Partilhar

Como fazer uma chocadeira

Como fazer uma chocadeira
Imagem: Reprodução/novaescolaagricola.blogspot.pt

A criação de aves é uma prática muito comum entre pessoas que se dedicam a criar seu gado e cultivar seus próprios alimentos, sobretudo em fazendas e sítios. Galinhas criadas fora de granjas, isto é, em casa, por exemplo, além de proporcionarem uma carne mais saudável para nossa alimentação, também nos fornecem ovos. No entanto, um criador de aves também pode pretender que os ovos sigam o seu ciclo completo de desenvolvimento até darem origem a pintinhos, o que por vezes não é fácil conseguir, já que envolve um processo bem meticuloso. Para solucionar essa questão, preparamos este artigo do umCOMO no qual ensinamos como fazer uma chocadeira para seus ovos. Confira!

Também lhe pode interessar: Como fazer uma gaiola para pássaros

Como fazer uma chocadeira passo a passo

Uma forma simples e barata que conseguir incubar os ovos de suas aves é construindo uma chocadeira caseira. Existe alguma técnica nisso, mas se seguir os passos presentes neste artigo será fácil de fazer. Você precisa estar atento aos materiais necessários e também ao passo a passo caso deseje obter sucesso na sua empreitada.

Comece por reunir os materiais:

  • Uma caixa de isopor, madeira ou papelão de cerca de 50 litros (para chocadeiras específicas de isopor ou madeira, confira os apartados abaixo);
  • Algodão;
  • Ama ou mais lâmpadas transparentes de 15 watts com bocal e fiação;
  • Grade ou rede;
  • Medidor de temperatura (termostato) e umidade;
  • Recipiente com água.

Agora observe este passo a passo:

  1. Comece por colocar a grelha em uma altura média dentro da caixa. Os seus ovos ficarão assentes nesse suporte por isso é importante que ele esteja bem fixo e que não tenha furos demasiado grandes, ou os pintinhos poderão cair quando eclodirem de seus ovos.
  2. A caixa escolhida deverá ter tampa, mas se não tiver você pode improvisar uma também em isopor, madeira ou papelão. Faça uma perfuração na tampa e fixe as lâmpadas de forma a que elas fiquem penduradas por dentro, como se fosse o candeeiro de teto de uma casa.
  3. Crie uma abertura com porta em uma das laterais da caixa, será através dela que você terá acesso ao interior. Faça também alguns orifícios nas laterais e na tampa da caixa, de forma a dispersar o calor que se venha a gerar.
  4. Se a caixa escolhida for de madeira, forre as laterais internas com algodão, para criar um ambiente mais quente para os ovos. Em seguida, por baixo da grade afixada previamente, coloque um recipiente com água. Ele ajudará a criar um pouco de umidade dentro da caixa e a tornar a casca do ovo menos dura.
  5. Sua chocadeira está pronta, no entanto é igualmente importante prestar atenção nos passos seguintes pois eles influenciarão a eclosão dos ovos.

Se você acha que já começar por uma chocadeira é muito complexo, veja nosso artigo sobre como comprar pintinhos. Pode ser de grande ajuda!

Como fazer uma chocadeira - Como fazer uma chocadeira passo a passo
Imagem: Reprodução/aviariocee.blogspot.pt

Dicas importantes para fazer uma chocadeira artesanal

Coloque a chocadeira em um local sossegado e abrigado do frio e vento e, em seguida, insira os ovos dentro dela e ligue as lâmpadas, que deverão ficar sempre ligadas durante os 21 dias de incubação. Passadas algumas horas verifique a temperatura no interior da caixa.

  • A temperatura ideal no interior da caixa é de 37º ou 38º. Se a temperatura estiver alta, crie mais perfurações na caixa de forma a libertar o calor. Se estiver baixa, volte a verificar passadas outras duas horas, fixe mais lâmpadas ou feche alguns dos orifícios da caixa, de forma a manter o calor no interior.
  • Nesta chocadeira simples será necessário virar os ovos manualmente, o que é essencial para que eles se mantenham quentes por igual. Na natureza, isso seria feito pela galinha-mãe. Por essa razão, deverá virá-los em meia volta a cada 12 horas.

