PARTILHAR

Como saber se calopsita é macho ou fêmea

Como saber se calopsita é macho ou fêmea

As calopsitas (Nymphicus hollandicus) são pássaros muito populares para se ter como pet. Os pássaros famosos pelo seu topete possuem fama de hostis, mas isso vai depender de como são criados, pois não gostam de viver em gaiolas e são muito afeiçoados aos seus cuidadores, seguindo-os pela casa e imitando os sons que são ensinados a fazer. Com treino as calopsitas podem até mesmo falar, além de cantar e assobiar, já que são muito inteligentes. Elas são fáceis de cuidar e por isso são preferência na hora de escolher uma ave como melhor amigo. Se você cuida de um bichinho desse em casa, é provável que já tenha se feito a seguinte pergunta: como saber se calopsita é macho ou fêmea? Felizmente isso é possível de descobrir observando algumas características e algumas dicas. Confira as que o umCOMO separou a respeito do tema!

Também lhe pode interessar: Como saber se meu canário é macho ou fêmea

Como saber o sexo da calopsita

Saber se calopsita é macho ou fêmea é relativamente fácil, uma vez que a sua coloração costuma distinguir os sexos. No entanto, isso pode ser feito somente depois que as penas mudarem pela primeira vez, o que costuma acontecer a partir dos cinco meses de vida

Todo o processo de descobrir o sexo da calopsita pode demorar até que a ave complete um ano de vida. Nesse período, o macho ganha penas de cor amarela no rosto, as quais substituem gradativamente as anteriormente cinzas.

Já as penas do rabo do calopsita macho tornam-se cinzas, ao invés de rajadas. Além disso, quando adultos, os machos ficam com as suas penas brilhantes e bem definidas. Por outro lado, a maioria das fêmeas não muda a cor das suas penas. Também é possível saber o sexo do pássaro observando as manchas que possuem na bochecha, sendo que os machos têm manchas brilhantes de cor laranja. Já as fêmeas possuem essas manchas em tons bem sutis.

Além disso, a parte de baixo da cauda do macho não possui listras, apenas a fêmea conta com barras listradas no local. Outra forma de identificar o sexo de uma calopsita é por meio do seu comportamento, sendo que os machos podem cantar, assobiar e até mesmo desenvolver a habilidade de falar, ao imitar outros sons, a partir dos três meses de vida. Tudo isso é mais comum que eles façam a partir dos quatro meses de vida.

Como diferenciar calopsita masculina de feminina

Embora as fêmeas possam emitir sons, os machos são mais tagarelas e podem ficar repetindo palavras ou assoviando para si mesmos, enquanto as fêmeas são mais reservadas. Por outro lado, as fêmeas são mais agressivas, podendo bicar mais que os machos. Outra dica é prestar atenção no modo como a calopsita se move. Se o seu pássaro tem o costume de sacudir a cabeça trata-se de um macho, uma vez que esse gesto está associado ao ritual de acasalamento.

É bem importante cuidar da calopsita enquanto ela é apenas um filhote, por isso umCOMO preparou dois artigos especialmente sobre o tema. Confira:

Como saber se calopsita é macho ou fêmea - Como saber o sexo da calopsita

Como saber saber se a calopsita é macho ou fêmea

Há também mais uma maneira de identificar se uma calopsita é macho e fêmea, que é a chamada sexagem pelo DNA, a qual consiste em um exame que oferece resultados precisos. Na realidade, esse método pode ser usado em qualquer ave, sendo muito utilizado por criadores que precisam ter a certeza do sexo dos animais que desejam comercializar. No entanto, qualquer pessoa pode fazer esse método, pois o seu preço é barato.

Para coletar a amostra de material para o exame é preciso tirar até seis penas do peito do pássaro ou tirar sangue por meio de um corte na sua unha. No entanto, não adianta usar as penas que caem naturalmente da ave, porque elas não possuem material genético suficiente para o exame. De qualquer forma, é importante saber o sexo das calopsitas para evitar que dois machos fiquem na mesma gaiola, isso pode torná-los violentos e fazer com que se machuquem.

