito é saber quantos filhotes pode ter um labrador e de quantos cães você terá que se ocupar. No passo seguinte explicamos.

Número de filhotes que costumam ter

Em média, os labradores costumam ter entre 6 e 10 filhotes pois trata-se de uma raça grande. Claro que isto é só uma aproximação, já que são muitos os fatores que influenciam no cruzamento e que podem dar como resultado um parto com mais ou menos crias. Em alguns casos raros a cadela pode chegar a parir até 14 filhotes.

A gravidez de uma labrador dura entre 58 e 64 dias, quanto mais filhotes tiver a cadela, mais cedo parirá, já que a falta de espaço e alimento faz com que o parto se adiante. À partida, não será necessário levar a cadela ao veterinário para parir, mas deve preparar um lugar em casa que seja quente, confortável e que tenha certa privacidade para que o animal possa dar à luz e cuidar das suas crias durante as primeiras horas.

Saberá que o momento do parto se aproxima quando seu pet deixar de comer ou beber água, começar a ofegar e respirar com dificuldade, tenha o abdômen muito duro e sofra de tremores ou choro. Diante estes sinais, normalmente passa um dia e inicia-se o parto, uma vez que os pequenos estejam aqui nós poderemos ajudar nosso pet em certos aspectos, no nosso artigo como ajudar a cadela a cuidar dos seus filhotes damos a você alguns conselhos.

Aspectos que influenciam na quantidade de filhotes

Ainda que em média um parto normal do labrador inclua entre 6 e 10 filhotes, muitos fatores podem influenciar para que a cadela tenha uma quantidade menor ou maior de crias. A primeira coisa que deve saber é que em cada parto a cadela poderá ter uma quantidade de crias diferente, isto dependerá de:

  • A herança e o tamanho do animal, fatores que influenciam na quantidade de óvulos que a cadela libera.
  • A idade, a partir do quarto cio observou-se que os partos contam com um maior número de crias.
  • A alimentação do seu pet e sua ótima nutrição, bem como a saúde geral do animal.
  • O momento no qual se realiza o cruzamento. Se é feito durante os dois dias férteis da cadela, há maior possibilidade de ter uma grande ninhada, pelo contrário, se é feito um ou dois dias antes do seu período fértil, ainda que os espermatozoides do macho possam viver no corpo da fêmea até por 48 horas, é provável que não fiquem tantos vivos para fecundar muitos óvulos, o que reduz o tamanho da ninhada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantos filhotes pode ter um labrador, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.