PARTILHAR

Repelente caseiro para maritacas - aprenda a fazer!

Repelente caseiro para maritacas - aprenda a fazer!

Maritaca é o nome dado a diversas espécies de ave muito similares aos papagaios, ainda que muitos pensem ser uma espécie específica de ave. As maritacas podem ser encontradas por todo o Brasil, de norte a sul, mas também em outros países próximos na América do Sul, como a Argentina, o Paraguai e a Bolívia, principalmente em florestas úmidas. O termo “maritaca” vem do tupi e significa “coisa barulhenta”, o que explica a expressão “falar como maritaca” (ou seja, falar demais), assim como o comum incomodo gerado por elas. Nesse artigo do umCOMO, você descobrirá diferentes maneiras de fazer repelente caseiro para maritacas de um jeito fácil para nunca mais ter que sofrer com isso e te poupar muita dor de cabeça!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de filhote de maritaca

Como evitar maritacas

A melhor forma de lidar com maritacas é evitando que elas queiram construir ninhos em sua propriedade, assim você não precisará espantá-las depois, para isso, lembre-se: maritacas gostam de fazer ninhos em lugares protegidos contra predadores, com pouca luz e com água e comida disponíveis nas proximidades.

Sendo assim, a melhor forma de afastá-las é cortando o acesso fácil a tudo isso, tornando o lugar ruim para se construir um lar. Apesar de barulhentas, as maritacas são animais inofensivos que estão apenas atrás de um lugar para se abrigar e construir seus ninhos e não pragas danosas como fungos, por isso, muitas vezes acabam em plantações e casas. Sendo assim é possível espantá-las sem ter que recorrer a opções mais pesadas como venenos letais.

Como espantar maritacas do forro e outros lugares cobertos

O primeiro passo a ser tomado para se livrar de maritacas em lugares cobertos como forros, é localizar as regiões por onde esses pássaros estão entrando e também outros lugares os propícios a isso, evitando problemas no futuro. Assim que forem localizados, vede os locais encontrados o máximo possível com tábuas de madeira e pregos, tornando difícil que as aves consigam se abrigar e tenham que procurar outra área para construir seu ninho. Não se esqueça de antes conferir se o interior do forro está livre, sem aves, ninhos ou ovos, evitando que algum animal acabe ficando preso por lá, caso existam filhotes no local é possível cuidar deles até que possam ter uma vida independente, veja como cuidar de filhotes de maritaca.

Na impossibilidade de vedar os locais, faça o possível para tornar difícil a construção de ninhos, colocando na entrada arames de ferro ou então uma mistura de condimentos fortes como pimentas e canela, pois o cheiro afastará os bichos. Não se esqueça de conferir se sua mistura ainda está lá de tempos em tempos já que chuvas e vento podem facilmente removê-la. Evite materiais como cacos de vidro, pois eles podem ferir as aves e isso apenas gerará mais problemas.

Além de dificultar que as maritacas fiquem dentro do forro, é importante também evitar certos elementos nas proximidades. Essas aves se alimentam de sementes e frutas, então, se você possui árvores frutíferas na região talvez seja esse o motivo delas estarem aparecendo para te atormentar, sendo assim, é recomendada a mudança de local da árvore. Outro elemento importante para ser evitado é fonte de água, ter que se locomover até mais longe pra ser acesso à água fará com que a maritaca pense duas vezes antes de se mudar pro seu forro.

Como espantar maritacas de plantações e outros lugares abertos

Maritacas gostam de construir ninhos em lugares com bastante disponibilidade de água e alimento e não tem lugar melhor pra isso do que plantações, o que explica a presença dessas aves principalmente em pomares.

O primeiro passo para espantar maritacas de pomares parecer ter saído de desenhos animados, mas esse repelente caseiro é uma técnica há muito tempo utilizada em plantações para espantar aves. Próximo aos lugares infestados, coloque espantalhos e simulações de predadores naturais da maritaca (como cobras de brinquedo), assim, as aves ficarão com medo da região e evitarão passar por perto novamente.