Preste também atenção ao período necessário para incubação de cada tipo de ovo. Confira a seguir:

  • Ovos de galinha: 21 dias de incubação
  • Ovos de codorna: 16 dias de incubação
  • Ovos de pata: 30 dias de incubação
  • Ovos de marreco: 28 dias de incubação
  • Ovos de cisne: 36 dias de incubação
  • Ovos de ganso: 28 dias de incubaçãoi

Esteja atento ao fato de que diferentes tipos de aves requerem atenções especiais. Os ovos galinhas não necessitam de nenhum cuidado especial além dos referidos, mas os de aves aquáticas, por exemplo, devem ser pulverizados com água morna em todas as viragens, enquanto que os de codorna apenas se pulverizam entre o 10º e 15º dia de incubação. Por essa razão, procure se informar acerca das exigências dos ovos de cada espécie. A água deve ser morna e jamais fervente, pois isso matará os ovos.

Após eclodirem, as pequenas crias deverão permanecer na incubadora por 24 horas.

Gostou? Confira também nosso artigo sobre como fazer um galinheiro simples para mais informações.

Como fazer uma chocadeira - Dicas importantes para fazer uma chocadeira artesanal
Imagem: criadoresdecodornasepintinhos.blogspot.com

Como fazer uma chocadeira de isopor

A chocadeira de isopor com excelente eficiência foi desenvolvida por alunos de Santa Catarina, e apresenta excelente funcionalidade. Esse material alia o baixo custo com a excelente performance, já que o isopor é um ótimo isolante térmico e vai conseguir garantir uma temperatura contínua na sua chocadeira. Confira no vídeo abaixo o passo a passo sobre como fazer uma chocadeira de isopor:

Como fazer uma chocadeira de madeira com lâmpada

A chocadeira de madeira é outra opção barata e fácil de obter uma chocadeira caseira. Para fazê-la, você vai precisar dos seguintes itens:

  • Compensado de madeira de 15mm
  • Grade para a rolagem dos ovos
  • 2 lâmpadas de 60W
  • Termostato
  • Dobradiças

Para entender o processo de montagem da chocadeira de madeira com lâmpada, recomendamos que você observe os esquemas disponíveis aqui. Eles podem ser muito úteis para construir sua chocadeira de forma que ela funcione do melhor jeito possível!

Também recomendamos que você assista ao vídeo abaixo para ter uma noção mais clara sobre como produzir uma chocadeira de madeira com lâmpada partindo do zero. Pode parecer difícil, mas não é! Fazendo tudo corretamente, os pintinhos rompem as cascas dos ovos em cerca de 21 um dias.

A chocadeira deu errado, o que fazer?

Os principais problemas envolvendo a chocadeira são os seguintes:

  • Pintinhos nascendo antes do tempo previsto: é necessário ajustar a temperatura da chocadeira, provavelmente está muito quente.
  • Pintinhos nascendo após o tempo previsto: é necessário ajustar a temperatura da chocadeira, provavelmente está muito fria.
  • Pintinho não chocou e está úmido dentro do ovo: a temperatura da chocadeira pode estar muito alta ou a circulação de ar no ambiente foi muito baixa. Atente-se ao processo de oxigenação.
  • Pintinho não chocou e está seco dentro do ovo: a temperatura da chocadeira pode estar muito alta ou a circulação de ar no ambiente foi muito alta. Evite abrir o compartimento de ventilação.

Infelizmente, o processo de criação na chocadeira envolve tentativa e erro, de forma que algumas vezes você poderá perder suas aves. Outro ponto a ser levado em conta é se o ovo está "galado" ou não, isto é, se foi ou não fecundado, pois só assim se terá pintinhos. Por isso, é preciso que sua galinha (a que botou os ovos que vão para a chocadeira) tenham tido contato com um galo antes - dessa forma, você vai garantir que vai obter novos pintinhos, e não simplesmente ovos.

