Partilhar

Como fazer uma chocadeira

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma chocadeira
Fonte: novaescolagricola.blogspot.pt

A criação de aves é uma prática muito comum entre pessoas que se dedicam a criar seu gado e cultivar seus próprios alimentos. Galinhas caseiras, por exemplo, além de proporcionarem uma carne mais saudável para nossa alimentação, também nos fornecem ovos. No entanto, um criador de aves também pode pretender que os ovos sigam o seu ciclo completo de desenvolvimento até darem origem a pintainhos, o que por vezes não é fácil conseguir. Para solucionar essa questão, preparámos este artigo de umComo.com.br no qual ensinamos como fazer uma chocadeira.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma gaiola para pássaros
Passos a seguir:
1

Uma forma simples e barata que conseguir incubar os ovos de suas aves é construindo uma chocadeira caseira. Existe alguma técnica nisso, mas se seguir os passos presentes neste artigo será fácil de fazer.

2

Comece por reunir os materiais:

  • uma caixa de isopor, madeira ou papelão de cerca de 50 litros
  • algodão
  • uma ou mais lâmpadas transparentes de 15 watts com bocal e fiação
  • grade ou rede
  • medidor de temperatura e umidade
  • recipiente com água
3

Comece por colocar a grelha em uma altura média dentro da caixa. Os seus ovos ficarão assentes nesse suporte por isso é importante que ele esteja bem fixo e que não tenha furos demasiado grandes, ou os pintainhos poderão cair quando eclodirem.

Como fazer uma chocadeira - Passo 3
Fonte: aviariocee.blogspot.pt
4

A caixa escolhida deverá ter tampa, mas se não tiver você pode improvisar uma também em isopor, madeira ou papelão. Faça uma perfuração na tampa e fixe as lâmpadas de forma a que elas fiquem penduradas por dentro, como se fosse o candeeiro de teto de uma casa.

5

Crie uma abertura com porta em uma das laterais da caixa, será através dela que você terá acesso ao interior. Faça também alguns orifícios nas laterais e na tampa da caixa, de forma a dispersar o calor que se venha a gerar.

6

Se a caixa escolhida for de madeira, forre as laterais internas com algodão, para criar um ambiente mais quente para os ovos. Em seguida, por baixo da grade afixada previamente, coloque um recipiente com água. Ele ajudará a criar um pouco de umidade dentro da caixa e a tornar a casca do ovo menos dura.

Como fazer uma chocadeira - Passo 6
Fonte: quintaldoseupaulo.wordpress.com
7

Sua chocadeira está pronta, no entanto é igualmente importante prestar atenção nos passos seguintes pois eles influenciarão a eclosão dos ovos.

8

Coloque a chocadeira em um local sossegado e abrigado do frio e vento e, em seguida, insira os ovos dentro dela e ligue as lâmpadas, que deverão ficar sempre ligadas durante os 21 dias de incubação. Passadas algumas horas verifique a temperatura no interior da caixa.

9

A temperatura ideal no interior da caixa é de 37º ou 38º. Se a temperatura estiver alta, crie mais perfurações na caixa de forma a libertar o calor. Se estiver baixa, volte a verificar passadas outras duas horas, fixe mais lâmpadas ou feche alguns dos orifícios da caixa, de forma a manter o calor no interior.

Como fazer uma chocadeira - Passo 9
Fonte: rn.quebarato.com.br
10

Nesta chocadeira simples será necessário virar os ovos manualmente, o que é essencial para que eles se mantenham quentes por igual. Por essa razão, deverá virá-los em meia volta a cada 12 horas.

11

Diferentes tipos de aves requerem atenções especiais. Os ovos galinhas não necessitam de nenhum cuidado especial além dos referidos, mas os de aves aquáticas, por exemplo, devem ser pulverizados com água morna em todas as viragens, enquanto que os de codorna apenas se pulverizam entre o 10º e 15º dia de incubação. Por essa razão, procure se informar acerca das exigências dos ovos de cada espécie.

12

Após eclodirem, as pequenas crias deverão permanecer na incubadora por 24 horas.

Como fazer uma chocadeira - Passo 12
Fonte: criadoresdecodornasepintinhos.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma chocadeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • De forma a manter a temperatura mais constante, poderá instalar um termostato.
  • Não coloque nada demasiado próximo da lâmpada, ou poderá causar um incêndio.

Escrever comentário sobre Como fazer uma chocadeira

76 comentários
Costa Neto
como fazer chocadeira
Abel Babum
Bom dia Srs Gostei imenso da dica de construcao de chocadeira, ja tinha algumas nocoes de como fazer , mas aqueles pormenores de orificios com tampas para ajudarem no controlo de temperatura, fazendo o papel de termostato nunca me vinha a mente, repito foi uma excelente dica, agora entendi que para uma caixa de mais ou menos 50 litros, com uma lampada de 15 watts,poderei estar muito proximo de atingir os 37 ou 38 graus centigrados,dependendo de alguns factores ,como material,calor externo etc . Se por acaso estiver errado corrijam me .Outra questao tem a ver com o tratamento especial, pulverizacao, do ovo da avestruz e tambem como fazer um viveiro onde os pintos possam viver apos as 24 horas de eclosao .Agradeco a atencao dispensada .Aguardo resposta Cumprimentos Abel
CÍNTIA RODRIGUES CARVALHO
MUITO INTERESSANTE ESTÁ CHOCADEIRA. VOU TENTAR REPRODUZI-LÁ PASSO A PASSO, POIS TENHO UM SÍTIO E ALGUMAS GALINHAS E PATOS. MAS AS GALINHAS BEBEM OS OVOS. VOU TENTAR FAZER PARA VER SE OBTENHO EXITO.
A sua avaliação:
Léopoldo gloria
A minha canária já fés duas vezes 5ovos e não é não consegue gerar os mesmo,o que fazer,agora anda a fazer ninho mais uma vez.
A sua avaliação:
Luis Andre
que bom q tem vcs para nos ajudar eu vou comecar oje mesmo a fazer uma chocadeira
Editor umComo.com.br
Oi Luis! Que bom saber que as informações foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Antonio F. de Almeida
Quero saber o tamanho do recepiente de a´gua,para uma chocadeira de 60cm de largura,50cm de fundo e 40cm de altura ok. Gostei das explicações de chocadeira.
A sua avaliação:
Amélia
para fazer chocadeira quais são as medidas necessárias
Francisco Ribamar
Quantas lâmpadas seria o ideal para uma chocadeira?
Heitor
é o seguinte durante todo esse tempo essa lampada nao irá queimar?
Jose R Soares
Exelente, ideias como esta, deve ser difundida, ajuda e muito, eu por exemplo fico encantado, e muitas duvida que eu tinha e tenho vão me ajudando esclarecer... mandem mais.
Sara Silva
Oi Jose, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)

Como fazer uma chocadeira
Fonte: novaescolagricola.blogspot.pt
Fonte: aviariocee.blogspot.pt
Fonte: quintaldoseupaulo.wordpress.com
Fonte: rn.quebarato.com.br
1 de 5
Como fazer uma chocadeira

Voltar ao topo da página