Remédios caseiros para a otite de cachorro

Remédios caseiros para a otite de cachorro

Seu cão sofre de otite? Então deve saber que existem alguns remédios caseiros que ajudarão a aliviar a infecção e a conseguir que o animal se sinta mais aliviado. A otite é uma das doenças dos cães mais comuns que existe e ocorre porque esta parte do corpo é extremamente sensível. É importante poder saber se seu cão tem otite para poder detectar este problema rapidamente e conseguir que seu pet melhore o mais rápido possível. Neste artigo de umComo contamos para você alguns remédios caseiros para a otite de cachorro que complementarão o tratamento indicado pelo seu veterinário.

Remédio caseiro com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um ingrediente ideal para tratar a infecção no ouvido de seu cachorro e poder ajudar a eliminar a otite. O motivo é que um dos benefícios do vinagre de maçã são suas propriedades desintoxicantes que conseguirão eliminar as toxinas e as bactérias que tenham se armazenado nos ouvidos de seu cão.

Para isso só teremos que misturar em um copo de água a mesma quantidade de vinagre de maçã e de água morna, mexer bem e aplicar dentro do ouvido de seu bichinho. O vinagre misturado com a água conseguirá amolecer a cera e conseguir, assim, limpar o ouvido em profundidade e eliminar as bactérias. Principalmente, deve diminui-la com água porque o vinagre pode causar irritação ao seu cachorro.

Remédio caseiro com chá verde

O chá verde é também um bom remédio caseiro para a otite nos cachorros já que entre seus múltiplos benefícios se destacam suas propriedades antioxidantes e depurativas que conseguem manter o corpo protegido perante vírus e doenças. É um dos produtos mais indicados para manter o corpo em bons níveis de saúde, por isso, muitas pessoas o consomem habitualmente.

Para tratar a otite só teremos que fazer uma infusão de chá verde e, quando estiver pronta, temos que deixar esfriar. Depois, colocamos diretamente no ouvido do animal umas gotas da infusão e conseguiremos reduzir a infecção e aliviar-lhe o incômodo.

Tratar a otite com óleos

Outra forma de tratar a otite em cachorros é mediante a mistura de óleo essencial de lavanda com azeite de oliva extra virgem. Tem que misturar a mesma quantidade de ambos produtos (por exemplo, se optar por duas colheres de sopa, que sejam duas de cada) e pôr para esquentar em um recipiente para que as propriedades se misturem. Depois, terá que deixar a mistura esfriar e aplicar no ouvido externo de seu cachorro.

Este remédio natural funcionará bem em seu pet, já que ambos óleos têm propriedades analgésicas e desinflamantes que aliviarão a infecção no ouvido de seu animal. Tenha em conta, sobretudo, que uma vez utilizada esta mistura deverá jogar fora e fazer uma nova cada vez que for curar seu cão.

Limpeza dos ouvidos do cão

Além de aplicar estes remédios caseiros é importante limpar os ouvidos de seu cão para poder curar a otite. Quando um cão tem otite é importante que limpe as orelhas semanalmente; caso esteja saudável, da mesma forma se recomenda que esta limpeza seja duas vezes ao mês, isto é, uma vez a cada quinze dias para conseguir que seu cão esteja saudável.

Se vai fazer a limpeza tem que ter em conta uma série de recomendações básicas como as seguintes:

  • Nunca utilize um cotonete de ouvidos. A forma do ouvido do cão é diferente da humana e, portanto, poderia chegar a feri-lo se introduzir muito o cotonete.
  • Antes de usar qualquer produto de limpeza e desinfecção é importante falar com o veterinário para que confira que seu cão não tem alergias.
  • Nas dobras das orelhas é onde mais sujeira se acumula, de modo que não deixe de se concentrar nesta zona.
  • Quando um cão tem otite se recomenda não dar banho, pois a infecção poderia se agravar.

Neste artigo de umComo damos a você mais conselhos a respeito de como tratar a otite canina.

A otite nos cães

A otite consiste num processo inflamatório do conduto auditivo e pode ser classificado conforme a localização:

  • Externa
  • Média
  • Interna

Geralmente, você observa a região do ouvido avermelhada, devido ao excesso de coceira daquela zona. Em alguns casos pode existir descamação, edema e até secreções de cheiro desagradável.

De acordo com origem, geralmente se classificam as otites em:

  • infecção viral
  • infecção bacteriana
  • Infecção fúngica

Deve saber que um cão pode desenvolver otite por diferentes fatores. Entre as causas mais comuns encontram-se as seguintes:

  • Se esteve em contato com muita umidade, pode aparecer otite nos ouvidos.
  • Quando não se realiza uma limpeza correta, a otite pode aparecer.
  • As alergias também podem provocar o aparecimento desta infecção.
  • Os carrapatos ou as pulgas também causam otite.
  • Se um cachorro está com as defesas baixas, pode aparecer esta doença.

Para conseguir prevenir em seu cão o desenvolvimento de otite só terá que prestar atenção especial a esta zona e ter em conta que o excesso de pelo pode acumular sujeira. Assim, é recomendável depilar o canal auditivo de seu pet bem como secar-lhe bem as orelhas após cada banho. Além disso e, como mostramos antes, é importante manter uma boa rotina de limpeza de ouvidos duas vezes ao mês para que seu cão esteja protegido.

Relembre que o tratamento só será eficaz se for adequado ao tipo de otite em causa. Caso o animal tenha um corpo estranho no ouvido e se o animal demonstra muita dor ao toque, pode até ser necessário que o médico veterinário anestesie para a remoção do corpo estranho.

Os casos de otite infecção bacteriana precisam ser tratados com antibióticos adequados. Por estes motivos, aconselhamos a visitar o seu médico veterinário de confiança para realizar um correto diagnóstico da otite e assim fazer o tratamento mais adequado.

Mais informações sobre a otite canina

Se pretende saber mais sobre esta condição, recomendamos-lhe que visite o site do Perito Animal e leia o artigo sobre remédios caseiros para a otite canina.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a otite de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.