Remédios caseiros para a prisão de ventre canina

Remédios caseiros para a prisão de ventre canina
Imagem: lovingpetsproducts.com

A prisão de ventre em cachorros é um problema que pode acontecer se nosso cachorro sofrer de falta de exercício, uma hidratação inadequada, tomar alimentos tóxicos para ele ou que seu organismo não tolera, ou por não tomar fibra suficiente. Em casos mais graves, a obstrução intestinal pode ser devida ao aparecimento de patologias mais graves, como o aumento do tamanho da próstata, ou o consumo de objetos estranhos. Por isso é importante ir ao veterinário e seguir o tratamento mais adequado em função da causa. Não obstante, pode complementá-lo com soluções naturais para acelerar o processo de cura. Continue lendo este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros para a prisão de ventre canina.

Passos a seguir:
1

Se o motivo para seu cachorro estar com prisão de ventre for a ingestão de um determinado alimento, basta eliminá-lo da sua dieta. Da mesma forma, se for por uma falta de hidratação, deverá garantir que o pote de água do cachorro esteja sempre cheio e, é claro, controlar que realmente beba água. Se não resolver o problema, vá ao veterinário, talvez a prisão de ventre seja sintoma de outra doença.

Imagem: perrospedia.com
2

Se seu cachorro tiver o pelo longo, é importante que o corte na zona do ânus. Apesar deste não ser um remédio caseiro propriamente dito, trata-se de um aspecto que devemos considerar para facilitar o ato de defecar do nosso cachorro. Além de não impedir a passagem das fezes, estará favorecendo sua higiene, já que ao ter o pelo longo nessa parte, muitas vezes pode acontecer ele se manchar ao defecar ou urinar.

3

Se a causa do intestino preso for a falta de fibra, saiba que existe uma série de frutas e verduras boas para nossos cachorros que permitem cobrir as carências de sua ração. A mais destacada por atuar como laxante natural é a abóbora. Sendo assim, lave bem a abóbora, a casca, retire as sementes, corte 1/4 da mesma e pique. Deverá dar a ele de manhã em jejum para que seu organismo a digira adequadamente e atue. Não é recomendável dar abóbora mais de uma vez por semana.

Imagem: pixabay.com
4

Na linha dos alimentos, outro remédio caseiro muito eficaz para a prisão de ventre canina é proporcionar verduras cruas com propriedades laxantes, como as acelgas e as cenouras. As verduras de folha verde devem ser dadas bem picadinhas para evitar possíveis casos de asfixia em caso de vômito. As cenouras, por outro lado, devem ser lavadas e picadas sem descascar, pois a casca é boa para o organismo do nosso cachorro. Lembre-se que deve dar em jejum de manhã e não mais de uma vez por semana.

Imagem: pixabay.com
5

O azeite de oliva também conta com propriedades laxantes muito benéficas para combater o intestino preso, além de estimular o cólon. Por isso, é um remédio caseiro muito eficaz que pode proporcionar ao seu cachorro se ele tiver dificuldades para defecar. Misture uma colher de sopa de azeite de oliva com seu alimento habitual umas duas vezes por semana e observe os resultados.

Imagem: pixabay.com
6

É claro que o exercício físico importa. Isto quer dizer que se o seu cachorro não fizer a atividade física que seu corpo requer, seu organismo poderá sofrer algumas irregularidades, como dificuldades na hora de defecar e inclusive urinar. Consulte nosso artigo sobre quanto tempo de exercício um cachorro precisa e adapte os passeios às suas necessidades.

7

Se após uma semana, os remédios caseiros não funcionarem e o cachorro continuar com prisão de ventre, deverá voltar ao veterinário para que seja examinado e para começar outro tratamento. E, no caso de filhotes com prisão de ventre, consulte com seu veterinário antes de aplicar qualquer remédio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a prisão de ventre canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.