Partilhar

Sintomas da cistite nos cães

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Sintomas da cistite nos cães

A cistite é uma doença mais comum do que pensamos nos cães, e muitas vezes os seus sintomas se confundem com algum problema do comportamento canino. É muito importante não ignorar os sinais, porque uma cistite pode ser a consequência de alguma doença de maior gravidade. Preste atenção e perante o mínimo sinal, vá ao seu veterinário de confiança para começar o tratamento adequado e evitar que a saúde do sua mascote piore ou agrave. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você quais são os sintomas da cistite nos cães para que saiba reconhecê-la.

Também lhe pode interessar: Sintomas de infecção de ouvido em cães
Passos a seguir:
1

A cistite canina, igual à que sofrem os seres humanos, é uma inflamação da bexiga urinária. Ainda que se costume associar este problema a uma infecção urinária, não são sinônimos. A verdade é que uma infecção é uma das causas mais comuns que provoca a cistite nos cães; este tipo de doença pode ser aguda ou crônica e pode afetar cachorros de qualquer idade, tanto jovens como idosos.

Sintomas da cistite nos cães - Passo 1
2

Os rins produzem urina que é armazenada na bexiga para depois ser expulsa através da uretra. Quando as paredes do rim inflamam, a bexiga tem menos capacidade para armazenar a urina e esta falta de espaço fará com que o cão urine com maior frequência. Este é um dos sintomas mais importantes e visíveis, pois observará que o seu cachorro urina com mais frequência em pequenas quantidades. Neste caso, será normal ver o seu cão urinar dentro de casa, porque não conseguirá segurar até sair para a rua, quando nunca tinha feito.

Outro sintoma é a presença de sangue na urina; neste caso, será necessário levá-lo de imediato ao veterinário.

Sintomas da cistite nos cães - Passo 2
3

Além dos sintomas mencionados, também há outros indícios que podem ser um sinal de que o seu cão sofre de cistite. O aumento da vontade de urinar traz como consequência uma maior hiperatividade. Um sintoma comum nos casos de cistite é um aumento do esforço para poder urinar e sentir uma certa comodidade. Também é possível que o seu cachorro sofra de certos incômodos ou, inclusive, dor ao urinar, e isto notará ouvindo como o seu pequeno amigo chora ao fazer as suas necessidades.

Se perceber qualquer um destes sintomas, que são típicos de problemas de comportamento, não perca tempo e certifique-se de que não há uma doença subjacente. Deixe que um profissional faça os exames necessários e avalie o seu estado de saúde.

Sintomas da cistite nos cães - Passo 3
4

Quando for ao veterinário com o seu cão, ele lhe perguntará sobre cada um dos possíveis sintomas detectados, de modo que terá que prestar atenção à sua evolução. O normal é, para fazer um bom diagnóstico, fazer uma coleta de urina para analisá-la, comprovar se se trata de cistite e encontrar a causa. Depois disso, realizará um exame de sensibilidade e pode ser que, seja inclusive necessária alguma radiografia, ecografia ou endoscopia para confirmar o diagnóstico e decidir o tratamento mais oportuno para a sua mascote.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas da cistite nos cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Sintomas da cistite nos cães

Sintomas da cistite nos cães
1 de 4
Sintomas da cistite nos cães

Voltar ao topo da página