Remédios caseiros para a artrite canina

Remédios caseiros para a artrite canina
Imagem: pixabay.com

Seu cachorro foi diagnosticado com artrite canina recentemente e não sabe como aliviar a sua dor? É imprescindível que seja constante com o tratamento farmacológico receitado pelo veterinário e respeite os exercícios físicos para garantir uma qualidade de vida melhor. A artrite é uma doença de caráter degenerativo que poucas vezes pode ser curada completamente. No entanto, é possível complementar este tratamento com remédios naturais e favorecer a diminuição da dor. Continue lendo este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros mais eficazes para a artrite canina.

Passos a seguir:
1

Se seu cachorro sofre de excesso de peso, o primeiro que deve fazer é regular sua alimentação e ser constante com o exercício físico para que possa atingir seu peso ideal o quanto antes. Além disso, é importante mantê-lo para que não volte a engordar. Suportar um peso superior ao normal pode reduzir a amplitude de movimento do seu cachorro e agravar a doença.

2

Um dos remédios caseiros mais eficazes para reduzir a dor da artrite canina é o Ômega 3. Por isso, adquira uma ração seca que seja rica em ácidos graxos Ômega 3 ou suplementos em cápsulas. Se preferir esta última opção, preste bem atenção aos ingredientes das cápsulas e certifique-se de que seu cachorro não é alérgico a nenhum deles. Se decidir complementar sua dieta com alimentos ricos em Ômega 3, consulte nosso artigo sobre comidas tóxicas para cães, já que o alho, por exemplo, tem um alto conteúdo mas é altamente tóxico para eles.

3

Outro remédio eficaz para acalmar a doença provocada pela artrite é a aplicação de compressas ou almofadinhas quentes nas articulações. Principalmente pela manhã quando as patinhas de seu cachorro estão rígidas, é bom aplicar este remédio por alguns minutos. Porém, se notar que seu cachorro está inquieto ou chora, talvez esteja muito quente para ele e deve esperar esfriar um pouco.

4

A vitamina C é outro componente benéfico no tratamento da artrite canina. A melhor forma de proporcionar esta vitamina é adquirindo uma ração rica nela ou colocando uma colher de sopa de vinagre de maçã em um pote com água. Uma das propriedades mais conhecidas deste tipo de vinagre é a anti-inflamatória, ideal para aliviar a dor produzida pela artrite canina.

Imagem: complejob.net
5

É fundamental que leve seu cachorro para passear várias vezes por dia para que exercite suas articulações e evite que a degeneração delas aumente. A intensidade do exercício deve ser moderada, pois um excesso pode prejudicar gravemente suas articulações, no entanto, a duração dos passeios deve ser aumentada levemente. Evite também que faça atividades que possam danificá-lo, como pular.

6

O frio e a umidade são fatores que pioram o estado da artrite canina, por isso se a cama do seu cachorro estiver em um espaço com estas características, troque-a de lugar. É muito importante que seu cachorro durma em um lugar que mantenha o calor e a temperatura ambiente. Além disso, ofereça a ele uma cama com colchão e cômoda.

7

Além dos remédios anteriores, existem uma série de plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas muito eficazes no tratamento da artrite canina. É o caso da groselha negra, a unha-de-gato, a Boswellia, a escrofulária e a rosa mosqueta. Lembre-se que os cachorros não podem tomar qualquer planta, já que há algumas são muito tóxicas para eles. Uma forma deles tomarem é acrescentar umas gotas do extrato ou óleo destas ervas no pote de água.

8

As massagens nas áreas afetadas são altamente benéficas para aliviar a dor produzida pela artrite. O mais aconselhável é que vá ao veterinário para que lhe indique exatamente como deve fazer essas massagens, quanta pressão deve aplicar e a cada quanto tempo.

Imagem: animalplanet.com
9

Lembre-se de não deixar o tratamento receitado pelo veterinário, já que poderia ter graves consequências para seu cachorro. Também não se esqueça de consultar com o veterinário, antes de dar qualquer remédio caseiro para a artrite canina, para saber se seu cachorro pode tomá-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a artrite canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.