Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato

Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato
Imagem: pixabay.com

As pulgas são os parasitas externos mais comuns tanto em cachorros como em gatos. Em geral, costumamos associá-las mais aos cachorros do que aos felinos. No entanto, ao tratarem-se estes últimos de animais com uma memória e capacidade de reconhecer o caminho de volta para casa maior que a de seus colegas caninos, não é de estranhar que demos aos gatos a liberdade de sair para passear de vez em quando, fato que aumenta as probabilidades de sofrer o ataque das pulgas. Se for este o caso e você quiser complementar o tratamento do veterinário com remédios naturais, continue lendo este artigo de umComo e descubra os remédios caseiros para eliminar as pulgas do seu gato.

Passos a seguir:
1

O primeiro a fazer para eliminar as pulgas do nosso gato é dar banho nele. Já que os felinos contam com uma pele mais sensível que a dos cachorros, devemos ter cuidado com os produtos que utilizarmos. O mais aconselhável é adquirir um xampu especial para gatos antiparasitário. Do mesmo modo, precisamos de óleo de lavanda ou citronela (ou ambos). Em um copo pequeno, coloque a mesma quantidade de xampu e de óleo, misture os ingredientes e dê banho em seu gato com isto. Não use óleo de eucalipto, é tóxico para os gatos. Se o gato tiver menos de um ano, não use os óleos.

Imagem: pixabay.com
2

Durante o banho você verá que muitas das pulgas cairão, mas não todas. Quando acabar, seque-o bem e escove seu pelo com um pente de pontas bem finas, especial para eliminar as pulgas. Este tipo de pente é idêntico aos que utilizamos para eliminar os piolhos, tem as pontas metálicas e sem praticamente separação entre elas.

3

Após o banho, se quiser, outro remédio natural muito eficiente é a água aromatizada com laranja ou limão. Você pode colocar a casca de um destes cítricos em uma panela com água, deixar ferver durante alguns segundos, retirar do fogo e deixar descansar por uma hora. Depois, coe e coloque a mistura em um spray para borrifar em nosso felino com a solução caseira. Mas você deverá ter muito cuidado porque os gatos não suportam este tipo de cheiro. Este é um bom remédio caseiro para matar pulgas. Muitas vezes os tutores se questionam como acabar com pulgas em casas? Este remédio para eliminar as pulgas do lar e até para eliminar pulgas no quintal.

4

Outro remédio caseiro muito eficaz para as pulgas dos gatos é a levedura de cerveja. Graças à sua composição, rica em vitamina B1, ela afugenta rapidamente este tipo de parasitas e é, por isso, ideal tanto para gatos como para cachorros. Portanto, acrescente uma colher de sopa deste produto à comida úmida dele, misture e dê para ele comer. Faça isto todos os dias até que desapareçam completamente. Mas consulte antes com o veterinário para garantir que seu felino não seja alérgico.

Imagem: mejorconsalud.com
5

O óleo da árvore do chá é outro dos remédios caseiros mais eficazes para eliminar as pulgas do nosso gato. Você pode acrescentar ao xampu dele e dar banho nele com esta mistura, como no passo 1, ou borrifar nosso felino com ela e massagear todo o corpo para afugentar as pulgas. Se você optar pelas massagens, deverá fazê-las uma vez a cada quatro semanas para eliminar e prevenir o aparecimento destes parasitas.

Imagem: ethnodyne.com
6

Por último, a camomila é outro produto natural que age como repelente para as pulgas. Além disso, se nosso felino tiver menos de um ano de vida podemos usá-la sem problemas. Mas consulte antes com o veterinário. Portanto, prepare uma infusão de camomila natural, umedeça um algodão ou pano limpo nela e aplique muito suavemente por toda a pele do seu gato.

Imagem: pixabay.com
7

Experimente todos estes remédios caseiros e se livre das pulgas do seu gato. Lembre-se que não é recomendável deixar de utilizar o tratamento indicado pelo veterinário. Você pode sempre perguntar se ele considera necessário ou não reduzir o uso de químicos e substituí-los por produtos naturais.

8

Lembre-se que para que o seu gato não volte a pegar nem pulgas nem outros tipos de parasitas é recomendável que use produtos que ajudem a preveni-los, como por exemplo as pipetas. Relembramos que é importante que estes produtos sejam especificamente recomendados por um médico veterinário já que as doses e até a escolha do produto pode variar com as características de cada animal.

9

Para além de eliminar as pulgas do gato, é importante garantir que não existem pulgas no ambiente doméstico, caso contrário elas voltarão a atacar o seu felino.

Uma excelente dica é colocar talco dentro do aspirador e aspirar toda a casa, tapetes etc. Coloque talco inclusive na mangueira do aspirador de forma a que todas as larvas ovos e pupas que você aspire entrem em contacto com o talco e morram.

Existem diversos produtos insecticidas disponíveis no mercado para matar as pulgas no ambiente doméstico. Caso opte por um spray insecticida relembre que a maioria destes produtos são altamente tóxicos e por isso deve retirar todos os animais do ambiente durante o tempo indicado na embalagem do produto. Animais e crianças só devem regressar ao local quando já não existir nenhum cheiro e o piso tiver secado naturalmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para eliminar as pulgas do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.