Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros

Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros

O seu cachorro está com pulgas e não sabe como acabar com elas? Com certeza que o seu veterinário recomendou algum produto para eliminá-las mas pode ser que ele não tenha sido suficiente. Além disso, esses produtos podem ser prejudiciais para o seu cachorro pois não são remédios naturais. Neste artigo de umComo.com.br explicamos alguns remédios caseiros para eliminar as pulgas do cachorro. Experimente!

As pulgas

As pulgas são parasitas que se instalam no corpo dos animais que podem originar a transmissão de doenças como:

  • Coceira e dermatite devido à alergia à saliva das pulgas.
  • Quando o animal tem muitas pulgas e é jovem, os parasitem podem causar o aparecimento de anemia ou, inclusive, originar a morte dos cachorros.
  • Podem transmitir outros parasitas como o Dipylidium caninum que, por sua vez, provoca outras doenças nos cachorros.

As pulgas costumam contagiar o corpo dos animais, em maior medida, durante os meses da primavera e verão, no entanto, podem sobreviver em espaços quentes da nossa casa como nas almofadas ou nos sistemas de aquecimento. Por isso, o seu cachorro pode ser contagiado de pulgas durante todo o ano.

Os sítios que têm mais probabilidades de concentrar pulgas são espaços quentes e fechados como as mantas, as almofadas, os sofás, etc. Por este motivo, é imprescindível redobrar ao máximo a higiene de nossa casa assim como do nosso cachorro. Em umComo contamos-lhe como eliminar as pulgas de nossa casa e se certificar que está completamente livre de parasitas.

As pulgas são animais muito pequenos que, dificilmente, poderá detetar a olho nu; no entanto, poderá observar as suas fezes na pele do animal. Tenha em conta que as zonas favoritas das pulgas são o pescoço ou a cabeça do animal, assim como as orelhas ou a parte inicial da cauda, por isso fique sempre atento a estas zonas do corpo. Em umComo damos-lhe alguns truques sobre como saber se o seu cachorro tem pulgas.

Óleo de eucalipto contra as pulgas dos cachorros

Um dos melhores remédios naturais para as pulgas dos cachorros é o óleo de eucalipto, isto porque as pulgas odeiam o cheiro desta planta e, por isso, se perceberem este odor afastam-se do lugar de onde provém o cheiro. Deve saber que os óleos de eucalipto não funcionam como método para eliminar as pulgas mais sim como repelente.

Para proteger o seu cachorro deverá dar-lhe banho e adicionar à água óleo de eucalipto, desta forma, o animal transmitirá este cheiro próprio da planta e as pulgas irão se afastar dele.

Óleo de lavanda para as pulgas

Com o óleo de lavanda poderá acabar com as pulgas de seu cachorro, uma vez que a sua essência repele os insetos e os parasitas. Trata-se de um aroma perfeito para lutar contra o contágio das pulgas nos cachorros.

O primeiro passo para fazer este remédio caseiro é adicionar algumas gotas de óleo de lavanda na água que usa para lavar o pelo de seu cachorro. Lave o seu pelo com cuidado para não cair ou escorrer água com óleo em seus olhos. Esfregue o pelo seco do seu cachorro com esta mistura e conseguirá eliminar as pulgas de forma natural.

Pode repetir este procedimento de dois em dois dias e conseguirá que as pulgas desapareçam de forma progressiva do corpo do seu animal.

Levedura de cerveja para as pulgas do cachorro

A levedura de cerveja também é um remédio caseiro muito útil para as pulgas do cachorro. Isto porque este ingrediente é formado com vitamina B1, um nutriente que modifica o cheio do sangue fazendo com que este seja desagradável para alguns parasitas como as pulgas.

Para fazer este remédio caseiro para as pulgas do cachorro, encha uma colher de sopa com levedura de cerveja e vá jogando no pelo de seu cachorro esfregando bem. A levedura, além de ser repelente para as pulgas cura as feridas de suas picadas.

Escove o seu cachorro com um pente para pulgas

Existem à venda pentes especiais para eliminar as pulgas de seu cachorro. São pentes com dentes muito finos e juntos para poder eliminá-las melhor. Existem muitos tipos de pentes, na foto você pode ver um deles.

Escove seu cachorro todos os dias e cada vez que passar o pente passe por um recipiente de água com sabão para eliminar as pulgas. Neste outro artigo poderá encontrar mais truques para eliminar as pulgas do seu animal de estimação.

Outros métodos

Se nenhum dos remédios caseiros que lhe mostramos resultou e já não sabe o que fazer para eliminar as pulgas do seu cachorro, no umCOMO recomendamos-lhe o uso destes dois produtos.

  • Xampu para eliminar as pulgas. Recomendado pelo o umCOMO!
  • Coleira anti-pulgas. É um produto eficaz e além disso tem também uma função preventiva.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para as pulgas dos cachorros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.