Seja delicado ao remover as penas ou cortar a unha da sua calopsita para fazer a sexagem por DNA, evitando assim que o pássaro fique estressado. Isso é tão importante quanto prover o bichinho com água, comida e carinho em abundância, pois faz parte dos cuidados necessários para garantir o bem estar do animal.

Como saber se calopsita é macho ou fêmea - Como saber saber se a calopsita é macho ou fêmea

Como saber se a calopsita é fêmea

Para tornar mais didático o processo de identificar o sexo da sua ave, a seguir listaremos algumas características da calopsita fêmea, de forma a ajudar você em como saber o sexo da calopsita.

Características da calopsita fêmea

São traços comuns das calopsitas fêmeas:

  • Timidez, falam pouco;
  • Não costumam imitar sons, preferem se manter caladas;
  • São mais dóceis do que os machos;
  • Possuem um rosto acinzentado;
  • Costumam mordiscar e morder seus cuidadores;
  • Se colocadas em frente a um espelho, não demonstram muito interesse.

Características da calopsita macho

As calopsitas macho se diferenciam em vários aspectos das calopsitas fêmeas. Veja alguns deles na lista especialmente preparada por umCOMO para te ajudar nessa empreitada:

  • Estão sempre tentando chamar a atenção dos seus cuidadores;
  • Fazem muito barulho e estão sempre piando;
  • Conseguem imitar uma maior variedade de sons e estão sempre assobiando;
  • Seu rosto costuma ser amarelado;
  • Costumam abrir o peito para chamar a atenção;
  • Se colocados em frente a um espelho, a calopsita macho fica hipnotizada pela própria imagem.

Além disso, não é incomum que as calopsitas machos pratiquem a masturbação, o que indica a necessidade de cruzar. É nesse momento que tentarão chamar a atenção de uma calopsita fêmea. Outro fato interessante sobre esses bichinhos é que tanto a fêmea quanto o macho são responsáveis por chocar os ovos.

Calopsita e a adoção responsável

Originárias da Austrália, as calopsitas têm uma expectativa de vida que vai até os 25 anos. Por isso, é bom ter ciência de que a calopsita irá te acompanhar por muito tempo, demandando cuidado, atenção e carinho, assim como qualquer outro bichinho. Calopsitas costumam se sentir solitárias, de forma que o ideal é ter um casal.

É preciso manter o ambiente da calopsita limpo, bem como prover sempre água fresca e alimentação em abundância (seja ração ou sementes como a de girassol, alpiste, entre outros). Lembre-se também que calopsitas não ficam presas em gaiolas, então acostume-se a tê-la sempre andando pela casa.

Nós do umCOMO reforçamos a postura de uma adoção responsável, ou seja, só adote uma calopsita caso você possa cuidar dela com todo o amor e carinho que ela irá exigir nesses 25 anos. Infelizmente o abandono de animais é comum no país, mesmo sendo crime de acordo com a Lei 9605/98, que prevê detenção de três meses a um ano e multa para aqueles que "[praticarem] ato de abuso, maus-tratos, ferir[em] ou mutilar[em] animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos".[1]

