Partilhar

Como saber se calopsita é macho ou fêmea

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017

Os pássaros famosos pelo seu topete possuem fama de hostis, mas isso vai depender de como são criados, pois não gostam de viver em gaiolas. Com treino as calopsitas podem até mesmo falar, além de cantar e assobiar. Elas são fáceis de cuidar e por isso são preferência na hora de escolher uma ave como melhor amigo. Já como saber se calopsita é macho ou fêmea é possível com algumas dicas, confira as que o umComo.com.br separou a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu canário é macho ou fêmea
Passos a seguir:
1

Saber se calopsita é macho ou fêmea é relativamente fácil, uma vez que a sua coloração costuma distinguir os sexos. No entanto, isso pode ser feito somente depois que as penas mudarem pela primeira vez, o que costuma acontecer a partir dos cinco meses de vida. Todo o processo pode demorar até que a ave complete um ano de vida. Nesse período, o macho ganha penas de cor amarela no rosto, as quais substituem gradativamente as anteriormente cinzas.

Como saber se calopsita é macho ou fêmea - Passo 1
2

Já as penas do rabo do calopsita macho tornam-se cinzas, ao invés de rajadas. Além disso, quando adultos, os machos ficam com as suas penas brilhantes e bem definidas. Por outro lado, a maioria das fêmeas não muda a cor das suas penas. Também é possível saber o sexo do pássaro observando as manchas que possuem na bochecha, sendo que os machos têm manchas brilhantes de cor laranja. Já as fêmeas possuem essas manchas em tons bem sutis.

3

Além disso, a parte de baixo da cauda do macho não possui listras, apenas a fêmea conta com barras listradas no local. Outra forma de identificar o sexo de uma calopsita é por meio do seu comportamento, sendo que os machos podem cantar, assobiar e até mesmo desenvolver a habilidade de falar, ao imitar outros sons, a partir dos três meses de vida. Tudo isso é mais comum que eles façam a partir dos quatro meses de vida.

4

Embora as fêmeas possam emitir sons, os machos são mais tagarelas e podem ficar repetindo palavras ou assoviando para si mesmos, enquanto as fêmeas são mais reservadas. Por outro lado, as fêmeas são mais agressivas, podendo bicar mais que os machos. Outra dica é prestar atenção no modo como a calopsita se move. Se o seu pássaro tem o costume de sacudir a cabeça trata-se de um macho, uma vez que esse gesto está associado ao ritual de acasalamento.

5

Há também mais uma maneira de identificar se uma calopsita é macho e fêmea, que é a chamada sexagem pelo DNA, a qual consiste em um exame que oferece resultados precisos. Na realidade, esse método pode ser usado em qualquer ave, sendo muito utilizado por criadores que precisam ter a certeza do sexo dos animais que desejam comercializar. No entanto, qualquer pessoa pode fazer esse método, pois o seu preço é barato.

6

Para coletar a amostra de material para o exame é preciso tirar até seis penas do peito do pássaro ou tirar sangue por meio de um corte na sua unha. No entanto, não adianta usar as penas que caem naturalmente da ave, porque elas não possuem material genético suficiente para o exame. De qualquer forma, é importante saber o sexo das calopsitas para evitar que dois machos fiquem na mesma gaiola, isso pode torná-los violentos e fazer com que se machuquem.

Aproveite e confira outras recomendações que temos para si sobre como amansar e alimentar uma calopsita para garantir uma boa saúde ao seu animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se calopsita é macho ou fêmea, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber se calopsita é macho ou fêmea

4 comentários
Vera Lorena
tenho uma calopsita mas nao sei se e macho ou femea , entao resolvi entrar em um sitepara saber qual era o seu sexo e entrei neste site , pelo o que eu li nas dicas do site ele faz algumas coisas que macho faz e outras coisas que as femeas fazem entao nao deu pra identificar . E melhor entrar em outro site pra ver se eu descubro ou e melhor eu levar ele no veterinario , pois ele e mais esperiente deve saber mas se vcs sabem me ajudem.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Vera! Se a sua calopsita é de coloração cinza, a melhor forma de saber o sexo é através das penas da cauda, como referimos do artigo. O comportamento dela pode ser um auxílio caso se trate de uma lutina ou albina, já que estas são aves monomórficas e você não conseguirá distinguir o sexo pela aparência física. De qualquer forma, a maneira mais segura de saber o sexo é através da sexagem por DNA.
A sua avaliação:
Maria Inês Pimenta
Resgatei uma calopsita já tem dois meses, ela aos poucos está interagindo, quando a coloco para dormir pela noite, ela fica com o rabinho levatando, isso indica que é uma femêa? Quando coloco o espelho ela vira com o rabo para ele, tipo, fica levantado. Agradeço pela resposta desde já. Feliz Natal!!!Abraços
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria Inês! Se a sua calopsita é cinza, você poderá saber o sexo através das penas das caudas quando ela atingir a idade adulta, as fêmeas têm listas horizontais. Pelo comportamento é mais difícil de ter certezas. Outra opção, mais segura, é através de um teste de sexagem feito por um laboratório. Você pode pedir diretamente numa clínica veterinária de animais exóticos ou os próprios laboratórios enviam o kit para recolha de amostra em casa. Um excelente Natal também para você e que corra tudo bem com a sua calopsita!
leonardo
nao sei a minha calopsita emacho ou femea ela e branca
André
Na verdade, o dimorfismo sexual das Calopsitas pode depender da mutação que se está criando... Em regra geral, as Calopsitas não tem dimorfismo, sendo tanto macho quanto a fêmea idênticos fisicamente. A maneira mais segura para se confirmar o sexo é por meio de sexagem que é realizada por DNA da ave...
leonardo
qual o alimento que elesgostam frutas legumes e verduras

1 de 3

Voltar ao topo da página