
Adoramos nosso mascote, por isso desejamos vê-lo sempre saudável e feliz. Mas quando o animal tem parasitas tanto externos como intestinais, seu bem-estar fica comprometido, afetando sua saúde, e portanto nossa tranquilidade. No entanto, algumas soluções naturais podem ajudar você a acabar com este problema e garantir o bem-estar de seu felino, por isso em umComo damos alguns remédios caseiros para vermifugar gatos eficientes e livres de produtos químicos.
Se optar por remédios caseiros para vermifugar seu gato, saiba primeiro que os mesmos atuam de forma bem mais lenta do que um produto comercial, por isso, se o seu animal está realmente afetado pelos parasitas, talvez seja melhor consultar um veterinário sobre o tratamento mais adequado.
É recomendável vermifugar seu gato algumas vezes ao ano se o mesmo for completamente doméstico, ou a cada três meses se tem contato com jardins, plantas ou outros mascotes.
Se o seu gato conta com parasitas intestinais, alguns remédios caseiros muito eficientes são:
- Sementes de abóbora naturais moídas, que funcionam como um bom laxante. Aplique uma colher em sua comida durante uma semana para ajudar seu animal a expulsar as lombrigas intestinais.
- Uma medida que para alguns pode ser drástica, mas eficiente também, consiste em deixar o animal em jejum durante um dia inteiro. Os parasitas alimentam-se do que o animal ingere, por isso, sem alimento morrerão. Se você aplicar esta técnica, recomenda-se adicionar uma colher de vinagre de maçã na água do animal para uma maior efetividade.
- O tomilho seco moído é uma planta segura para os gatos, você pode esmagá-lo até convertê-lo em pó e depois acrescentar à comida do gato com o fim de vermifugá-lo. Também pode ser consumido fresco.

Se se tratar de carrapatos e pulgas, os melhores remédios caseiros para vermifugar seu gato são:
- Vinagre de maçã, pois se trata de um potente e útil repelente. Dilua duas colheres de chá em 250 ml de água e, com um spray, borrife o pelo de seu animal.
- Faça um mistura à base de 10 gotas de óleo de lavanda, com tomilho e citronela em 150 ml de água. Aplique no pelo de seu gato, ajudando-o não só a se livrar de pulgas e carrapatos, mas também a aliviar as feridas e picadas causadas pelas mesmas.

Como prevenção, a levedura de cerveja é uma excelente alternativa para manter os carrapatos e pulgas afastados de seu gato. Devido ao seu conteúdo de vitamina B, este complemento alimentar faz com que o gato solte um aroma que é muito desagradável para estes parasitas.
É só adicionar uma colher de chá de levedura de cerveja à comida de seu gato todo dia para protegê-lo contra estes desagradáveis hóspedes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para vermifugar gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.