Seja responsável e cuide do seu bichinho!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se calopsita é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm>. Acesso em 27 de fevereiro de 2020.
Bibliografia
  • COCKATIEL.COM. Is My Cockatiel Male or Female. Disponível em: <https://www.cockatiel.com/malefemale.html>. Acesso em 27 de fevereiro de 2020.
  • PET CENTRAL. Male Versus Female Cockatiels. Disponível em: <https://petcentral.chewy.com/male-versus-female-cockatiels>. Publicado em 23 de setembro de 2013. Acesso em 27 de fevereiro de 2020.
  • PORTAL DOS PÁSSAROS. Calopsita! O que devo saber antes de ter uma. Disponível em: <https://www.portaldospassaros.com.br/calopsita/>. Publicado em 19 de junho de 2018. Acesso em 27 de fevereiro de 2020.
  • PERECIN, F.; CUNHA, L. L.; RIGOLETO, L.; MARTELLI, L.; BONICI, M.; GOMES, M. D.; MARTINS, T.; COSTA, T. A.; FAUSTO, T.; TAIRA, R. Manual informativo sobre posse responsável de psitacídeos. Botucatu: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2011. 18 p.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
luca
muito bommm
A sua avaliação:
Carlos Anderson capuano
Tenho duas calopsitas uma cinza o rabo
embaixo tem listras a outra que eu gostaria de saber se é macho ela é amarela bem clara com branco poderia me ajudar por favor
A sua avaliação:
guinea pig
ja tive uma calopsita, nao sabia direito o sexo, mas agora acho que era um macho.
A sua avaliação:
Diego Freitas Rodrigues
Eu quero saber se a minha calopsita e macho o femia
A sua avaliação:
Bianca
Boa noite tenho uma calopsita meio branca da cara amarelo e as bochechas laranjas eu acho que é lutino ele tem dois meses , queria saber se é macho
A sua avaliação:
priscila
tenho duas calopsitas amarelas como fao pra saber se e macho ou fema pois nao tem nada de cinza nelas
A sua avaliação:
Luiz Farias Ribeiro
Quero saber se minha calopsita e macho ou fêmea
A sua avaliação:
Lisandra
eba...descobri que minha calopsita é femera
Vera Lorena
tenho uma calopsita mas nao sei se e macho ou femea , entao resolvi entrar em um sitepara saber qual era o seu sexo e entrei neste site , pelo o que eu li nas dicas do site ele faz algumas coisas que macho faz e outras coisas que as femeas fazem entao nao deu pra identificar . E melhor entrar em outro site pra ver se eu descubro ou e melhor eu levar ele no veterinario , pois ele e mais esperiente deve saber mas se vcs sabem me ajudem.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Vera! Se a sua calopsita é de coloração cinza, a melhor forma de saber o sexo é através das penas da cauda, como referimos do artigo. O comportamento dela pode ser um auxílio caso se trate de uma lutina ou albina, já que estas são aves monomórficas e você não conseguirá distinguir o sexo pela aparência física. De qualquer forma, a maneira mais segura de saber o sexo é através da sexagem por DNA.
A sua avaliação:
Maria Inês Pimenta
Resgatei uma calopsita já tem dois meses, ela aos poucos está interagindo, quando a coloco para dormir pela noite, ela fica com o rabinho levatando, isso indica que é uma femêa? Quando coloco o espelho ela vira com o rabo para ele, tipo, fica levantado. Agradeço pela resposta desde já. Feliz Natal!!!Abraços
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria Inês! Se a sua calopsita é cinza, você poderá saber o sexo através das penas das caudas quando ela atingir a idade adulta, as fêmeas têm listas horizontais. Pelo comportamento é mais difícil de ter certezas. Outra opção, mais segura, é através de um teste de sexagem feito por um laboratório. Você pode pedir diretamente numa clínica veterinária de animais exóticos ou os próprios laboratórios enviam o kit para recolha de amostra em casa. Um excelente Natal também para você e que corra tudo bem com a sua calopsita!
leonardo
nao sei a minha calopsita emacho ou femea ela e branca
André
Na verdade, o dimorfismo sexual das Calopsitas pode depender da mutação que se está criando... Em regra geral, as Calopsitas não tem dimorfismo, sendo tanto macho quanto a fêmea idênticos fisicamente. A maneira mais segura para se confirmar o sexo é por meio de sexagem que é realizada por DNA da ave...
leonardo
qual o alimento que elesgostam frutas legumes e verduras

Como saber se calopsita é macho ou fêmea
1 de 3
Como saber se calopsita é macho ou fêmea

Voltar ao topo da página ↑