Alimentos tóxicos para os gatos

Por que os gatos não podem comer peixe

Por que os gatos não podem comer peixe

Há dois mitos muito fortes que foram criados em torno da alimentação dos gatos: que eles adoram leite e que adoram peixe cru. Ambas as crenças são perigosas para o animal, pois se trata de ingredientes tóxicos que podem causar importantes complicações à saúde de seu animal de estimação. Sabe por que os gatos não podem comer peixe? Em umComo.com.br explicamos tudo em detalhe.

Também lhe pode interessar: Por que os gatos não podem comer açúcar

Passos a seguir:

1

Antes de explicar para você por que o peixe cru não é bom para os felinos, é importante dizer que a melhor alimentação para um gato é a ração comercial de qualidade e nunca a comida caseira. Há uma ampla lista de alimentos tóxicos para o felino como o chocolate, a cebola, o alho ou o leite, além dos condimentos e preparações que usamos para o consumo humano que não são adequados para este animal, por isso deve-se evitar dar comida caseira aos animais domésticos.

2

Entre os alimentos que não devemos dar ao felino encontra-se o peixe cru, mas por que os gatos não podem comer peixe? Pois é muito simples, porque a ingestão deste alimento cru com frequência diminui as quantidades de vitamina B1 que o animal recebe, já que os peixes contêm uma enzima chamada tiaminase que causa este efeito no animal.

Como resultado, o gato pode apresentar sintomas como falta de apetite, convulsões, e em casos realmente severos, causar sua morte. Ao cozinhar o peixe eliminamos esta enzima, mas continuamos sem nos livrarmos de outros efeitos negativos deste alimento sobre o animal.

3

Sabe-se que existem determinados peixes que são ricos em mercúrio, fazendo com que seu consumo excessivo seja inclusive prejudicial para os humanos, portanto também afetam seu gato. Dar peixes ricos em mercúrio, tanto crus como cozidos, pode levar o animal a sofrer de pansteatitis, conhecida também como a doença da gordura amarela.

4

Por outro lado, as vísceras dos peixes podem conter diversas bactérias tóxicas para o gato, originando vômitos, diarreia, febre e, em casos em que não se aja rápido, inclusive a morte.

O consumo de peixe cozido e sem as vísceras como algo ocasional não repercutirá na saúde de seu gato, mas se este alimento for parte frequente de sua alimentação então você poderia colocar em risco a vida de seu animal sem saber.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os gatos não podem comer peixe, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Elisabeth
É paradoxo afirmar que ração de boa qualidade seja melhor que uma alimentaçao natural. Seguindo esse raciocínio os todos humanos deveriam comer "ração" em vez de alimentos naturais. Por isso tem tantos animais e pessoas doentes por causa do incentivo de comer alimentos industrializados. Discordo do artigo.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Elisabeth! Estamos totalmente de acordo que a alimentação dos pets pode ser feita à base de alimentos naturais desde que devidamente acompanhada por um profissional capacitado, ou seja um veterinário especialista em nutrição animal. Infelizmente, é uma opção para apenas para alguns tutores, por motivos econômicos. Uma alimentação à base de alimentos naturais sem o devido acompanhamento é uma das principais causas de desequilíbrios nutricionais que surgem nas clínicas veterinárias. Por esse motivo, surgiram as rações comerciais, para que de uma forma simples possamos dar o melhor aos nossos pets e garantir que não lhes falta nada nutricionalmente.
Odete
Amei o artigo e o blog. Agradeço e que Deus os abençõe. Odete.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Odete, que bom saber isso! Muito obrigada por essas palavras valeu :) Continue seguindo as nossas novidades e um Feliz Ano Novo! ;)
Por que os gatos não podem comer peixe