As crias de pássaros

Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

Ave muito popular em toda a América Latina e em parte da América Central[1], o bem-te-vi ou Pitangus sulphuratus é um dos pássaros mais comuns de serem encontrados no território brasileiro. Essa espécie de ave consegue se adaptar facilmente a todos os ambientes, de forma que há uma grande quantidade de bem-te-vis nas grandes metrópoles do nosso país. Se você encontrou um filhote de Bem-te-vi que acabou por cair de seu ninho e deseja ajudá-lo a se recuperar e voltar para a natureza, umCOMO mostrar como cuidar de filhote de Bem-te-vi. Continue lendo para saber mais!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de filhote de maritaca

Índice

  1. Filhote de bem-te-vi
  2. Como alimentar filhote de bem-te-vi
  3. O filhote de bem-te-vi não quer comer, o que fazer?
  4. Quanto tempo demora para um bem-te-vi voar
  5. Outros cuidados com o bem-te-vi filhote:

Filhote de bem-te-vi

  • Quando ainda filhote, o bem-te-vi é um pássaro que depende completamente do cuidado e da proteção que lhe é dada pelos pais. A mãe é quem sai em busca do alimento e traz até ao ninho para que o filhote possa se alimentar.
  • O pássaro macho do ninho fica responsável por cuidar da proteção do ninho enquanto o filhote ainda não consegue se defender sozinho.
  • Quando nascem os filhotes de pássaros podem passar de 2 a 3 dias sem precisar dar início à sua nova alimentação fora do ovo, pois eles ainda possuem em seus corpos a alimentação oferecida dentro do ovo pelo vitelo.

Caso você precise cuidar de filhotes de bem-te-vi é importante saber sobre a alimentação desse passarinho. Confira dicas abaixo.

Como cuidar de filhote de Bem-te-vi - Filhote de bem-te-vi

Como alimentar filhote de bem-te-vi

É normal que tenhamos dúvidas sobre como alimentar filhote de bem-te-vi que caiu do ninho. Uma grande vantagem é que esses pássaros são onívoros, isto é, comem de tudo.

O que bem te vi come?

  • Frutas (banana, laranja, pitanga, etc);
  • Insetos;
  • Répteis;
  • Anfíbios;
  • Filhotes e ovos de outros pássaros;
  • Minhocas.

Mas, claro, você deve adaptar a alimentação de acordo com o desenvolvimento do filhote, por exemplo, para um filhote ainda mais novo o mais indicado seria alimentá-lo com frutas e pequenos insetos. Caso precise de uma forma rápida e temporária para alimentar o filhote de Bem-te-vi você pode optar por dar a ele ração para cães filhotes de pequeno porte, porém a ração deve ser umedecida com um pouco de água morna.

Dê a ração ao filhote enquanto ela ainda estiver com a temperatura morna e a textura da ração um pouco mole, porém não dura.

Atenção: é importante saber que não se deve dar leite aos filhotes de bem-te-vi e nem de outros pássaros, pois o leite não faz parte da dieta do pássaro e eles ainda são intolerantes a leite. Pão também não é recomendado para filhotes de pássaros.

Outra coisa que deve ser evitada é dar água para o filhote de bem-te-vi e de outros pássaros, isso porque ao ingerir a água essa irá encher os pulmões do filhote de passarinho e provavelmente ele irá morrer afogado.

Pássaros começam a beber água somente quando já estiverem pulando pela caixa onde você cuida dele, quando ele chegar a esse estágio você poderá introduzir um recipiente com água para que ele mesmo beba quando necessário. Seguindo esses cuidados básicos você não cometerá erros quando for cuidar de um bem-te-vi.

O filhote de bem-te-vi não quer comer, o que fazer?

Se o filhote de bem-te-vi não quer comer, você pode preparar uma papinha para aves e, segurando-o com cuidado, introduzir a alimentação pelo bico abaixo com as mãos ou com uma seringa. Recorra a um pet shop e compre um preparado específico de papinha para aves, que deve ser dissolvido em água mineral e servido em temperatura inferior aos 40ºC.

A papinha deve ter textura cremosa e sem rugosidades, e a dose não deve ultrapassar os 5 ml. Dê papinha quatro vezes por dia por cerca de cinco a dez dias - depois, vá introduzindo outros alimentos e reduzindo a papinha gradativamente.

