Alimentos tóxicos para os gatos

O que um gato não pode comer

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 dezembro 2019
O que um gato não pode comer

Existem alimentos que seu gato não deve comer, porque podem colocar em sério risco a sua saúde. Há pessoas que pensam que dar a sua comida aos gatos é engraçado, uma demonstração de afeto e que se comem é porque não é prejudicial. Mas isto não é verdade, pois os sistemas digestivos do gato e do humano são totalmente diferentes. E de fato a comida que se faz está pensada para as características concretas de cada espécie. Em umComo.com.br contamos o que um gato não pode comer, para que não dê alimentos ao seu gato que possam ser prejudiciais para a sua saúde.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não quer comer
Passos a seguir:
1

Há um tópico muito extenso na alimentação do gato, a crença de que os gatos são amantes de peixe por natureza. A verdade é que o gato é carnívoro, por isso o peixe deve fazer parte da sua rotina alimentar, mas você nunca deve alimentar o seu gato com as vísceras do peixe, pois são muito perigosas.

A ingestão excessiva de vísceras de carne crua pode chegar a provocar paralisia ou inclusive rigidez muscular, conhecida com o nome de Paralisia de Chastek. Elas contêm um componente que destrói a vitamina B1, e a sua carência produz paralisia muscular. É preciso ter muito cuidado com as espinhas, porque podem provocar perfurações e obstruções no esôfago e intestinos. O peixe cru é um risco enorme para a saúde do seu felino, porque também contém anisakis, um parasita que produz transtornos estomacais.

O que um gato não pode comer - Passo 1
2

É preciso ter muito cuidado com a ingestão de sal. Um felino não deve ingerir muito sal para evitar acúmulos de restos salinos no rim; este tipo de acúmulo pode prejudicar o seu sistema urinário. Os alimentos para gatos têm a proporção perfeita de sal para cuidar da saúde renal do seu gato, mas se deseja dar um prêmio ao seu bichinho de forma muito esporádica, pode dar-lhe fiambre de peru com pouco sal. Além disso, se o seu gato possui problemas de coração você deverá evitar sempre o sal e terá que dar uma dieta específica para a saúde cardiovascular dele.

Outro alimento que o seu gato não deve comer ou, pelo menos que seja em pouca quantidade, é o leite. Um gato que tenha intolerância à lactose se ingerir leite pode apresentar diarreia. Mas há gatos aos quais o leite lhes cai bem, se for o caso, dê pequenas porções de leite ocasionalmente.

O que um gato não pode comer - Passo 2
3

Outros alimentos perigosos para o seu gato são a cebola, o alho-poró e a cebolinha, já que são ricos em um componente (o tiossulfato) que provoca a destruição das células vermelhas. Também são tóxicos os brotos verdes ou caules que crescem na cebola. Outro alimento que seu gato não deve ingerir é o alho, pois tem um componente similar ao da cebola ainda que menos tóxico para o seu felino.

Também não deve dar ao seu gato ossos de frango, eles são prejudiciais para os seus intestinos. A sua ingestão pode produzir perfurações e obstruções no intestino. Se quiser dar frango ao seu animal de estimação, deve ser cozido e sem ossos.

O que um gato não pode comer - Passo 3
4

Também não deve dar chocolate ao seu gato, porque contém teobromina e o metabolismo de seu felino não pode eliminar essa substância de seu organismo. O acúmulo de grande quantidade de teobromina no sangue pode ser mortal.

Nunca deve dar álcool ao seu gatinho. As consequências são incontinência urinária e em doses elevadas é mortal. Outras substâncias que o seu gato nunca deverá ingerir são chá e café. O fígado dos gatos elimina as toxinas dos alimentos com lentidão e tomar substâncias excitantes pode alterar muito o temperamento do seu gato e causar-lhe muito estresse.

O que um gato não pode comer - Passo 4
5

Você também deve ter certas precauções com a alimentação do seu felino. O atum é um peixe que os gatos gostam muito por seu sabor e textura, mas carece de taurina, um aminoácido necessário para o perfeito funcionamento do metabolismo felino. Em umComo.com.br pode ver quais os alimentos tóxicos para gatos.

Também é recomendável não ter plantas acessíveis para o seu gato, muitas são tóxicas. A lista é enorme, entre elas flor de páscoa, lírios, rododendros, hera e azevinho. É melhor não ter nenhuma planta perto do seu gato se não souber claramente quais são tóxicas.

O que um gato não pode comer - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que um gato não pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
O que um gato não pode comer