Por que os gatos não podem comer açúcar
Queremos tanto o nosso mascote que às vezes, por momentos, nos esquecemos de que é um animal e desejamos compensá-lo do mesmo modo que faríamos com um humano. Desta forma, alguns donos de felinos oferecem ao seu gato alimentos doces ou que contêm açúcar, algo que poderia comprometer seu bem-estar. Sabe por que não é recomendável fazê-lo? Em umComo.com.br explicamos com detalhe por que os gatos não podem comer açúcar.
Passos a seguir:
Para começar deixamos claro que os gatos de forma natural não têm nenhum tipo de predileção pelos doces, isto porque nas papilas gustativas do felino, o sabor doce não é percebido, por isso é uma recompensa pouco atraente para o animal.
É muito raro observar um gato saqueando ou tentando provar alimentos como chocolate, biscoitos ou qualquer outro tipo de doce.
Alguns especialistas acham que isto se deve a que os felinos têm um sistema de defesas desenvolvido contra este tipo de alimento, que são prejudiciais para sua saúde. De fato o chocolate é tóxico para os felinos, do mesmo modo que alguns produtos doces que contêm leite podem se tornar muito indigestos para o animal.
Apesar de tudo isso, se desde pequeno acostumar seu gato a comer doces, acabará prejudicando sua saúde. A razão pela qual os gatos não podem comer doces é porque o açúcar produz muitas flatulências e cólicas no animal, afetando seu trânsito intestinal e causando-lhe doenças.
Se você deseja compensar seu gato com algo que ele ache delicioso, então nada melhor do que lhe dar um croquete como prêmio. Lembre-se de que deve fazê-lo como algo eventual, pois este tipo de prêmio contém muitas calorias, algo que pode conduzir à obesidade, especialmente se o animal estiver esterilizado.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os gatos não podem comer açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.