No vídeo abaixo, explica-se o processo para saber se o ovo está galado ou não antes de colocá-lo na chocadeira - a este processo chamamos de "ovoscopia". Confira e evite decepções por usar o espaço para ovos que não vão dar pintinhos no futuro:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma chocadeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • De forma a manter a temperatura mais constante, poderá instalar um termostato.
  • Não coloque nada demasiado próximo da lâmpada, ou poderá causar um incêndio.
Bibliografia
  • GLOBO RURAL. Construa uma chocadeira artesanal. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Aves/noticia/2015/12/construa-uma-chocadeira-artesanal.html>. Publicado em 06 de dezembro de 2015. Acesso em 10 de julho de 2020.
  • COMO CRIAR GALINHAS CAIPIRAS. Manual para construção de chocadeira caseira. Disponível em: <https://sg1galinhascaipiras.blogspot.com/2012/09/manual-para-construcao-de-chocadeira.html>. Publicado em 04 de setembro de 2012. Acesso em 10 de julho de 2020.

Escrever comentário sobre Como fazer uma chocadeira

O que lhe pareceu o artigo?
79 comentários
Ana Maria
Como fazer para nascer coordenizes da chocadeira de papelão - quais os passos a seguir?
Marciano
gostaria de receber mas exxplicações de com faser uma chocadeira artesanal e com viragem altomática
A sua avaliação:
Sérgio
Muito bom gostei
Costa Neto
como fazer chocadeira
Abel Babum
Bom dia Srs Gostei imenso da dica de construcao de chocadeira, ja tinha algumas nocoes de como fazer , mas aqueles pormenores de orificios com tampas para ajudarem no controlo de temperatura, fazendo o papel de termostato nunca me vinha a mente, repito foi uma excelente dica, agora entendi que para uma caixa de mais ou menos 50 litros, com uma lampada de 15 watts,poderei estar muito proximo de atingir os 37 ou 38 graus centigrados,dependendo de alguns factores ,como material,calor externo etc . Se por acaso estiver errado corrijam me .Outra questao tem a ver com o tratamento especial, pulverizacao, do ovo da avestruz e tambem como fazer um viveiro onde os pintos possam viver apos as 24 horas de eclosao .Agradeco a atencao dispensada .Aguardo resposta Cumprimentos Abel
CÍNTIA RODRIGUES CARVALHO
MUITO INTERESSANTE ESTÁ CHOCADEIRA. VOU TENTAR REPRODUZI-LÁ PASSO A PASSO, POIS TENHO UM SÍTIO E ALGUMAS GALINHAS E PATOS. MAS AS GALINHAS BEBEM OS OVOS. VOU TENTAR FAZER PARA VER SE OBTENHO EXITO.
A sua avaliação:
Léopoldo gloria
A minha canária já fés duas vezes 5ovos e não é não consegue gerar os mesmo,o que fazer,agora anda a fazer ninho mais uma vez.
A sua avaliação:
Luis Andre
que bom q tem vcs para nos ajudar eu vou comecar oje mesmo a fazer uma chocadeira
Editor umComo.com.br
Oi Luis! Que bom saber que as informações foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Antonio F. de Almeida
Quero saber o tamanho do recepiente de a´gua,para uma chocadeira de 60cm de largura,50cm de fundo e 40cm de altura ok. Gostei das explicações de chocadeira.
A sua avaliação:
Amélia
para fazer chocadeira quais são as medidas necessárias

Como fazer uma chocadeira
Imagem: Reprodução/novaescolaagricola.blogspot.pt
Imagem: Reprodução/aviariocee.blogspot.pt
Imagem: criadoresdecodornasepintinhos.blogspot.com
1 de 3
Como fazer uma chocadeira

Voltar ao topo da página