Há um outro repelente possível para afastar maritacas de plantações que consiste na utilização de espelhos ou papéis refletores em volta da plantação, assim, quando passarem por perto, as maritacas serão atingidas pelo reflexo do sol e serão afastadas. Também é possível colocar entre os galhos das árvores ao redor pedaços de metal ou então objetos barulhentos como aparelhos com sensor de presença que emitam luz. Não se esqueça de evitar também em plantações fontes de água disponível para as maritacas.

Repelente caseiro para maritacas - aprenda a fazer! - Como espantar maritacas de plantações e outros lugares abertos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Repelente caseiro para maritacas - aprenda a fazer!, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Figueira
Nas aberturas junto ao telhado por onde a Maritaca consegue entrar no forro da casa , vedar com tábuas de madeira e pregos, tornando difícil mas não impossível que elas entrem no forro. Fiz esta vedação com madeira e pregos , mas elas conseguem atacar a madeira e como que , roendo as laterais , conseguem um furo por onde passam a entrar no forro e atacam a fiação elétrica causando curtos e risco de incêndio. Já ouvi comentário de que existe uma cor para fiação , que não estimula , ou afugenta a Maritaca e assim não ataca a fiação - por favor , este comentário / informação é procede ? E que cor é esta ?
A sua avaliação:
Rodrigo Yukato
Pessoal pra espantar maritacas tentem fazer isso aqui, é um vídeo de um eletricista experiente que fez uma mistura de querosene, óleo de carro velho e naftalina. É barato, fácil fazer e não é contra a lei. Além disso PREVINE que elas voltam por um tempo. Tão dizendo que funciona
Rodrigo Yukato
Maritacas Morcegos Vejam que ideia incrível deste Antenista -- Marco Antenas & Diversidades
César
Mas ela n tá indo embora, como faz pra resolver? Falam que é contra a lei. Moro num condomínio.
A sua avaliação:
Paulo F Souza
Não dou conta de espantar as maritacas de cima do meu forro. O que fazer para repeli-las, já fechei tudo que é buraco para não entrarem, mas sempre dão um jeito de entrarem.
A sua avaliação:
Cleunice de Souza Bispo
Ainda não recebi a resposta
A sua avaliação:
Ronivon Heerdt Michels
Não dou conta de espantar as maritacas de cima do meu forro. O que fazer para repelir elas, já fechei tudo que é buraco para não entrarem, mas sempre dão um geito de entrarem. Como fazer para repelir estas pragas?
Joab Nascimento Hester
Sim, está sendo uma praga mesmo. Pessoal acredito que não mas pode ver que em cada site diz um período de reprodução diferente. A verdade é que somando tudo a ave está ficando 9 meses em um local só e isso está piorando, ou seja, está invadindo e ficando fora do seu habitat natural. E cada vez mais isso vai piorar, aqui foi embora no final de abril pra voltar no início de agosto.

Daqui a pouco elas ficam com penas mais grossas e começam a permanecer no inverno também, pois realmente não tem MOTIVOS para ela ir embora. Comida e água fácil, casa pronta, zero predadores, a própria lei defende o animal que incomoda, além de destruir fiações. Mas aí eu quero ver o que os defensores vão dizer sobre 'esperar' ela ir embora pra vedar. Esperem sentados.
Maria gessina da Rocha marinho
gostaria de saber como fazer repente caseiros para espantar pombos
Yasmin Fonseca
Olá, Maria! Primeiramente obrigada por acessar e comentar em umCOMO.com.br. Para saber como fazer repelente caseiro de pombo basta acessar esse outro artigo do umCOMO, segue link: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-espantar-pombos-16137.html
Repelente caseiro para maritacas - aprenda a fazer!
1 de 2
Repelente caseiro para maritacas - aprenda a fazer!

Voltar ao topo da página ↑