Significado da postura corporal dos gatos

Significado da postura corporal dos gatos

Com certeza que já aconteceu ver mais de uma vez o seu gato com o rabo arrepiado ou rolando pelo chão; estas são algumas posturas típicas dos gatos que demonstram um tipo de emoção ou outra. Neste artigo de umComo vamos revelar o significado da postura corporal dos gatos para que possa entender o que o seu melhor amigo quer dizer com cada movimento corporal. Lembre-se que muitos fatores intervêm, desde a posição do rabo até às orelhas, por isso preste atenção e comece a compreender o seu gato.

Passos a seguir:
1

Quando um gato se deita com a barriga para cima e/ou começa a rolar pelo chão, isso significa uma coisa muito clara: o animal tem vontade de brincar. Por esse motivo é habitual que, nesta postura, ele dê suaves mordidinhas na sua mão ou comece a brincar com o seu cabelo. Esta postura é uma das maiores demonstrações de confiança que um gato pode fazer, pois está totalmente indefeso mas não sente nenhum medo, porque sabe que não o machucará.

2

Quando um gato está quase a atacar, sua postura muda completamente. As garras saem para fora, mostra os dentes e arrepia sua pele. Visivelmente, significa que está estressado e que seu seguinte movimento será um ataque, por isso se estiver com um gato neste estado o melhor é que passe longe dele, sem se aproximar, pois corre o risco de ser atacado. Os sinais que podem indicar que um gato está desse jeito são os seguintes:

  • Colocará as orelhas para baixo e para frente.
  • Terá o olhar completamente fixo em seu inimigo.
  • O bigode estará para a frente.
  • A pele ficará arrepiada.
  • Terá o rabo arrepiado.
  • Emitirá sons ameaçantes com a boca enquanto mostra os dentes.
  • Irá mexendo o rabo em sinal de preparação antes do ataque.
3

Quando o animal está completamente seguro e tranquilo, notará que a sua postura é relaxada; é então quando o pode encontrar completamente deitado no chão, apoiando suas costas ou um de seus lados e deixando a barriga visível. Esta posição é de tranquilidade absoluta e de confiança, pois o animal não estará tão alerta como em outros momentos.

Porém, deve se lembrar que, nem todos os gatos que estiverem deitados assim estão dispostos a que acaricie a sua barriga. Se o gato não conhece você ou se mora na rua, é possível que simplesmente esteja descansando mas que continue em alerta. Se quiser acariciá-lo, aproxime-se pouco a pouco e deixe que cheire você primeiro, nunca seja brusco com um felino pois poderia atacá-lo por medo.

Se você acaba de resgatar um gato de rua, em umComo damos alguns conselhos para que saiba como cuidar de um gato de rua.

4

Já dissemos no início deste artigo que na postura de um gato intervêm diferentes fatores que podem demonstrar como o felino se encontra. Quando ele caminhar com o rabo levantado, com o corpo erguido e com movimentos decididos, é porque o animal está tranquilo e seguro; simplesmente está explorando o local, quer chamar sua atenção ou está passeando pela casa. O rabo levantado é um sinal de que o gato está amigável e receptivo às suas atenções e carinhos.

5

Quando um gato tem medo também o poderá perceber em sua postura. No momento em que o felino se sentir com medo, indefeso ou inseguro, o mais provável é que veja como seu corpo parece diminuir. O motivo é que o animal esconderá o rabo, colocará a cabeça em seus ombros e, o mais característico, baixará as orelhas grudando-as muito na cabeça.

Este tipo de situação costuma ocorrer quando o gato se encontra em uma situação de estresse ou perigosa em que outro animal o intimida; perante esta situação, pode reagir como indicamos mais acima, ou seja, colocando-se em posição de ataque, mas se se sentir indefeso, a postura adotada será similar à da imagem.

6

Para poder detectar o significado das posturas do gato é importante que conheça as diferentes posições em que o animal coloca as orelhas e que são totalmente indicadoras do seu estado de humor. De seguida, explicamos-lhe todos os significados:

  • Orelhas para cima: demonstram que o gato se encontra feliz. Pode ser que vá mexendo de um lado para outro, já que estará atento aos sons ao seu redor.
  • Orelhas para baixo: os gatos assustados fazem com que suas orelhas fiquem planas como sinal de submissão e para tentar que, em caso de briga, não as danifiquem.
  • Orelhas planas para o lado: é uma posição de ataque, o animal indica que está estressado e que está a ponto de atacar.
7

No entanto, a cauda é a parte do corpo mais significativa para poder entender a postura corporal de um gato. É uma expressão de como se sente e, dependendo de como o colocar, o animal indicará um estado ou outro. De seguida, indicamos uma série de posturas que pode apresentar e seus significados:

  • Cauda para cima: indica que o gato está feliz e confiante; de fato, quanto mais baixo estiver a cauda, mais baixo está seu estado de humor.
  • Movimentos lentos do rabo: se o animal estiver olhando fixamente alguma coisa e mexe o rabo é porque está concentrado.
  • Movimentos rápidos e agitados do rabo: ao contrário do que acontece com os cães, que quando estão contentes de ver você mexem a cauda de um lado para outro, no caso dos gatos este é um sinal de que está bravo.
  • Rabo arrepiado: já dissemos que se houver um gato com o rabo arrepiado é porque está em sua posição de ataque.

Estas são as principais posições, mas tem mais! De seguida, deixamos para você uma imagem que resume isso perfeitamente.

Imagem: elsecretodelosgatosfelices.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Significado da postura corporal dos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.