Sintomas de envelhecimento em gatos

Sintomas de envelhecimento em gatos

Se você tem um gato, de certeza que o ama bastante e fica aterrorizado só de pensar em que seu pequeno está envelhecendo. Mas, inevitavelmente, o tempo também passa para o seu felino. A idade média de um gato está entre os 10 e 15 anos, no geral, mas há muitos fatores que condicionam a sua esperança média de vida. Os que vivem dentro de casa e estão bem cuidados podem viver uma longa e maravilhosa vida, por outro lado, os selvagens vivem no máximo entre os 3 e 6 anos, devido a todos os perigos aos quais estão expostos. Lembre-se que um gato pode ser considerado velho quando chega aos 10 anos. Continue lendo este artigo de umComo para saber quais são os sintomas de envelhecimento em gatos.

Passos a seguir:
1

A verdade é que existem gatos onde a idade não se nota muito mas o normal é que, à medida que seu felino envelhece, ele comece a manifestar alguns dos seguintes sintomas. Seu felino começará a estar menos ativo, terá muita mais vontade de estar tranquilo e descansar. Dedicará mais tempo do que o habitual a dormir e brincará muito menos. Isso também dependerá do nível de atividade do seu gato, se nunca tiver tido muita energia, pode ser que não note a diferença.

Outro sintoma do seu felino estar envelhecendo é que ele tenha problemas para comer. Isso é especialmente visível em gatos que comeram principalmente comida caseira ou alimento úmido, pois ao não estarem acostumados a roer, terão alguma tendência a acumular tártaro em seus dentes. Um gato com problemas de tártaro pode desenvolver gengivite ou estomatite, o que causará dor na hora de comer. O que deve fazer é revisar com frequência a boca do seu felino para ver se não existe nenhuma inflamação nem tártaro.

2

Outro sinal que pode evidenciar a velhice do seu gato são os problemas na caixa de areia. Muitos gatos, ao ficarem mais velhos, podem ter dores musculares ou articulares no quadril e pernas traseiras, isso fará com que o seu gato não esteja tão brincalhão e não pule na mesa, cadeiras ou arranhador, entre outros. Também é possível que isso o afete ao fazer as suas necessidades e as faça fora da caixa de areia. Se não houve nenhuma alteração em casa que afete seu comportamento com a caixa, é possível que seu gato sinta dores ao pisar na areia. Por isso começa a fazer as necessidades fora dela, porque está mais confortável no solo sem ter que se equilibrar nem forçar as posições. Se fizer mesmo do lado da caixa, é um sinal muito claro: seu gato está tentando fazer dentro mas não consegue.

3

Outro sintoma de velhice em um gato é a perda de sensibilidade no ouvido, no olfato ou na visão. Isso fará com que pareça um pouco desajeitado ou desatento aos seus movimentos. Um gato que está envelhecendo também sofre de mudanças de humor com mais frequência, pois quer ficar mais tranquilo e pode ficar irritado se o incomodar. Como recomendação, deve respeitar seus momentos de descanso. Não deixe que outros animais ou pessoas perturbem a sua calma.

Se seu gato começar a dedicar menos tempo a se lamber, pode ser que esteja doente ou que simplesmente, esteja envelhecendo. A falta de higiene é um sinal de que seu animal está doente ou com dor, isso costuma acontecer porque sofre dor física que o impede de lavar a parte de trás ou porque possui problemas bucais. Além de se limpar menos, o pelo de um gato idoso é menos brilhante. Para garantir que seu felino esteja sempre em perfeitas condições, não perca o seguinte artigo em que explicamos como saber se seu gato está doente.

4

É comum que um gato idoso sofra de problemas nos rins e, de fato, esta é uma das maiores causas de falecimentos na comunidade felina. A insuficiência ou falha renal costuma começar quando seu gato faz xixi fora da caixa de areia e em superfícies suaves como o sofá ou a cama. É recomendável fazer exames se começar a perceber este comportamento no gato e seguir o tratamento indicado pelo veterinário.

5

Outro sinal do seu felino estar ficando velho é o aumento de peso como consequência da falta de atividade. Será um bom momento para revisar a sua dieta e adaptá-la a esta etapa do seu ciclo vital.

Outro problema de saúde comum em gatos mais velhos e com obesidade é a diabetes, por isso, se notar que seu gato emagrece mesmo comendo muito e bebendo muita água, deveria ir ao veterinário.

6

Se sua gata ou gato não estiver esterilizado/a, há uma certa tendência para que, com o tempo, desenvolva tumores. No caso das fêmeas, nas mamas, e nos machos, na próstata. As fêmeas têm propensão a ter piometria e os machos câncer. Seja como for, deve prestar atenção ao seu gato à medida que cresce para detectar sintomas a tempo e proporcionar os cuidados que ele precisar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas de envelhecimento em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.