Compreensão comportamento canino

Transtorno obsessivo compulsivo em cães

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Transtorno obsessivo compulsivo em cães
Imagem: hngn.com

Certamente você já ouviu falar em Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ou TOC. Este distúrbio é caracterizado por repetições de determinado comportamento. Apesar de ser muito falado no caso das pessoas, pouca gente desconhece que os cachorros também podem sofrer com TOC. Os sinais podem incluir, no caso das pessoas, lavar as mãos repetidamente ou acumular objetos em casa. Em cães, perseguir o próprio rabo ou a sombra constantemente pode ser um sintoma de Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Algumas raças têm uma predisposição para adquirir este tipo de comportamento, mas qualquer animal exposto a determinados fatores pode adquirir este problema. Para conhecer melhor o Transtorno Obsessivo Compulsivo em cães, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro morde as patas
Passos a seguir:
1

O Transtorno Obsessivo Compulsivo em cães é tão comum como em cavalos, gatos, pássaros, porcos e qualquer animal.

A ansiedade provoca o desenvolvimento do comportamento repetitivo, proporcionando um alívio temporário. O comportamento transforma-se em uma obsessão, fazendo aumentar ainda mais os níveis de ansiedade. A ansiedade só é aliviada com a compulsão, criando um ciclo vicioso. Em alguns casos, o animal só pára de repetir o comportamento obsessivo quando adormece.

2

Existe uma maior tendência para desenvolver TOC para animais ansiosos por natureza. Este problema é muito raro em animais descontraídos. A natureza ansiosa pode ser hereditária, mas uma situação de conflito, por exemplo, pode desencadear este tipo de compulsão. As causas do aparecimento desse distúrbio incluem:

  • O cão sente que compete com outros cães, crianças, pessoas pela atenção do dono ou por comida.
  • O cachorro vive acorrentado por longos períodos e não socializa com pessoas.
  • O animal passa muito tempo sozinho e sem divertimento.
  • O cachorro sai pouco à rua e não lhe é permitido cheirar outros animais ou conviver com eles.
  • O cão nunca socializa com outros animais, só conhecendo a espécie humana.
  • O animal vive num ambiente com relacionamentos instáveis.
  • Cães sem conforto, segurança ou higiene.
Transtorno obsessivo compulsivo em cães - Passo 2
3

O tratamento para um pet com TOC inclui o enriquecimento ambiental do espaço que o animal habita, com ausência de estresse, e tratamento farmacológico indicado pelo veterinário. Se o animal voltar para um local conflituoso onde não é feliz, pode acontecer uma recaída. Garantir que o cachorro tem uma vida ativa e garantir uma dieta balanceada é essencial para equilibrar o sistema imunológico do cão e prevenir que ele desenvolva comportamentos obsessivos.

4

Algumas atividades para aumentar o exercício praticado pelo animal incluem:

  • Passeios, corridas e caminhadas;
  • Mergulho;
  • Jogo de buscar a bola;
  • Jogo de cabo de guerra;
  • Brincar de esconde esconde com guloseimas ou brinquedos.

Dica: Esconder guloseimas e brinquedos pela casa também é uma boa opção para manter o animal mentalmente estimulado.

Transtorno obsessivo compulsivo em cães - Passo 4
5

Em casos extremos, como animais se machucando, os veterinários recomendam medicação forte como Prozac e Zolot. No entanto, existem opções naturais que apresentam bons resultados (sem efeitos colaterais) para a maioria dos casos de Transtorno Obsessivo Compulsivo em cães.

Em algumas situações, os animais necessitam de reabilitação comportamental para se desviarem da compulsão.

6

Manter uma rotina ativa para o animal é a melhor forma de o manter equilibrado. O equilíbrio do sue pet protege-o deste tipo de problemas, enquanto melhora a sua saúde física e a sua felicidade. Essa é a melhor forma de prevenir e tratar o Transtorno Obsessivo Compulsivo em cães. Para conseguir compreender e comunicar melhor com seu cachorro, dê uma olhada nesses artigos:

Boa sorte!

Transtorno obsessivo compulsivo em cães - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Transtorno obsessivo compulsivo em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hngn.com
1 de 4
Transtorno obsessivo compulsivo em cães