PARTILHAR

Aranha verde é venenosa?

Aranha verde é venenosa?

Mais de 40 mil espécies de aranhas já foram identificadas no mundo[1], sendo esse um tipo de animal que quase inevitavelmente iremos encontrar não importa onde estejamos. Apesar de frequentes, as aranhas costumam causar bastante medo tanto pela preocupação com a possibilidade de picadas, já que muitas possuem venenos fortes, sendo também um problema em razão da aracnofobia, caracterizada pelo medo persistente e intenso de caráter irracional desencadeado pela presença de aranhas[2]. Ainda que não sejam muito comuns no Brasil, as aranhas em tonalidades verdes podem ser encontradas ao viajar ou mesmo na sua cidade, principalmente em locais ainda pouco desbravados pelo homem como em florestas.

De qualquer forma, saber se a aranha verde é venenosa é uma informação importante, ainda mais a quem costuma fazer trilhas no meio da mata. Para saber sobre o assunto veja as informações reunidas nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como tratar picadas de aranha

Aranha verde é venenosa?

Sim. Todas as aranhas possuem glândulas produtoras de veneno, sendo que a maioria utiliza o veneno produzido para matar suas presas[3], essa informação é de extrema importância a pessoas que costumam caminhar por locais onde é fácil deparar-se com as diversas espécies de aracnídeos.

A diferença de uma para a outra é que alguns venenos são mais ou menos perigosos para os seres humanos e outros animais, além disso, alguns deles não causam nenhum sintoma. A exemplo, a Grammostola actaeon tem veneno extremamente poderoso em serpentes mas quase não afeta seres humanos[4], sendo comumente encontrada encontrada na região Sul do país e também no estado de São Paulo.

Entre tanta variedade que existe no Brasil, poucas espécies possuem veneno que pode ser fatal quando não se tomam as providências necessárias.

Aranha verde é venenosa? - Aranha verde é venenosa?

Tipos de aranha verde

Ainda que uma aranha verde brasileira não seja algo muito comum, esses animais costumam causar medo principalmente quando possuem cores fortes e vibrantes.

  • Aranha-verde-de-Huntsman: encontradas em regiões tropicais[6], as chamadas aranhas caçadoras, essa aranhas de nome científico Micrommata virescens, recebem o nome de caçadora porque não tece teias, que servem, na maioria dos casos, para aprisionar as suas presas. Essa espécie prefere caçar insetos fazendo uso da sua camuflagem. Para tanto, habita locais com folhas verdes, onde pode passar despercebida, já que é uma aranha verde pequena que passa facilmente desapercebida em meio ao mato. Assim, ao deparar-se com a sua presa a persegue até abatê-la. Além disso, o tom verde do seu corpo pode ser mais claro ou escuro. No entanto, essa aranha verde não é venenosa para os seres humanos. Elas são vistas na Europa, Ásia e África.
  • Aranha-lince verde: outra espécie que recebe tons verdes, por vezes é encontrada como uma aranha preta e amarela, é a Oxyopidae[7], que é famosa por cuspir o seu veneno, da mesma forma que uma cobra faz. Assim, o seu veneno pode ser lançado a mais de 10 centímetros de distância. Elas também saltam para agarrar as suas presas. Sabe-se que para os homens o seu veneno não é perigoso, mas já houve relatos sobre pessoas que levaram um esguicho nos olhos e permaneceram cegas por dois dias. Elas vivem em locais com folhas verdes e frondosas. Embora seja uma aranha que faça teia, ela não a usa com o intuito de capturar presas.
  • Aranha-pepino verde: outra aranha verde é a chamada Araniella cucurbitina, uma espécie pequena de aranha verde neon que costuma ter a barriga em um tom de verde brilhante, sendo que ao nascerem são vermelhas e depois ficam marrons. Quando adultas tornam-se verdes, podendo ter um verde menta brilhante ou verde pepino e, por isso, recebe esse nome. O mais comum é encontrá-la na América do Norte, sendo que não há informações exatas sobre a toxidade do veneno da espécie para humanos. No entanto, ela usa a substância para matar as suas presas, nas quais age com efeito paralisante.
  • Aranha-caranguejo: por fim, outro tipo de aranha que pode ser encontrada na cor verde é a Heteropoda venatoria , sendo que várias espécies compreendem essa nomenclatura. Elas podem ainda aparecer com as cores laranja neon intenso ou amarelo. Assim como as demais aranhas verdes usam a sua cor para se camuflar entre as folhas e assim surpreender as suas presas que são em geral moscas e mosquitos. Para os humanos o seu veneno não é prejudicial. De qualquer forma, ao avistar um desses aracnídeos o melhor é observar apenas à distância.

Além das já citadas, existe uma aranha verde transparente de nome Sparassidae. Conheça as aranhas mais venenosas do Brasil no site do PeritoAnimal e a aranha mais perigosa do mundo.

O que fazer em caso de picada de aranha verde

Por serem potencialmente fatais, o recomendado é que sempre se tomemos o devido cuidado quando somos picados por uma aranha. Os sintomas de picada de aranha variam de acordo com a espécie, podendo incluir dor, inflamação, hemorragia, insuficiência respiratória, entre outros[1].

