Partilhar

Os insetos tesourinha são perigosos?

Os insetos tesourinha são perigosos?

Os tesourinhas, em inglês earwings, são dermáteros, com dois cercos na extremidade posterior do corpo, lembrando uma tesoura, com duas pinças. Eles muitas vezes usam as casas como esconderijo e acabam assustando as pessoas. A verdade é que ninguém gosta de encontrar insetos pela casa, muito menos se não souber se são perigosos. Quem viu o filme "Star Trek II" deve lembrar que Khan colocou na orelha de dois rivais insetos tesourinhas para torturá-los. Os insectos ficaram conhecidos por entrar dentro das orelhas, colocar ovos e perturbar o cérebro. Mas será que os insetos tesourinha são perigosos? No umComo damos-lhe a conhecer estes insetos para que saiba o papel deles.

Também lhe pode interessar: Quais são os animais ovovivíparos

As estrutura dos tesourinhas

Existem mais de 20 espécies de tesourinhas na América do Norte, mas acredita-se que mais de metade delas têm origem na Europa e nos trópicos.

Estes insecto têm seis pernas e duas estruturas rígidas na parte traseira do corpo, com semelhanças com pinças. As pinças da tesourinha protegem ela, além de serem usadas em rituais de acasalamento e como instrumento de reprodução. Apesar da maioria das espécies deste inseto se alimentar da vegetação, algumas comem insetos de porte menor e utilizam as pinças para os caçar.

As pinças têm variações no tamanho e na forma. Normalmente são maiores nos machos do que nas fêmeas. No Brasil estes insectos são conhecidos como tesourinhas devido às estruturas semelhantes a pinças. Mas eles apenas beliscam se se sentirem ameaçados, sendo este um ato defensivo. Será que então os tesourinhas são perigosos?

Os insetos tesourinha são perigosos? - As estrutura dos tesourinhas

O papel dos tesourinhas

Os tesourinhas não atacam pessoas, mas é natural eles partilharam os nossos espaços. Estes insetos gostam de áreas escuras e úmidas, como locais de sombra do seu jardim. Eles podem entrar no seu lar através de pedaços de lenha que tenha no jardim ou qualquer objeto escuro, onde se escondam. Por engano ou por necessidade, os tesourinhas migram para dentro de casas à procura de ambientes mais seguros. Debaixo do seus tapetes, plantas, vasos ou mesmo em pilhas de jornais, eles procuram escuridão e umidade.

Se acontecer elas entrarem em contacto com o ser humano e as suas pinças perfurarem a pele, elas não são venenosos. Os tesourinhas apenas reagem quando se sentem ameaçados, como tantos outros animais. O corte deve ser tratado como se de um arranhão se trata-se, evitando infeções.

Estes insectos são sim uma praga incômoda. Manter a sua casa com luz e livre de umidades é uma boa solução para manter tesourinhas afastados da sua casa. Existem produtos que ajudam a controlar as pragas domésticas mais comuns. Mas se a praga continuar por longos períodos de tempo, você deve recorrer a uma empresa de desinfestação.

Pode ficar descansado, estes insetos são inofensivos para a sociedade e contribuem para a manutenção da dinâmica ecológica. Eles inclusive são muitas vezes usados para controlar pragas em plantas.

Os insetos tesourinha são perigosos? - O papel dos tesourinhas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os insetos tesourinha são perigosos?, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário sobre Os insetos tesourinha são perigosos?

1 comentário
Taciana
Sobre o tesourinha não atacar seres humanos não concordo, pois sou técnica em enfermagem, trabalho no hospital, e chegou uma vítima atacada por este inseto, e ele apresentava sonolência, vômito, dor no local, isso ocorreu em um sítio, foi tirado foto do inseto para saber que espécie era, e exatamente foi o tesourinha... Há exceções em dizer que ele não atacar, pode não ser venenoso, mas causou reação no paciente.
João Antonio
Talvez o que tenha ocasionado os sintomas (mesmo o inseto não sendo venenoso), seja uma infecção causada por alguma párticula presente na cauda do inseto, por é claro rastejante não se deve descartar a possibilidade!
anonimus
eu vi que as tesourinhas entrao no ouvido do ser humano e como umas artes de dentro de voce

Os insetos tesourinha são perigosos?
1 de 3
Os insetos tesourinha são perigosos?

Voltar ao topo da página