Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros

Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros
Imagem: pixabay.com

A infecção urinária em cachorros ocorre quando determinadas bactérias do meio ambiente ou desenvolvidas em objetos e espaços que o cachorro costuma visitar entram nas vias urinárias até chegar à bexiga. Esta condição é mais comum em fêmeas do que em machos e deve ser tratada o quanto antes. Por isso, é importante ir ao veterinário regularmente e seguir o tratamento. Como complemento e ajuda para acelerar o processo de cura, também temos a possibilidade de recorrer a remédios naturais que não prejudicam nosso cachorro. Não perca este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros mais eficazes.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve fazer é identificar a infecção urinária. Para isso, encorajamos a consultar nosso artigo sobre como saber se meu cão tem infecção urinária. O principal sintoma é o aumento do número de vezes que seu cachorro urina. Neste ponto é imprescindível destacar que uma das causas mais comuns da infecção urinária em cachorros é a retenção de urina. Isto é, se seu cachorro está habituado a fazer as suas necessidades fora de casa e não sai para passear tanto quanto precisa, ele tem mais probabilidades de que as bactérias que produzem este tipo de infecções se desenvolvam.

Segundo alguns estudos, a maioria dos cães irá desenvolver uma infecção do trato urinário em algum momento de sua vida e quase sempre a origem é bacteriana[1][2].

2

Uma vez identificada a infecção urinária você deve saber que o melhor tratamento é a ingestão de líquidos em abundância. Cada vez que seu cachorro urina elimina um determinado número de bactérias do total das que estão provocando a infecção, por isso é importante mantê-lo hidratado a todo o momento e conseguir, assim, aumentar as vezes que urina. Assim, uma correta ingestão de água sempre ajudará o organismo a regular as funções urinárias.

Você deve garantir que o seu cachorro tem sempre água fresca disponível e esta deve ser mudada diariamente.

Imagem: alfredolujan.com
3

A vitamina C tem a capacidade de aumentar a acidez da urina, favorecendo a eliminação das bactérias que produzem a infecção em seu cachorro. Uma das maiores fontes naturais desta vitamina é a laranja. De modo que, um dos remédios caseiros mais eficazes para combater esta condição urinária é preparar suco de laranja natural e misturá-lo em seu pote de água. Outra opção é utilizar outro fruto cítrico como o limão. Você vai ver como o estado de seu cachorro vai melhorar.

Imagem: pixabay.com
4

Em relação ao passo anterior, outra das frutas ricas em vitamina C e altamente benéfica para o tratamento da infecção urinária em cachorros é o mirtilo ou arando (blueberry). Os mirtilos contam com propriedades antiaderentes, ideais para evitar que as bactérias que estão na bexiga e rins de seu cachorro permaneçam presas. Assim, são bons para regular o trato gastrointestinal. Lembre-se que nem todas as frutas são boas para os cachorros, de maneira que consulte nosso artigo sobre as frutas que eles podem comer. Você deverá lavar os mirtilos, retirar as sementes e cortá-los para dar a eles.

Imagem: pixabay.com
5

Uma das propriedades mais difundidas do vinagre de maçã é a de limpar o trato urinário e desintoxicá-lo. Por isso outro remédio caseiro eficaz para combater a infecção urinária de seu cachorro é acrescentar uma colher de chá deste vinagre em seu pote de água por dia para que o tome. É importante não exceder esta quantidade para evitar consequências como danos no esmalte dental de seu cachorro.

É importante oferecer um pote de água sem vinagre, para o caso do seu cachorro se recusar a beber a água com vinagre não ficar sem beber nenhuma água pois como referimos, a ingestão de líquidos é essencial no tratamento desta doença.

Imagem: mejorconsalud.com
6

Este tipo de vinagre também é muito útil para aliviar a dor que produz a infecção em seu cachorro. Para isso, o mais aconselhável é dar banhos de água quente e acrescentar à água uma ou duas colheres de chá de vinagre de maçã.

7

Lembre-se que você deve seguir o tratamento médico e consultar seu veterinário sobre se pode ou não lhe proporcionar estes remédios. Os remédios caseiros sempre devem ser um complemento, não a solução.

Se você gostaria de tratar o seu cachorro com outros remédios naturais, deve consultar um médico veterinário especializado em medicina holística. Hoje em dia existem já vários profissionais especializados nesta área em crescente expansão. Muitos tutores têm interesse em tratamentos alternativos como as ervas medicinais e a homeopatia. O veterinário de medicina natural é o profissional mais adequado para receitar este tipo de tratamentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a infecção urinária em cachorros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. Blanco L.J. & Bartges J.W. (2001). Understanding and eradicating bacterial urinary tract infections. Vet. Med. 96:777-789.
  2. Thomson M.F., Lister A.L., Platell J.L. & Trott D.J. (2011). Canine bacterial urinary tract infection: New developments in old pathogens. Vet. J. 190:22- 27.