Gosta de pássaros? Confira nosso artigo sobre Como cuidar dos filhotes de canários.

Quanto tempo demora para um bem-te-vi voar

Para voar, é preciso que primeiro os filhotes de bem-te-vi desenvolvam uma boa plumagem. Os filhotes de passarinho começam a desenvolver as suas plumas após aproximadamente 10 dias, e na terceira semana ele já busca se aventurar fora do ninho e começam a praticar suas técnicas de voo, apesar de ainda serem muito pequenos e frágeis.

Um filhote de bem-te-vi que já está com cerca de 1 mês e meio se alimenta do mesmo que seus pais, normalmente frutas, insetos e algumas poucas sementes que não sejam grandes e duras.

Lembre-se que apesar do seu lindo canto, os bem-te-vi são um tanto quanto agressivos, principalmente quando estão se sentindo ameaçados. Por isso, costumam buscar locais altos para se estabelecerem. Seus principais predadores incluem a cobra sucuri, o gaviãozinho, o gavião-miúdo e a coruja jacurutu.

As calopsitas também são aves muito populares e muitas pessoas têm calopsitas como pets. Veja nosso artigo sobre Como cuidar de um filhote de calopsita.

Outros cuidados com o bem-te-vi filhote:

Para além dos cuidados com o filhote de bem-te-vi já citados, devemos levar em conta outras considerações quando encontramos um filhote fora do ninho. Confira:

  • Procure pelo ninho. É possível que os pais estejam por perto e busquem refazer o ninho. Os pais podem ser bem agressivos ao notar a presença de um humano junto ao seu filhote, então esteja preparado para eventuais bicadas.
  • Se você não achar os pais, encaminhe o passarinho até uma autoridade competente. Procure pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres da sua região. Eles são vinculados ao IBAMA e possuem uma equipe voltada a dar o melhor tratamento a esses animais.
  • Transporte o animal em uma caixa de papelão fechada e com furos para circulação de ar. Também evite usar cremes e perfumes nas mãos, pois além de poder irritar a pele do passarinho, pode fazer com que a mãe não mais o reconheça pelo cheiro.
  • Em caso de dúvidas, procure um veterinário. Ele é seu melhor amigo quando o assunto é cuidar da saúde de animais. Pode ser muito tentador querer salvar um bichinho que se perdeu do ninho, mas muitas vezes podemos atrapalhar com nossas boas intenções. Por isso, os veterinários e os profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres são ideais para atuar nesses casos.
Como cuidar de filhote de Bem-te-vi - Outros cuidados com o bem-te-vi filhote:
Imagem: WikiAves/Gustavo A. Oliveira

