PARTILHAR

Tubarão: quais as praias com ataques mais frequentes?

Tubarão: quais as praias com ataques mais frequentes?

É só ouvir falar a palavra “tubarão” que a clássica cena do cinema vem à cabeça: uma jovem nada tranquilamente no mar até que sua expressão serena é substituída por um terror absoluto - ela está sendo puxada para o fundo do mar por uma criatura maligna, sanguinária e implacável. Existem mais de oitenta espécies de tubarão na costa brasileira, mas somente doze comprovadamente já atacaram seres humanos. 'Tubarão: quais as praias com ataques mais frequentes?' é um guia especialmente elaborado pelo umCOMO para evitar que suas férias de verão se tornem um filme de terror digno de Hollywood!

Também lhe pode interessar: Tubarão nasce do ovo ou da barriga?

Praias com ataques de tubarão no Brasil

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que são poucas as praias com ataques de tubarão no Brasil. Além disso, o tubarão não é um animal mau por natureza: ele só ataca na costa porque seu habitat natural foi devastado. Muita das vezes, os ataques de tubarão começam a acontecer depois de manguezais serem aterrados - esses locais são importantíssimos para a nutrição e reprodução dos animais marinhos, e seu aterramento provoca um desequilíbrio ecológico.

A construção e instalação de portos também são atrativos para os tubarões, que seguem navios pelos oceanos em busca dos restos de alimento jogados ao mar pela tripulação. Se sua cidade possuir portos e manguezais aterrados, cobre do poder público uma fiscalização adequada da costa e políticas de conservação e preservação do meio ambiente.

No Norte e no Nordeste do país estão as principais praias com ataques de tubarão no Brasil e as espécies mais comuns nessas águas são o tubarão cabeça-chata e o tubarão tigre. Isso é especialmente perigoso porque o litoral do Nordeste é um destino muito popular de férias entre os brasileiros, com destaque para o estado de Pernambuco, famoso por suas belas praias e pelos ataques de tubarão.

Estudos revelam que selfies já matam mais humanos do ataques de tubarões - a imagem de que esses animais são perigosos é mais uma construção do cinema do que realidade de fato. Não há motivo para pânico e nem para desmarcar suas reservas para Pernambuco, estado que concentra o maior número de praias com ataques de tubarão no Brasil. Segundo dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão de Pernambuco, desde 1992 só ocorreram 24 mortes por ataque de tubarão no estado, ou seja, cerca de uma morte por ano - uma parcela minúscula no total de mortes no estado e até mesmo no país.

Ranking das praias mais perigosas do Brasil

As praias brasileiras são o cartão postal de nosso país e destino de pessoas de todo o mundo. Em geral, as praias do Brasil são seguras para banho. No entanto, duas praias do país estão na lista da ISAF (International Shark Attack File)[1], uma organização não-governamental que mapeia ataques de tubarão por todo o globo.

No ranking de praias mais perigosas do Brasil segundo a ISAF estão as praias de Boa Viagem e Enseada da Caieira (localizada no arquipélago de Fernando de Noronha), ambas em Pernambuco. A prática de mergulho, surfe e pesca deve ser realizada com muito cuidado e atenção nesses locais.

Sugestão: Como evitar ataque de tubarão

Tubarão: quais as praias com ataques mais frequentes? - Praias com ataques de tubarão no Brasil

Existe tubarão branco no Brasil?

O tubarão branco é o maior e mais perigoso dos tubarões - seus dentes são como serras afiadas que acabam com a vida da presa em poucos segundos. Existe tubarão branco no Brasil, concentrando-se na faixa litorânea que vai do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul. Contudo, raramente o tubarão branco ataca seres humanos: seu cardápio é composto basicamente por animais marinhos de grande porte, como focas e golfinhos, por exemplo.

Para mais informações sobre as espécies, confira qual o tamanho dos tubarões.

Ranking das praias com mais ataques de tubarão

As praias mais famosas por seus ataques de tubarão ao redor do mundo, de acordo com a ISAF, são:

  • Fish Hoek Beach, África do Sul
  • Coffin Bay, Austrália
  • Praia de Boa Viagem, Recife (PE) - Brasil
  • Enseada da Caieira, Fernando de Noronha (PE), Brasil
  • Fripp Islando, Estados Unidos
  • New Smyrna Beach, Estados Unidos
  • Surf Beach, Estados Unidos
  • Topsail Island, Estados Unidos
  • Sharm el Sheik, Egito
  • Lyman Beach - Hawaí

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tubarão: quais as praias com ataques mais frequentes?, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Conselhos
  • Como diz a canção de Paulinho da Viola, “o mar não tem cabelos que a gente possa agarrar”: lembre-se que mortes por afogamento são muito mais comuns do que por ataque de tubarão. Para garantir sua segurança, nunca deixe a água ultrapassar sua cintura.
  • Não entre na água de alguma dessas praias se tiver alguma ferida exposta! Os tubarões sentem cheiro de sangue à quilômetros de distância e dessa forma você se torna uma presa mais fácil.
  • Tente se manter calmo e parado caso encontre um tubarão. O desespero para fugir irá atraí-lo em sua direção.
Referências
  1. http://www.sharkattackfile.net/

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
marcus vinicius
Retifico, A enseada da caieira em Fernando de Noronha, NUNCA, teve qualquer ataque de tubarão. Lá tem sim tem tubarão, mais da espécie LAMBARU (tubarão lixa), e este não ataca o homem, se alimenta de crustáceos, sulgando-os. Sua dentição é formada por dentes bem pequenos. Moro lá há 21 anos.
Tubarão: quais as praias com ataques mais frequentes?
1 de 2
Tubarão: quais as praias com ataques mais frequentes?

Voltar ao topo da página ↑