Partilhar

Aranha verde é venenosa?

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Aranha verde é venenosa?

As aranhas com tonalidades verdes no Brasil não são comuns, mas você pode encontrá-las ao viajar ou mesmo na sua cidade, em locais ainda pouco desbravados pelo homem. De qualquer forma saber se a aranha verde é venenosa é uma informação importante, inclusive, a quem costuma fazer trilhas no meio da mata. Para saber sobre o assunto veja as informações reunidas pelo umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como tratar picadas de aranha
Passos a seguir:
1

Todas as aranhas possuem veneno, essa informação é de extrema importância a pessoas que costumam caminhar por locais onde é fácil deparar-se com as diversas espécies de aracnídeos. A diferença de uma para a outra é que alguns venenos são mais ou menos perigosos para os seres humanos e outros animais. Além disso, alguns deles não causam nenhum sintoma. Entre tanta variedade que existe no Brasil, poucas espécies possuem veneno que pode ser fatal quando não se tomam as providências necessárias.

Aranha verde é venenosa? - Passo 1
2

As chamadas aranhas caçadoras, como a aranha-verde-de-huntsman, recebe o nome de caçadora porque ela não tece teias, as quais servem, na maioria dos casos, para aprisionar as suas presas. Ela prefere caçar outros insetos utilizando-se da sua camuflagem. Para tanto, habita locais com folhas verdes, onde pode passar despercebida. Assim, ao deparar-se com a sua presa a persegue até abatê-la. Além disso, o tom verde do seu corpo pode ser mais claro ou escuro. No entanto, essa aranha verde não é venenosa para os seres humanos. Elas são vistas na Europa, Ásia e África.

Aranha verde é venenosa? - Passo 2
3

Outra aranha que recebe tons verdes é a aranha-lince verde, que é famosa por cuspir o seu veneno, da mesma forma que uma cobra faz. Assim, o seu veneno pode ser lançado a mais de 10 centímetros de distância. Elas também saltam para agarrar as suas presas. Sabe-se que para os homens o seu veneno não é perigoso, mas já houve relatos sobre pessoas que levaram um esguicho nos olhos e permaneceram cegas por dois dias. Elas vivem em locais com folhas verdes e frondosas. Embora seja uma aranha que faça teia, ela não a usa com o intuito de capturar presas.

4

Outra aranha verde é a chamada aranha pepino, uma espécie pequena que costuma ter a barriga em um tom de verde brilhante, sendo que ao nascerem são vermelhas e depois ficam marrons. Quando adultas tornam-se verdes, podendo ter um verde menta brilhante ou verde pepino e, por isso, recebe esse nome. O mais comum é encontrá-la na América do Norte, sendo que não há informações exatas sobre a toxidade do veneno da espécie para humanos. No entanto, ela usa a substância para matar as suas presas, nas quais age com efeito paralisante.

5

Por fim, outro tipo de aranha que pode ser encontrada na cor verde é a aranha caranguejo, sendo que várias espécies compreendem essa nomenclatura. Elas podem ainda aparecer com as cores laranja neon intenso ou amarelo. Assim como as demais aranhas verdes usam a sua cor para se camuflar entre as folhas e assim surpreender as suas presas que são em geral moscas e mosquitos. Para os humanos o seu veneno não é prejudicial. De qualquer forma, ao avistar um desses aracnídeos o melhor é observar apenas à distância.

6

E se mesmo tomando os cuidados necessários você acabar sendo picado por uma aranha, confira as nossas recomendações para tratar picadas de aranha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Aranha verde é venenosa?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Aranha verde é venenosa?

4 comentários
A sua avaliação:
Matheus
Tinha uma no meu quintal ela estava na minha testa, senti algo se mechendo e logo bati a mão dai ela pulou para o vaso. Tirei uma foto mais não tem como colocar aqui
ricardo
eu vi ela no brasil subiu na minha perna
A sua avaliação:
DRAvennn
Eu Achei Essa Aranha Da Opção De Número 2,NO BRASIL !
A sua avaliação:
Giselle da
Eu estou com uma aranha bem pequena e verde quase transparente eu estou com muito medo dela o que eu faço pra acabar com ela e porque ela apareceu aqui sendo que eu só tenho uma árvore na frente da casa por favor me ajude
ricardo
taqui fogo nela assenda o fosforo e depois taqui nitrogenio liquido vai dar um belo shoque termico
JESssica c
chama um vizinho.... chama o corpo de bombeiro local... chama a aeronáutica....

Aranha verde é venenosa?
1 de 3
Aranha verde é venenosa?

Voltar ao topo da página