Verduras que os cachorros não devem comer

Verduras que os cachorros não devem comer
Imagem: amigos.mdig.com

As verduras são uma grande fonte de fibra, vitaminas e minerais essenciais para manter a saúde do nosso organismo. Com nossos cachorros não é diferente e proporcionar-lhes uma quantidade reduzida de vegetais de vez em quando, que lhes dá múltiplos benefícios, entre os quais destacamos a regulação do trânsito intestinal, propriedades antioxidantes e grande quantidade de energia. Mas, sabia que nem todas são aptas para eles? Existe uma série de vegetais que o organismo do cachorro não pode digerir corretamente e, portanto, pode provocar graves consequências nele. Continue lendo este artigo de umComo e descubra quais são as verduras que os cachorros não devem comer.

Passos a seguir:
1

A cebola em grandes quantidades pode ser altamente tóxica para os cachorros devido à quantidade de dissulfeto que contém. Esta substância prejudica os glóbulos vermelhos do sangue de seu cachorro ao ponto de desenvolver anemia e problemas respiratórios nele. Segundo os veterinários, uma quantidade que não supere 5 g por quilo de seu cachorro não deveria produzir nele nenhum dano, no entanto, já que cada caso é diferente, o mais aconselhável é não dar ao nosso cachorro nenhuma variedade de cebola.

2

Com o alho acontece exatamente a mesma coisa que com a cebola, pois contêm as mesmas substâncias tóxicas para os cachorros. Você provavelmente terá observado que na composição de determinadas rações encontram-se estes ingredientes que os cachorros não deveriam comer, isto é assim pelo esclarecimento realizado no passo anterior, em quantidades mínimas não têm que lhes fazerem nenhum dano. No entanto, observe na lista de ingredientes da ração de seu cachorro e, se encontrar o alho, não dê a ele mais desta verdura, pois a quantidade mínima aceite já estará coberta.

Imagem: pixabay.com
3

Dentro da lista de verduras que os cachorros não devem comer encontra-se o ruibarbo, uma planta originária do noroeste da Europa. Ainda que se trate de um vegetal pouco comum, é importante destacar seus efeitos nos cachorros, pois seu alto teor de ácido oxálico prejudica gravemente o sistema nervoso chegando, inclusive, a produzir arritmia cardíaca, tremores ou convulsões neles.

Imagem: typepad.com
4

O ácido oxálico produz sais denominados oxalatos. Entre eles o sal mais tóxico por sua pouca solubilidade em água é o chamado oxalato de cálcio, que é produzido pelo contato com os íons de cálcio. Estes oxalatos não se encontram só no ruibarbo, mas também fazem parte da composição da maioria dos vegetais. Para os cachorros, são tóxicas aquelas verduras que contêm uma maior porcentagem destes sais, tais como a mencionada no passo anterior e a beterraba. Por isso, não é aconselhável dar de comer aos nossos cachorros nem as folhas deste vegetal nem o fruto, nem mesmo cozidos.

5

Por último, ainda que não se trate de um vegetal, mas de uma hortaliça, destaca-se a batata crua como alimento que os cachorros não devem comer. Dar a nosso cachorro este alimento cru pode ser altamente tóxico devido à quantidade de alcaloides e ácido que contêm, os quais provocam, sobretudo, problemas estomacais. No entanto, cozidas e em pequenas quantidades não têm que ser prejudiciais para eles. Em qualquer caso, é sempre recomendável consultar o veterinário antes de dar qualquer alimento a ele.

6

Como você vê, a toxicidade dos vegetais nos cachorro se deve à quantidade que lhes proporcionemos delas, à exceção do ruibarbo e da beterraba. Estas são as verduras que os cachorros não devem comer, mas se o que interessa a você é saber as que eles podem ingerir, não perca nosso artigo sobre as verduras que os cachorros podem comer. Assim, com as frutas acontece a mesma coisa, nem todas são aptas para eles. Quer saber quais são as que o seu cachorro pode comer? Entre no nosso artigo e descubra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Verduras que os cachorros não devem comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.