Remédios caseiros para a tosse canina

Remédios caseiros para a tosse canina
Imagem: pixabay.com

A tosse nos cachorros é uma condição que, na maioria dos casos, ocorre como sintoma de infecções nas vias respiratórias, problemas cardíacos ou um simples resfriado. Em qualquer caso, é sempre recomendável visitar um veterinário para identificar a causa da tosse e iniciar o tratamento mais adequado. Após iniciar o tratamento médico, há a possibilidade de complementá-lo com remédios naturais. Continue lendo este artigo de umComo e descubra quais são os remédios caseiros para a tosse canina.

Passos a seguir:
1

Se ainda não foi ao veterinário, tente primeiro identificar a causa. Conhecer a origem da tosse não só permite iniciar um determinado tratamento mas também saber se o seu cachorro sofre alguma doença grave ou não. Lembre-se de que pode ser sintoma de anomalias no sistema respiratório ou problemas do coração.

2

Até que a tosse de seu cão não tenha desaparecido por completo, limite a atividade física. Um excesso de exercício pode agravar os problemas respiratórios e provocar um aumento da tosse. Por conseguinte, tente não fazer muito esforço. Não elimine por completo o exercício, já que poderia dar origem a um cão estressado ou com ansiedade pela falta de atividade. Mantenha repouso e a menor atividade física possível.

Imagem: pixabay.com
3

Um dos remédios caseiros mais populares para a tosse canina, indicado também pelos veterinários, é o suco de nêspera. Lembre-se de que existem uma série de alimentos tóxicos para os cães, entre eles o abacate, de maneira que ele não pode ingerir qualquer suco. Você deve tentar fazê-lo tomar um copo deste suco, já que seu alto conteúdo em vitamina A permitirá reforçar seu sistema imunitário e favorecer as membranas mucosas, agora danificadas, de suas vias respiratórias. Se não gosta do sabor, pegue uma seringa de plástico, iguais às que acompanham os xaropes para crianças, e dê-lhe pouco a pouco. Não o force já que poderia resultar em vômito.

Imagem: media.comprendrechoisir.com
4

Dessa forma, inúmeros estudos demonstraram que a vitamina C também fortalece o sistema imunológico dos cães. Outro remédio caseiro para a tosse do cão são os suplementos desta vitamina. Administre 100 mg por dia se for de raça pequena, 250 mg se for médio ou 500 mg se for grande ou gigante. Não lhe dê uma quantidade acima do recomendado, já que poderia provocar diarreia em seu cão. Do mesmo modo, os vegetais de folha verde são uma fonte excelente de vitamina C, complemente sua dieta com uma quantidade reduzida de verdura. Consulte primeiro seu veterinário.

5

Como acontece com os humanos, a inalação alivia consideravelmente a tosse nos cães. Para eles, há várias plantas medicinais que podem ajudar como remédio caseiro, entre elas se destacam a equinácea e o eucalipto. Graças às suas propriedades expectorantes e anti-tosse, elas favorecem as vias respiratórias e aliviam a tosse de seu cão. Por conseguinte, ponha água para ferver e acrescente algumas folhas de uma destas plantas. Quando seu cão dormir, coloque um recipiente com a mistura recém-saída do fogo e cubra sua cabeça, como faria normalmente para respirar o vapor. Lembre-se de que nem todas as plantas são boas para os cães, consulte nosso artigo sobre as plantas tóxicas para cães.

6

Por último, outro dos remédios caseiros mais eficazes para a tosse de seu cão é o óleo de coco, já que fortalece o sistema imunológico, favorece a energia e vitalidade e ajuda a tratar as doenças cardíacas. Misture simplesmente duas colheres de sopa deste óleo em uma tigela de água e deixe que ele beba como de costume. Do mesmo modo, a canela é outro complemento ideal para tratar a tosse.

Imagem: cosmetica-organica.com
7

Lembre-se que é aconselhável consultar seu veterinário antes de proporcionar ao seu cão qualquer destes remédios caseiros para a tosse. Além disso, não deixe de lhe dar o tratamento médico, já que os remédios devem ser um complemento, não a solução.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a tosse canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.