Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães

Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães

Quando perceber que o seu animal começa a movimentar a cabeça com frequência, soluça a todo o momento e fica inquieto, é possível que esteja com dor de ouvido. É um incômodo muito intenso que os cães não sabem como gerenciar e que, inclusive, pode torná-los um pouco agressivos em virtude da dor. Entre todas as raças de cães existentes, as que têm as orelhas caídas costumam ser as mais propensas a sofrer destes desconfortos no ouvido porque não têm corrente de ar que limpe e oxigene a área. Neste artigo de umComo, desvendamos os remédios caseiros para a dor de ouvido em cães e indicamos como ajudar a aliviar os desconfortos de seu melhor amigo.

Sintomas da dor de ouvido em cães

Primeiro, é importante que aprenda a detectar quando um animal está sofrendo de dor de ouvidos. Pode ser que a causa destes desconfortos seja por causa de um ácaro, de um golpe ou porque estejam começando a desenvolver outras doenças como a otite. A seguir vamos explicar para você os sintomas da dor de ouvidos nos cães:

  • Se observar que o animal sacode muito a cabeça ou que não para de movê-la de um lado para o outro, o motivo deve ser, provavelmente, o desconforto no ouvido.
  • Se o animal coçar muito as orelhas, pode ser em virtude do desconforto; e a constância da coceira pode, inclusive, causar pequenas feridas na região.
  • Caso observe que o animal esfrega a parte das orelhas contra o mobiliário, as portas ou os tapetes, pode ser que esteja sentindo essa dor.
  • Se forem observados, na área dos ouvidos, o aparecimento de um líquido ou cerúmen de cor bege, marrom ou negro, pode ser devido a infecção. Esse líquido também tem um cheiro desagradável que é fruto da infecção que causa a dor.
  • Também podem apresentar hematomas do ouvido, isto é, certas protuberâncias e inflamações que ocorrem nesta parte do corpo de seu cão.

Se detectar algum destes sintomas, é importante que leve o cão ao veterinário para que ele seja examinado cuidadosamente e receba o melhor tratamento para a cura. Se deseja saber se o problema enfrentado pelo cão é otite média, neste artigo de umComo, contamos como saber se seu cão tem otite.

Vinagre de maçã

De qualquer forma, de maneira complementar à medicação que foi receitada, você pode tentar aliviar a dor sofrida pelo seu animal com uma série de remédios caseiros. Você deve ter em conta principalmente que, tal como temos dito, são "complementares", ou seja, o melhor é combinar estes tratamentos com os que foram receitados pelo veterinário destinados a aliviar e diminuir a infecção.

O vinagre de maçã é um antisséptico natural perfeito para nos ajudar a combater a infecção sofrida pelo cão; por isso, um bom remédio caseiro é limpar o ouvido com uma bola de algodão e este vinagre. O primeiro é fazer a solução que deverá ser composta de 1 parte de água e 2 partes de vinagre de maçã. Em seguida, misture-a e molhe o algodão neste líquido, passando-o suavemente pelo ouvido do seu cão, sempre pelas partes que podem ser vistas. É fundamental não introduzir o cotonete de algodão no ouvido do animal, pois poderia feri-lo.

O vinagre de maçã tem um poder antibacteriano que consegue eliminar as bactérias e proteger o ouvido para que não se desenvolvam novos vírus. É normal que durante esta limpeza, o seu animal expulse cera e queira mover a cabeça, portanto, deixe que a sacuda livremente e quando sair a cera, limpe-a. Neste artigo de umComo, listamos de forma detalhada os benefícios do vinagre de maçã para que entenda por que é adequado para aliviar seu cão.

Óleos essenciais

Limpar o ouvido do cão com óleos essenciais é um bom remédio para conseguir aliviar a dor e diminuir os desconfortos. O óleo é um agente antimicrobiano, antibacteriano e antiviral que funcionará perfeitamente para nos ajudar a aliviar as doenças de nosso animal de estimação. A mistura adequada para conseguir limpar o ouvido do cão e aliviar o inchaço é a que combina:

  • 28 gramas de óleo de neem
  • 1 colher de chá de óleo de árvore de chá
  • 15 mililitros de azeite de oliva
  • 2,5 mililitros de óleo de eucalipto

Todos os ingredientes devem ser bem misturados e aplicados em gotas no canal auditivo do cão; se tiver dificuldade, peça ajuda a um familiar para que mantenha a cabeça do animal quieta. Também pode ajudar o uso de um conta-gotas para facilitar a entrada no ouvido. Repita este procedimento diariamente e massageie a área da orelha para que penetre perfeitamente por todo o canal.

Infusão de calêndula

A calêndula é uma planta com uma grande quantidade de propriedades perfeitas para a nossa saúde e também para a de nosso cão. Possui propriedades anti-inflamatórias que conseguirão reduzir o inchaço da dor de ouvido de seu cão, além de propriedades antissépticas que conseguem aliviar as bactérias que produziram a infecção. Entretanto, em sua forma de infusão, é uma planta muito utilizada por ser um antibiótico natural que consegue diminuir a presença de vírus no organismo. Neste artigo de umComo, revelamos quais são as propriedades da calêndula.

Por isso, um remédio natural para a dor de ouvido em cães é fazer uma infusão de calêndula adicionando à bebida meia colher de chá de sal marinho para obter uma limpeza mais profunda. Com a ajuda de um conta-gotas, aplique o líquido no ouvido de seu cão e repita o tratamento todos os dias até notar a diminuição dos sintomas.

Compressa quente

O tratamento com o calor é bom para aliviar o desconforto e a dor de ouvidos nos animais. Aplicar um absorvente morno na área inflamada conseguirá aliviar a irritação, a vermelhidão e a dor que possa ser sentida pelo seu cão. Para preparar este remédio, basta abrir a torneira até que sinta que sai água quente e introduzir uma pequena toalha. Em seguida, torcer para que escorra o excesso, e aplicar na área a ser tratada durante cerca de 30 segundo.

Se repetir este procedimento todos os dias, notará como, pouco a pouco, seu cão se sentirá melhor e os sintomas da infecção se tornarão mais leves.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a dor de ouvido em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.