Remédios caseiros para a diarreia em cães

Remédios caseiros para a diarreia em cães

Quer tratar a diarreia do seu cão com remédios naturais? Então neste artigo de umComo.com.br damos-lhe algumas soluções para o conseguir.

A colite ou diarreia é uma doença muito habitual em cães, se não houver nenhum problema médico subjacente ou não tiver ingerido nenhuma substância tóxica, a diarreia pode ser tratada com soluções caseiras, além de administrar ao animal líquido suficiente para evitar a desidratação. Descubra os melhores remédios caseiros para a diarreia em cães e ajude o seu melhor amigo a se recuperar o quanto antes.

Passos a seguir:
1

Se o seu animal estiver sofrendo de diarreia, o melhor é que permaneça em jejum durante pelo menos 12 horas, até que o seu estômago tenha se esvaziado. Se após este tempo as suas fezes continuarem sendo líquidas e abundantes, deverá ir ao veterinário pois pode ser que o seu cachorro tenha uma infecção bacteriana. Se não for o caso e seu cão deixar de expulsar fezes líquidas, poderá aplicar os seguintes remédios para combater o seu estado.

2

Existem diversos remédios caseiros para tratar a diarreia do seu cão. Em primeiro lugar, está o bifidus ativo, muitas vezes um nível baixo de flora intestinal pode fazer com que o animal sofra de diarreia. Para isso o melhor é misturar um iogurte natural com bifidus ativo na comida do seu cão, desta forma reforçará a sua flora bacteriana.

Outra boa opção para tratar a diarreia é com pó de alfarroba. Misture esta substância com água em partes iguais e dê ao seu cão uma ou duas colheres de sopa entre 2 e 4 vezes ao dia. Este remédio pode ser dado no máximo durante 3 dias.

3

O alho moído também é um dos melhores remédios caseiros para a diarreia em cães. Pode dar ao seu animal no máximo meia colher de sopa de alho em pó, entre 1 e 3 vezes por dia, durante um período máximo de 3 ou 4 dias. Se ele não tomar, misture com um pouco de comida.

Além do alho, pode usar olmo-vermelho em cápsulas para que se recupere, a quantidade dependerá do tamanho do seu animal de estimação. Um cão pequeno pode tomar meia cápsula 2 vezes por dia, um cão médio pode tomar uma cápsula 2 vezes por dia, enquanto os cães grandes podem duplicar a dose com 2 cápsulas, umas duas vezes por dia.

4

Quando o seu cão estiver com diarreia você deve seguir determinadas orientações para que se recupere o quanto antes. É importante saber como alimentar seu cão assim que superar a colite. Pode dar abóbora pois possui muita fibra e ajudará a regular o trânsito intestinal.

Experimente dar abóbora natural misturada com sua comida, uma boa opção é misturar com arroz branco. Nesta fase da sua recuperação deve dar alimentos suaves e o arroz é um alimento básico e imprescindível. Quando melhorar um pouco pode adicionar inclusive frango cozido, assim ajudará a que a sua digestão seja mais leve e a que se hidrate bem.

No nosso artigo o que um cachorro com diarreia pode comer explicamos com detalhes as melhores recomendações alimentares para esta condição.

5

Uma das orientações mais importantes que deve seguir é que pouco a pouco volte à dieta normal do seu cão. Não pode alimentar de imediato um cachorro que estava com diarreia da mesma forma que o fazia antes, pois o seu estômago estará muito sensível.

Com cuidado e paciência, introduza a sua antiga comida misturada com o arroz branco. Após superar esta condição, o melhor conselho que podemos dar é que seja precavido. Para prevenir a diarreia o melhor é dar sempre o mesmo para comer, exceto sem no caso de alguma necessidade especial o seu veterinário recomendar que faça mudanças. Ao introduzir mudanças na dieta, você faz que com o seu aparelho digestivo se altere e tenha dificuldades para funcionar, o que poderia originar fezes mais líquidas.

6

Quando precisar de realizar uma mudança na sua alimentação, ela deve ser sempre gradual, misturando pouco a pouco com a sua comida atual. Outra recomendação importante para que seu cão não tenha diarreia é que não dê a ele comida gordurosa, não cometa o erro de dar a ele comida humana, que está cheia de gorduras não aptas para a boa saúde do animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a diarreia em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.