Sendo assim, se mesmo tomando os cuidados necessários para evitar o acidente você acabar sendo picado por uma aranha, acalme-se e veja o que fazer nessas situações:

  • Lave o local da picada com água corrente e sabão o quanto antes;
  • Em caso de dor, fazer uso de analgésicos;
  • Faça um curativo na picada para evitar contato com bactérias que poderão entrar pelo machucado;
  • Observe a região da picada durante 24 horas para ver se há melhoras no quadro.

Se além de sintomas suportáveis você sentir outros mais graves, é necessário ir até um pronto-socorro para ser atendido o quanto antes. Nesses casos, tente descrever o máximo possível as características da aranha que te picou para que seja possível identificar e espécie e, consequentemente, o tratamento com mais rapidez.

Para mais informações, confira as nossas recomendações para tratar picadas de aranha.

Como evitar picadas de aranha

A melhor forma de evitar preocupações com o veneno de aranhas é evitando também entrar em contato com esses animais, o que pode ser feito com alguns cuidados simples:

  • Ao trabalhar em locais propícios ao aparecimento de aranhas como em meio a uma mata, utilize luvas de borracha e roupas grossas que cubram o corpo;
  • Cheque o interior de seus sapatos antes de calçá-los;
  • Evite a criação de locais propício para aranhas como estoques de madeira com espaços livres nos quais esses e outros animais como cobras poderão se esconder;
  • Chacoalhe roupas que tiverem por tempos armazenadas antes de vesti-las;
  • Tome cuidado ao mover abruptamente objetos nos quais as aranhas podem ter se escondido, tais quais caixas.[5]

Se você for picado e não soube exatamente qual foi o animal causador, veja como identificar os tipos de picadas de insetos.

Aranha verde é venenosa? -

Se pretende ler mais artigos parecidos a Aranha verde é venenosa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. FARIDAALAEE, G. NIA, K. S. RAHMANI, F. BAKHTAVAR, H. E. KHOJASTEH, S. M. B. RAHMANI, F. Poisonous Spiders: Bites, Symptoms, and Treatment; an Educational Review. Shahid Beheshti University of Medical Sciences, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/263279581_Poisonous_Spiders_Bites_Symptoms_and_Treatment_an_Educational_Review. Acesso em: 13/11/2019.
  2. MICHALISZYN, L. Évaluation de l'efficacité et des facteurs prédicteurs de l'exposition in virtuo et in vivo dans le traitement de l'arachnophobie. Université du Québec à Montréal, 2010. Disponível em: https://archipel.uqam.ca/4346/1/D2255.pdf. Acesso em: 13/11/2019.
  3. PEREIRA, L. C. C. Aranhas! Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3321294/mod_resource/content/1/Aranhas_CORREARD.pdf. Acesso em: 13/11/2019.
  4. LUCAS, S. M. The history of venomous spider identification, venom extraction methods and antivenom production: a long journey at the Butantan Institute, São Paulo, Brazil. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, 2015. Disponível em: https://jvat.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s40409-015-0020-0. Acesso em: 13/11/2019.
  5. WATSON, J. A. Spider Bites: Assessment and Management. Intercollegiate Center for Nursing Education and Washington State University College of Nursing, 1999. Disponível em: https://research.libraries.wsu.edu/xmlui/bitstream/handle/2376/4034/J_Watson_010016776.pdf?sequence=1. Acesso em: 13/11/2019.
  6. BAYRAM, A. ÖZDAĞ, S. Micrommata virescens (Clerck, 1757), a New Species for the Spider Fauna of Turkey (Araneae, Sparassidae). Turkish Journal of Zoology, 2002. Disponível em: http://journals.tubitak.gov.tr/zoology/issues/zoo-02-26-3/zoo-26-3-10-0101-7.pdf. Acesso em: 13/11/2019.
  7. BAEHR, B. C. HARMS, D. DUPÉRRÉ, N. RAV

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Maria de Fátima
Tem uns 10 dias comprei 2 maços de salsinha pra fazer detox, usei 1 dos maços e outro deixei na geladeira, hj quando fui retirar do saco da geladeira, olhei tinha uma pequena aranha muito verde dentro do saco, fiquei muito apreensiva e acabei matando a dita. Como ela ficou morando 10 dias na geladeira ? E esse tipo é venenosa? grata
A sua avaliação:
Gabriela
Muito obrigada é que tenho um pé de maracujá no meu quintal e gostaria de saber se ela é perigosa muito obrigada pela resposta
A sua avaliação:
Matheus
Tinha uma no meu quintal ela estava na minha testa, senti algo se mechendo e logo bati a mão dai ela pulou para o vaso. Tirei uma foto mais não tem como colocar aqui
ricardo
eu vi ela no brasil subiu na minha perna
A sua avaliação:
DRAvennn
Eu Achei Essa Aranha Da Opção De Número 2,NO BRASIL !
A sua avaliação:
Giselle da
Eu estou com uma aranha bem pequena e verde quase transparente eu estou com muito medo dela o que eu faço pra acabar com ela e porque ela apareceu aqui sendo que eu só tenho uma árvore na frente da casa por favor me ajude
ricardo
taqui fogo nela assenda o fosforo e depois taqui nitrogenio liquido vai dar um belo shoque termico
JESssica c
chama um vizinho.... chama o corpo de bombeiro local... chama a aeronáutica....
Aranha verde é venenosa?
1 de 3
Aranha verde é venenosa?

Voltar ao topo da página ↑