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de filhote de Bem-te-vi, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. BirdLife International 2018. Pitangus sulphuratus. The IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/22700605/132069895>. Acesso em 30 de março de 2020.
Bibliografia
  • ARGEL-DE-OLIVEIRA, Maria Martha; CURI, Nancy A; PASSERINI, Tatiana. Alimentação de um filhote de bem-te-vi, Pitangus sulphuratus (Linnaeus) (Passeriformes, Tyrannidae), em ambiente urbano. Rev. Bras. Zool., Curitiba , v. 15, n. 4, p. 1103-1109, Dec. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81751998000400027&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 de março de 2020.
  • FÓRUM CRIADORES DE PÁSSAROS. O que fazer com filhote de Bem-te-vi. Disponível em: <https://www.criadoresdepassaros.com/t21080-o-que-fazer-com-filhote-de-bem-te-vi>. Acesso em 30 de março de 2020.
  • UNIVERSITY OF MICHIGAN. Museum of Zoology. Pitangus sulphuratusgreat kiskadee. Disponível em: <https://animaldiversity.org/site/accounts/information/Pitangus_sulphuratus.html>. Acesso em 30 de março de 2020.
  • WIKIAVES. Bem-te-vi. Disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/wiki/bem-te-vi>. Acesso em 30 de março de 2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
69 comentários
A sua avaliação:
amadeu
Como cuidar de filhote de bemtivi
A sua avaliação:
Marjo
Quantas minhocas eu dou por dia para um filhote de bem te vi?
A sua avaliação:
Pedro
O artigo oferece precisa orientação e seguindo-a estamos cuidando, há duas semanaas, de dois filhotinhos que cairam no quintal.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Pedro, ficamos muito felizes em ajudar. Continue nos acompanhando no umCOMO. Um abraço da equipe editorial.
A sua avaliação:
Fernando
Muito bom esse artigo, tirou minhas dúvidas sobre a alimentação do Bem-ti-vi. Mas o pássaro da segunda foto, (na mão da pessoa) é um Cambacica (Coereba Flaveola).
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Fernando, tem razão! Agradecemos o aviso e já fizemos a troca da imagem. Esperamos que você continue acompanhando os nossos artigos. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
sarah
encontrei um ben-te-vi, mas quando ele voa ele caiu no chão, ele n voa muito alto; ainda entamos fazendo o posivel pra colocar ele no ninho, mais agora esta chovendo muito forte , o ninho dele esta no poste de luz é muito alto , os pais dele esta procurando ele.
A sua avaliação:
Liriane
Resgatei um filhote de bentivi da rua alimentei ele com minhocas durante 3 dias mais infelizmente ele morreu😓 ele se afogou com água, tentei reanimar ele fiz até respiração boca bico mas não resistiu😭 todos aqui em casa estamos muito triste.
Quem estiver cuidando de um filhote toma muito cuidado com água pode ser fatal e foi em questão de segundos😰
A sua avaliação:
Nilton
Estou com um filhote de bem-te-vi, que provavelmente caiu do ninho hoje. Gostaria de devolver para o ninho, mas não tem como, mas quero devolver para a natureza, assim que possível. Ele está com a penugem formada, mas ainda não voa. Ele não quis comer nada, só dorme e chama pela mãe, não sei o que fazer. Por favor, ajudem-me enviando orientações.
A sua avaliação:
Laura
eu estou dando minhoca de comida para ele como comida quantas devo dar no dia?
A sua avaliação:
Laura
eu tenho um bem-te-vi e ele fica chamando a mãe mas não posso devolver pois ele caio do ninho e acabou se perdendo pois estava fugindo de um gato o que eu faço?
Mônica Fiorin
Tenta localizar o ninho e levar ele até lá,os filhotes costumam se aventurar fora do ninho,mas como fazem ninhos em lugares altos fica difícil de voltar,se o ninho for perto (caso vc saiba) deixa ele pra fora chamando a mãe,o meu filhote chamou e a mãe dele apareceu,faz o máximo que vc puder pra juntar os dois.
A sua avaliação:
Brenda
Achei um filhote de BemTi-Vi já faz uns 3 dias que ele está comigo, como não sábia como cuidar e eu tenho uma cachorra em casa, coloquei ele em uma caixa com um paninho para aquecer ele durante a noite e pela manhã coloco ele no quintal e a mãe vem alimentar ele durante o dia, quando chega unas 18:00 coloco ele dentro de casa e ele dorme a noite toda. Meu esposo chama de aguarda compartilhada rs..
A sua avaliação:
Brenda
Eu acabei de achar um filhote de Bentivi, estava no meu portão se escondendo de um cachorro, peguei ele e cloquei em uma caixa de papelão com uma roupa pra ele ficar aquecido, porém não sei como cuidar e o que dar pra ele comer.
Mônica Fiorin
Trate ele como um cristal,ele é frágil,e não dá leite pra ele de jeito nenhum,e se vc tiverem casa,faz uma papinha de ração de cachorro filhote de pequeno porte com água morna,mas vende preparado pra papinha de aves em pet shop,e se possível leva ele num centro de triagem de animais silvestres.
A sua avaliação:
Thiago
Eu achei um filhote de bem ti vi na rua então peguei ele e levei o para dentro de casa coloque ele numa caixa de papelão com tirinhas de papel em baixo mais ele nao consegue ficar em pe não sei se ele quebrou a patinha
A sua avaliação:
Augusto
Gente me ajudem achei um filhote de bem-ti-vi
Ele está com a asa quebrada ele não come nada tentei dar banana e maçã para ele e ele nem abre o bico tô achando que ele vai morrer por favor me ajudem
Everson
Eu queria poder te ajudar, mas não sei. Eu também achei um filhote, alimentei ele com papinha e no terceiro dia dele aqui em casa morreu...é muito difícil dar o mesmo tratamento que os pais deles os dá. Tomara que você consiga, e caso não conseguir saiba que você é um grande homem de coração bom .
Laura
tente levar ele no veterinário.
A sua avaliação:
Ueslei
Retiraram um ninho de um poste e havia 4 Bem ti vi estou dando papinha de pássaros mas não sei quantas vezes ao dia devo dar a papinha
Rafaela
É para você dar quatro vezes ao dia a papinha

