Tubarão nasce do ovo ou da barriga?

Tubarão nasce do ovo ou da barriga?

Não faltam curiosidades quando o assunto é o mundo animal. Quando pensamos nos tubarões então, vem um misto de mistério e medo sobre esse grupo de peixes que ocupa uma posição tão temida e privilegiada na cadeia dos animais. Como qualquer espécie, os tubarões são animais cheios de particularidades e características ímpares. Um dos aspectos que mais causa confusão quando o assunto é tubarões é o modo como se reproduzem. Hoje, para te ajudar, o umCOMO buscou as respostas para a pergunta: tubarão nasce do ovo ou da barriga?

Como os tubarões acasalam

Os tubarões fazem parte de uma classe de animais marinhos que se diversificam em mais de 300 espécies sendo que os primeiros tubarões conhecidos da história viveram há 400 milhões de anos. Isso quer dizer que nem todas as espécies se reproduzem e dão a luz da mesma maneira.

O processo de acasalamento têm as particularidades para cada espécie. Geralmente têm rituais pré-nupciais que podem envolver danças de acasalamento em forma de nado sincronizado, comportamentos diferenciados e até mordidas inofensivas. Se o acasalamento correu bem e se os ovos tiverem sido fecundados, cada espécie pode se desenvolver de uma maneira. É exatamente essa particularidade que faz a dúvida "tubarão nasce do ovo ou da barriga?" não ser tão simples quanto parece.

Como nascem os tubarões vivíparos

Tubarões vivíparos são aqueles que dão a luz como os mamíferos. As crias se nutrem dentro do útero da mãe, envoltas por uma espécie de placenta, que na verdade é conhecida como leite uterino, e quando são paridas saem lúcidas e expostas ao fundo do mar.

Uma tubarão-fêmea pode ficar prenha de até 12 embriões de pais diferentes, mas, no máximo 2 filhotes devem continuar se desenvolvendo e nascer devido a atos de canibalismo embrionário entre os filhotes dento da barriga da mãe.

Dependendo da espécie os filhotes podem nascer com até 1 metro de comprimento e são abandonados pela mãe assim que paridos. Já que os instintos de sobrevivência do tubarão estão com ele desde o seu nascimento.

Espécies de tubarões vivíparos mais conhecidas

  • Tubarão-touro
  • Tubarão-martelo
  • Tubarão-azul
  • Tubarão cabeça-chata
  • Tubarão-baleia
  • Mustelus

Como nascem os tubarões ovíparos

Os tubarões ovíparos são conhecidos pelas fêmeas que eclodem ovos que têm uma casca grossa e resistente aos predadores. Os ovos ficam em locais seguros, longe de perigos e de espécies dominantes, podendo estar em rochas ou escondidos em algas. Uma fêmea pode botar uma média de 100 ovos de tubarão quando fecundada.

O formato desses ovos pode variar muito. A maioria tem uma casca retangular com pontas nas quinas, esses ovos também são conhecidos como "bolsa de sereia". Apesar da casca muito resistente, sua consistência lembra couro. Não são raros os casos de bolsas de sereias encontradas na praia, dependendo da região, a maré pode trazer.

Espécies de tubarões ovíparos

  • Heterodontus francisci
  • Tubarão-lixa
  • Scyliorhinidae (família)

Como nascem os tubarões ovovivíparos

Em explicação concisa, os tubarões ovovivíparos são uma a mistura do sistema reprodutor dos tubarões vivíparos com o dos tubarões ovovivíparos. Ou seja, a fêmea já dá a luz a filhotes vivos mas, ao invés de serem nutridos dentro da mãe por um útero, os embriões se desenvolvem dentro de um saco vitelino, uma espécie de gema de ovo por onde se realiza a nutrição dessas criaturas.

Essa é a forma de reprodução e nascimento mais comum entre as espécies de tubarões. O tempo de gestação muda para cada espécie mas pode durar até 2 anos.

Espécies mais famosas de tubarões ovovivíparos

  • Tubarão Cação-lixa
  • Tubarão-branco
  • Tubarão-frade
  • Tubarão-tigre

Veja também: Quais as praias com mais ataques de tubarão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tubarão nasce do ovo ou da barriga?, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.