Remédios caseiros para vermifugar gatos

Remédios caseiros para vermifugar gatos

Adoramos nosso mascote, por isso desejamos vê-lo sempre saudável e feliz. Mas quando o animal tem parasitas tanto externos como intestinais, seu bem-estar fica comprometido, afetando sua saúde, e portanto nossa tranquilidade. No entanto, algumas soluções naturais podem ajudar você a acabar com este problema e garantir o bem-estar de seu felino, por isso em umComo damos alguns remédios caseiros para vermifugar gatos eficientes e livres de produtos químicos.

Passos a seguir:
1

Se optar por remédios caseiros para vermifugar seu gato, saiba primeiro que os mesmos atuam de forma bem mais lenta do que um produto comercial, por isso, se o seu animal está realmente afetado pelos parasitas, talvez seja melhor consultar um veterinário sobre o tratamento mais adequado.

É recomendável vermifugar seu gato algumas vezes ao ano se o mesmo for completamente doméstico, ou a cada três meses se tem contato com jardins, plantas ou outros mascotes. Também será necessário atuar de imediato se detectamos que o gato tem carrapatos, pulgas ou parasitas intestinais, cujos sintomas você pode conhecer neste artigo.

2

Se o seu gato conta com parasitas intestinais, alguns remédios caseiros muito eficientes são:

  • Sementes de abóbora naturais moídas, que funcionam como um bom laxante. Aplique uma colher em sua comida durante uma semana para ajudar seu animal a expulsar as lombrigas intestinais.
  • Uma medida que para alguns pode ser drástica, mas eficiente também, consiste em deixar o animal em jejum durante um dia inteiro. Os parasitas alimentam-se do que o animal ingere, por isso, sem alimento morrerão. Se você aplicar esta técnica, recomenda-se adicionar uma colher de vinagre de maçã na água do animal para uma maior efetividade.
  • O tomilho seco moído é uma planta segura para os gatos, você pode esmagá-lo até convertê-lo em pó e depois acrescentar à comida do gato com o fim de vermifugá-lo. Também pode ser consumido fresco.
Imagem: mills.gr
3

Se se tratar de carrapatos e pulgas, os melhores remédios caseiros para vermifugar seu gato são:

  • Vinagre de maçã, pois se trata de um potente e útil repelente. Dilua duas colheres de chá em 250 ml de água e, com um spray, borrife o pelo de seu animal.
  • Faça um mistura à base de 10 gotas de óleo de lavanda, com tomilho e citronela em 150 ml de água. Aplique no pelo de seu gato, ajudando-o não só a se livrar de pulgas e carrapatos, mas também a aliviar as feridas e picadas causadas pelas mesmas.
Imagem: bug.ba
4

Como prevenção, a levedura de cerveja é uma excelente alternativa para manter os carrapatos e pulgas afastados de seu gato. Devido ao seu conteúdo de vitamina B, este complemento alimentar faz com que o gato solte um aroma que é muito desagradável para estes parasitas.

É só adicionar uma colher de chá de levedura de cerveja à comida de seu gato todo dia para protegê-lo contra estes desagradáveis hóspedes.

Imagem: levaduradecerveza.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para vermifugar gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.