Remédios caseiros para a diarreia em gatos

Remédios caseiros para a diarreia em gatos

Os gatos, assim como as pessoas, podem tanto ter prisão de ventre como ter diarreia. Como donos, temos de observar as suas fezes na caixa de areia para avaliar se sofre de algum destes incômodos, porque assim poderemos atuar com algum método específico, como algum acréscimo à sua dieta ou deixá-lo em jejum durante umas horas. De qualquer forma, se o problema persistir, recomendamos que vá ao veterinário e coloque o gato nas mãos de um profissional. Em umComo nos propusemos a oferecer a você uma ampla lista de remédios caseiros para a diarreia em gatos que esperamos ser útil.

Alimentação natural

Modificar a sua alimentação pode ser um método muito eficaz contra a diarreia de seu gatinho. Para isso, pode tentar procurar uma marca de comida natural sem componentes artificiais, um produto que não prejudique seu intestino nem seu estômago. No entanto, nos primeiros dias, pode ser que também sofra de alguns incômodos devido à mudança de dieta, por isso deve introduzi-la aos poucos para que se adapte. Não se alerte, o felino se acostumará e melhorará de saúde.

Dieta leve

Opte por uma dieta leve baseada em amido, supervisionada por seu veterinário. Esta facilitará a recuperação de seu gato no que diz respeito ao seu desarranjo estomacal. Para elaborar uma dieta leve, deve preparar alguns pratos você mesmo em dois ou três dias de tratamento, e, além disso, deve evitar dar biscoitos como prêmio ou outros alimentos durante este processo. As comidas recomendadas são as seguintes:

  • Frango fervido limpo de gorduras, de pele e ossos.
  • Arroz fervido, famoso por endurecer as fezes.
  • Água em abundância para recuperar o líquido que se perde com a diarreia.
  • Bebidas isotônicas de limão, que contribuem para que seu gato recupere certa quantidade de nutrientes.
  • Comida comercial especialmente elaborada para a diarreia felina.

Obtenha mais detalhes a este respeito consultando o artigo O que deve comer um gato com diarreia.

Visite seu veterinário

Se notar que nas fezes aparece sangramento, não duvide em ir ao veterinário. Ele dará a você a receita para algum medicamento adequado que contribua para resolver a situação, depois de fazer os exames apropriados. O mais simples será fazer-lhe ingerir seu remédio com uma seringa limpa e recém comprada, obviamente sem agulha.

Fibra

Por outro lado, os alimentos ricos em fibra podem solidificar as fezes de seu animalzinho. Mas pense sempre que seu corpo não funciona como o seu, assim, não opte por produtos feitos para humanos, pois podem ser muito fortes para eles. Portanto, é melhor recorrer àqueles produtos com fibra específicos para felinos.

Iogurte natural sem açúcar

Além disso, dar ao seu gatinho iogurte natural contribuirá para o aparecimento de bactérias saudáveis em seu intestino e assim lutará contra uma possível infecção por fermentos. A sua ingestão também reforça seu sistema digestivo. No entanto, deve optar por um iogurte natural sem açúcar, porque eles não toleram o excesso de açúcar.

Outros truques caseiros

Outro remédio para aliviar a diarreia de seu gato consiste em adicionar à sua comida meia colher de chá de Metamucil, ou de 1 a 4 gramas uma ou duas vezes ao dia. Este é um laxante apto para humanos, cães, gatos e inclusive cavalos. Além disso, também pode colocá-lo em jejum, mas só de 12 a 24 horas, durante as quais só beberá água em abundância. Quando voltar a comer, dê-lhe alimentos leves nos primeiros dias.

Além disso, recomendamos a você seguir os conselhos do artigo O que fazer se meu gato tem diarreia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a diarreia em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.