Outros Aves

Como fazer um galinheiro simples

 
Lucas Baptista
Por Lucas Baptista. Atualizado: 30 abril 2019
Como fazer um galinheiro simples

Viver no galinheiro é uma tarefa difícil. A vida das galinhas é bem dura lá dentro, muitas vezes elas vivem em espaços bem sujos e minúsculos, o que faz com que ela produza muito mal seus ovos e viva com uma qualidade baixíssima, podendo haver grandes chances da proliferação de doenças. Chegar a dar pena, não é mesmo? Porém, se bem cuidado, como qualquer coisa, o ambiente pode ser perfeito para a qualidade de vida e produção do animal. E não precisa ser um galinheiro gigante para a galinha ciscar feliz, basta um pouquinho de planejamento, um espaço, um kit de ferramentas e umas madeiras em bom estado. Ah, e as galinhas para colocar lá dentro. Pensando nisso, o umCOMO preparou este artigo com algumas dicas de como fazer um galinheiro simples.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma chocadeira

Índice

  1. Planejamento para fazer um galinheiro simples
  2. Materiais para fazer um galinheiro simples
  3. Comece a construir o galinheiro simples
  4. O que vai dentro do galinheiro
  5. Terminando de fazer o galinheiro simples

Planejamento para fazer um galinheiro simples

Planeje primeiro o tamanho do seu galinheiro. Calcule o espaço que você tem, veja a quantidade de galinhas que você pretende manter e para quê vai manter as galinhas.

O tamanho vai variar conforme a quantidade de galinhas. Há vários tipos de galinheiro. O mais básico vai ser um galinheiro fechado onde as galinhas vão ficar confinadas e você terá de abrir para que elas saiam durante o dia. Nesse tipo de galinheiro, são necessários 75 centímetros quadrados por galinha.

Sendo assim, fica mais fácil escolher o local do galinheiro. De começo, é recomendável que fique sob uma árvore. Elas serão refrescadas pela sombra e isso evita o aquecimento abundante do galinheiro. Apesar disso, elas adoram a luz do sol para botar ovos, então não coloque completamente na sombra. Ah, dá para usar luz amarela para aquecer lá dentro. Isso aumenta a quantidade de ovos produzidos.

Materiais para fazer um galinheiro simples

Após o planejamento, você vai precisar pegar os materiais para construir seu galinheiro simples. Então vasculhe suas velharias e tente encontrar várias madeiras compensadas e cortar em vários tamanhos 1,20 x 1,80; 1,20 metro de comprimento; 0,60 x 1,20 metro e 60 x 60. Além das madeiras vai precisar de algumas dobradiças, ganchos, trincos, parafusos e pregos. As ferramentas necessárias são a serra circular, serra tico-tico, furadeira, lápis e fita métrica. Não se esqueça do material de proteção. Use máscaras, luvas e óculos para nenhum acidente acontecer durante a construção.

Como fazer um galinheiro simples - Materiais para fazer um galinheiro simples

Comece a construir o galinheiro simples

Agora que você tem as ferramentas e materiais, junte os quadros de baixo, os secundários e os de suporte. Monte as armações e use uma cola de madeira para mantê-los de pé e juntos. Para fazer isso, pegue uma folha de madeira, a de 1,20 x 1,80 m e prenda a estrutura. Isso fará com que você faça um chão firme. Daí é só aparafusar outra folha no perímetro da base. Feito o chão, é só começar a parafusar o restante, sempre lembrando de fazer as janelas para arejar um pouco e entrar luz no galinheiro, o que resulta na alegria do bando e em maior produção de ovos.

Importante ressaltar que os galinheiros são erguidos dois a três metros do chão, porque as galinhas ficam longe de predadores e de roedores. Além disso, pinte seu galinheiro para não desgastar rapidamente.

O que vai dentro do galinheiro

Não vá começar a encher seu galinheiro de coisas agora. As galinhas precisam de espaço para dormir. Tenha uma boa ideia do que vai colocar dentro do local e calcule bem o ambiente. Portanto, primeiro veja onde vai ser a área do poleiro. Coloque uma vara grossa (elas adoram dormir em varas) ou um pedaço de madeira preso nas paredes, isso vai proporcionar mais espaço para elas descansarem.

Crie sistemas de ventilação colocando pequenas janelas para que haja um fluxo de ar constante. Isso evita doenças geradas por diversos motivos. Sujeira pode ser um deles e, para mantê-las limpas, coloque caixas de terra ou areia. Geralmente as galinhas se banham com terra quando se sentem sujas e usam o material para enterrar suas fezes, mas não é por esse motivo que vai te livrar de limpar a casa delas. Você, de certo, terá que limpar, dar comida e água regularmente.

Outra coisa importante é que se não houver espaço para os ninhos, as galinhas vão botar os ovos no chão e, é claro, eles vão quebrar. Dessa forma você é obrigado a fazer uma área de choca. Faça um ninho com caixas cheias de palha em locais limpos, secos e longe do poleiro.

Leia também: Remédio caseiro para matar piolho de galinha

Como fazer um galinheiro simples - O que vai dentro do galinheiro

Terminando de fazer o galinheiro simples

Feito isso, verifique se seu trabalho está completo. Veja se tudo está parafusado de forma correta, se o ambiente está pronto para as galinhas viverem. Se sim, coloque-as lá dentro e comece a observar a produção delas.

Confira outros artigos sobre aves que podem ser do seu interesse:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um galinheiro simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer um galinheiro simples