Partilhar

Quantas vezes devo passear com meu cachorro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quantas vezes devo passear com meu cachorro

Acaba de introduzir um cão na sua família? Então, de certeza que estão surgindo várias dúvidas a respeito de como, por exemplo, alimentá-lo, que vacinas deve tomar ou quantos passeios deve fazer por dia com ele. Todas estas respostas estarão sempre relacionadas com a raça e a idade do animal, pois os cuidados não são os mesmos para um cão de três anos e um filhote. Neste artigo de umComo.com.br vamos contar quantas vezes devo passear com meu cachorro para que saiba a média aconselhada e, assim, possa cuidar do seu cachorro de acordo com as suas necessidades.

Também lhe pode interessar: Quantas vezes um cão deve urinar por dia

Depende da idade do cachorro

Para saber quantas vezes por dia você deve passear com um cachorro, primeiro é preciso avaliar a idade do animal, pois um filhote precisará de passear mais vezes, já que ainda não sabe controlar as suas necessidades e, além disso, tem a bexiga muito pequena. Por isso, para poder adestrar um filhote e ensinar-lhe a não fazer xixi em casa, você terá de passear com ele desde muito pequeno para que entenda que deve evacuar durante esses passeios.

Sendo assim, em termos gerais especifica-se que os passeios dos cães dependem da sua idade e, portanto, deverão ser divididos da seguinte forma:

  • De 0 a 14 semanas: passear 12 vezes ao dia e deixando passar, no máximo, duas horas entre cada saída para evitar que faça as suas necessidades em casa e para lhe ensinar que é na rua onde deve fazer suas necessidades. Além disso, neste momento é quando ele começa a aprender a fazer a digestão, por isso, sua hora de defecar será muito menos estável que quando chegar à idade adulta.
  • De 15 a 22 semanas: podemos reduzir os passeios para 8 vezes por dia. Este é o momento da aprendizagem onde você poderá começar a adestrá-lo e fazer com que entenda onde deve fazer as suas necessidades, além de outros assuntos como não pedir comida, não subir no sofá, etc. Se quiser mais informação a este respeito, convidamos você a ler o artigo de umComo.com.br sobre adestrar um filhote onde indicamos os aspectos básicos que você poderá ensinar a ele facilmente.
  • De 22 a 32 semanas: continuamos diminuindo a frequência de passeios para 6 vezes ao dia, aproximadamente. Neste momento, já deve ser comum o animal ter se habituado a urinar e defecar na rua ainda que seja difícil para ele segurar o xixi, por isso, pode ser que tenha alguma urgência momentos antes de sair pela porta.
  • A partir das 32 semanas o cachorro já é considerado um cão adulto e, portanto, passeará apenas de 3 a 4 vezes por dia, dependendo da sua personalidade e da sua energia. Nesta etapa o animal já pode controlar suas necessidades enquanto está em casa e, para conseguir adaptar-nos à sua natureza, recomenda-se dividir os passeios em diferentes momentos significativos do dia como a primeira hora da manhã, após o almoço e à noite; pela tarde pode ser um bom momento para brincar e se relacionar com outros cachorros.

Estes dados são aproximados já que, como referimos, tudo dependerá das necessidades do seu cão, da sua raça e da sua idade exata. Além disso, os cães de raças mais pequenas também costumam precisar de mais passeios diários, pois costumam apresentar uma maior energia que precisa de ser queimada e consumida durante os passeios.

Quantas vezes devo passear com meu cachorro - Depende da idade do cachorro

Quanto tempo passear com um cão?

Outra questão fundamental que pode aparecer ao passear com seu cão é a duração destes passeios. Considere que para o animal estes momentos são os que permitirão que se relacione com outros cães, saia de casa, cheire, brinque , corra, etc., de modo que é recomendável ficar um tempo mínimo para que se possa divertir, além de fazer as suas necessidades. Não devemos ver os passeios com a única finalidade de o animal urinar ou defecar, temos que vê-los como realmente são: o momento do recreio do animal.

Sendo assim, você deve saber que, no geral, deveria passear com seu cachorro durante meia hora por passeio e, se não tiver tempo para tudo isso, você pode passear com ele só um pouco pela manhã, mas pela tarde ou noite deve dar um longo passeio de 1 hora para que o animal corra, brinque e se canse. Além disso, dependendo da idade do cachorro, terá que queimar mais ou menos energia (os filhotes são mais agitados que os adultos), por isso você também deverá considerar este aspecto para poder determinar a duração das saídas.

Você pode avaliar se está passeando com seu cão o tempo necessário observando seu comportamento em casa, portanto, se vir que não descansa de forma tranquila ou que está sempre procurando algo com o que se divertir em casa, pode ser um indicador de que precisa se distrair mais, ou seja, passear mais vezes ou que os passeios sejam mais produtivos. Leve-o ao parque, à praia ou deixe-o com outros cães, assim conseguirá que ele corra sozinho e brinque sem que precise da sua atenção constante.

Um passeio básico deverá permitir que o cachorro possa fazer as obrigações próprias da sua natureza, como as seguintes:

  • Que possa se relacionar com outros cães: a socialização é um elemento básico dentro da educação canina, de modo que você deverá permitir que os passeios durem o suficiente para que o animal possa conhecer outros da sua raça e, se for o caso, brincar um pouco juntos.
  • Que faça exercício: também deverá permitir que o cachorro se canse, corra, brinque e, em resumo, faça exercício. Além de ser um aspecto divertido para o animal, também é um elemento necessário para a sua saúde, já que ele deverá queimar as calorias ingeridas com a ração, exercitar seus músculos e fortalecer os seus ossos.

Se tiver um cão medroso ou que não sente um interesse especial em ir para a rua, em umComo.com.br recomendamos que, ao invés de passear 3 ou 4 vezes, você aumente esses passeios, mas que sejam de menor duração (10 ou 15 minutos para que ele tenha tempo para tudo). Você não deve obrigar o animal a sentir-se mal se ele estiver pedindo para ficar em casa, mas deve ensiná-lo a sair para que se exercite, faça suas necessidades fora e possa relacionar-se com outros animais.

Quantas vezes devo passear com meu cachorro - Quanto tempo passear com um cão?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas vezes devo passear com meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Quantas vezes devo passear com meu cachorro

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
suely pugliese
Minha cachorra porte pequeno SRD Foi adotada por mim ha 9 anos. mudamos de casa para apto. Quando vou a rua para ela fazer suas necessidades ela treme muito e não quer entrar no elevador. então tenho que pegar ela no colo. mas quando chegamos na rua ela faz xixi correndo e me arrasta para dentro do prédio. Qualquer barulho de vizinho ela late Dorme comigo na cama È mimada Inteligente Esperta Entende tudo que falo ou gestos( Acho) É amorosa. Mais medrosa. principalmente se vê alguém estrahno O que fazer Obrigada

Quantas vezes devo passear com meu cachorro
1 de 3
Quantas vezes devo passear com meu cachorro

Voltar ao topo da página