A sua avaliação:
Julia
Oi estou com um bem ti vi ela fica chamando a mãe e melhor eu de vou ver para a mãe ou não. É elegal não come também ,preciso de ajuda por favor.
Editor umComo.com.br
Oi Julia, você seguiu as orientações do artigo?
Mônica Fiorin
Tenta achar o ninho e levar ela até lá,mas lembra que eles fazem ninhos em lugares altos,faça o máximo de esforço pra devolver pra mãe.
A sua avaliação:
Ana
Achei um filhotinho a 3 dias estou cuidando dele se alimenta de ração,maçã e banana ,deve ter uns 20 dias mas ainda não vooa estava na calçada aqui de casa ,estou triste queria muito ficar com ele porem nao tenho tempo de cuidar dele ,tambem esta com a perninha machucada, liguei para o Instituto ambiental e levarei ele para la amanhã ,la estará a cuidado de veterinários e o órgão é competente para reabilitar e mandar ele novamente para sua casinha (natureza) passarinhos na jaula NÃO! se estiver com um bichinho doente ou abandonado procure pelo ibama ou instituto ambiental que ajudaram com cuidados necessários! S2 preservando Espécies! 🐦🐤🐥🐣😍
Marcelo
Estou com um bem ti vi deve ter de 10 a 15 dias de vida estou tentando dar papinha de passaros para ele se alimentar mas ele dificilmente consegue engolir e balança a cabeça onde joga fora um pouco da papinha e o mais estranho só dorme alguém pode me ajudar se já passou por uma situação parecida obrigado
Editor umComo.com.br
Marcelo, você precisa levar seu filhote no veterinário o mais rápido possível. Rápidas melhoras.
Rosângela
Oi a Achei um bem-te-vi na casa da minha mãe com um dia de vida a pele dele está ressecando não sei se é a lâmpada que eu coloquei na caixa preciso de ajuda
Editor umComo.com.br
Oi Rosângela, você seguiu as recomendações do artigo? Nessa idade eles são muito frágeis.
A sua avaliação:
Joyce Rodrigues
Então ele esta rejeitando todos os tipos de comida, tanto papinha quanto frutas. Mamao.. e benana..... E eu estou alimentando ele mesmo assim forçado. Mas parece que ele esta mexendo bem pouco as pernas. Fica só se arrastando pelo bico e nao esta andando mais, só se arrastando pelo bico. Me ajudem... por favor.. mandem email... eu mandarei fotos e videos dele.
Editor umComo.com.br
Oi Joyce, apenas o veterinário pode ajudar neste momento.
Ze
Da a ele um ticket refeição, vai ter liberdade p escolher
A sua avaliação:
Joyce Rodrigues
Eu encontrei um filhote de bem te vi no dia 07/10 e desde aí venho tratando dele. Sempre dou aquela papinha comprada na agropecuária que é só misturar na agua e aplicar pela seringa, ele sempre comeu bem, criou plumas super rápido, cresceu, porém agora ele esta rejeitando a papinha, desde ontem não quer mais comer papinha e só quer dormir. Estou dando uns pedacinhos de banana que coloco no bico dele e ele esta comendo, esta engolindo. O que eu faço?
Editor umComo.com.br
Oi Joyce! Sem ver o filhote, não podemos faze rum diagnóstico. Apenas um veterinário pode descobrir o que ele tem de errado e recomendar o tratamento adequado. Rápidas melhoras!
Imagem: WikiAves/Gustavo A. Oliveira
1 de 3
Como cuidar de filhote de Bem-te-vi