Partilhar

Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

Ave muito popular em toda a América Latina e em parte da América Central[1], o bem-te-vi ou Pitangus sulphuratus é um dos pássaros mais comuns de serem encontrados no território brasileiro. Essa espécie de ave consegue se adaptar facilmente a todos os ambientes, de forma que há uma grande quantidade de bem-te-vis nas grandes metrópoles do nosso país. Se você encontrou um filhote de Bem-te-vi que acabou por cair de seu ninho e deseja ajudá-lo a se recuperar e voltar para a natureza, umCOMO mostrar como cuidar de filhote de Bem-te-vi. Continue lendo para saber mais!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de filhote de maritaca

Filhote de bem-te-vi

  • Quando ainda filhote, o bem-te-vi é um pássaro que depende completamente do cuidado e da proteção que lhe é dada pelos pais. A mãe é quem sai em busca do alimento e traz até ao ninho para que o filhote possa se alimentar.
  • O pássaro macho do ninho fica responsável por cuidar da proteção do ninho enquanto o filhote ainda não consegue se defender sozinho.
  • Quando nascem os filhotes de pássaros podem passar de 2 a 3 dias sem precisar dar início à sua nova alimentação fora do ovo, pois eles ainda possuem em seus corpos a alimentação oferecida dentro do ovo pelo vitelo.

Caso você precise cuidar de filhotes de bem-te-vi é importante saber sobre a alimentação desse passarinho. Confira dicas abaixo.

Como cuidar de filhote de Bem-te-vi - Filhote de bem-te-vi
Imagem: Reprodução/doceabelhinha.blogspot.com

Como alimentar filhote de bem-te-vi

É normal que tenhamos dúvidas sobre como alimentar filhote de bem-te-vi que caiu do ninho. Uma grande vantagem é que esses pássaros são onívoros, isto é, comem de tudo.

O que bem te vi come?

  • Frutas (banana, laranja, pitanga, etc);
  • Insetos;
  • Répteis;
  • Anfíbios;
  • Filhotes e ovos de outros pássaros;
  • Minhocas.

Mas, claro, você deve adaptar a alimentação de acordo com o desenvolvimento do filhote, por exemplo, para um filhote ainda mais novo o mais indicado seria alimentá-lo com frutas e pequenos insetos. Caso precise de uma forma rápida e temporária para alimentar o filhote de Bem-te-vi você pode optar por dar a ele ração para cães filhotes de pequeno porte, porém a ração deve ser umedecida com um pouco de água morna.

Dê a ração ao filhote enquanto ela ainda estiver com a temperatura morna e a textura da ração um pouco mole, porém não dura.

Atenção: é importante saber que não se deve dar leite aos filhotes de bem-te-vi e nem de outros pássaros, pois o leite não faz parte da dieta do pássaro e eles ainda são intolerantes a leite. Pão também não é recomendado para filhotes de pássaros.

Outra coisa que deve ser evitada é dar água para o filhote de bem-te-vi e de outros pássaros, isso porque ao ingerir a água essa irá encher os pulmões do filhote de passarinho e provavelmente ele irá morrer afogado.

Pássaros começam a beber água somente quando já estiverem pulando pela caixa onde você cuida dele, quando ele chegar a esse estágio você poderá introduzir um recipiente com água para que ele mesmo beba quando necessário. Seguindo esses cuidados básicos você não cometerá erros quando for cuidar de um bem-te-vi.

O filhote de bem-te-vi não quer comer, o que fazer?

Se o filhote de bem-te-vi não quer comer, você pode preparar uma papinha para aves e, segurando-o com cuidado, introduzir a alimentação pelo bico abaixo com as mãos ou com uma seringa. Recorra a um pet shop e compre um preparado específico de papinha para aves, que deve ser dissolvido em água mineral e servido em temperatura inferior aos 40ºC.

A papinha deve ter textura cremosa e sem rugosidades, e a dose não deve ultrapassar os 5 ml. Dê papinha quatro vezes por dia por cerca de cinco a dez dias - depois, vá introduzindo outros alimentos e reduzindo a papinha gradativamente.

Gosta de pássaros? Confira nosso artigo sobre Como cuidar dos filhotes de canários.

Quanto tempo demora para um bem-te-vi voar

Para voar, é preciso que primeiro os filhotes de bem-te-vi desenvolvam uma boa plumagem. Os filhotes de passarinho começam a desenvolver as suas plumas após aproximadamente 10 dias, e na terceira semana ele já busca se aventurar fora do ninho e começam a praticar suas técnicas de voo, apesar de ainda serem muito pequenos e frágeis.

Um filhote de bem-te-vi que já está com cerca de 1 mês e meio se alimenta do mesmo que seus pais, normalmente frutas, insetos e algumas poucas sementes que não sejam grandes e duras.

Lembre-se que apesar do seu lindo canto, os bem-te-vi são um tanto quanto agressivos, principalmente quando estão se sentindo ameaçados. Por isso, costumam buscar locais altos para se estabelecerem. Seus principais predadores incluem a cobra sucuri, o gaviãozinho, o gavião-miúdo e a coruja jacurutu.

As calopsitas também são aves muito populares e muitas pessoas têm calopsitas como pets. Veja nosso artigo sobre Como cuidar de um filhote de calopsita.

Outros cuidados com o bem-te-vi filhote:

Para além dos cuidados com o filhote de bem-te-vi já citados, devemos levar em conta outras considerações quando encontramos um filhote fora do ninho. Confira:

  • Procure pelo ninho. É possível que os pais estejam por perto e busquem refazer o ninho. Os pais podem ser bem agressivos ao notar a presença de um humano junto ao seu filhote, então esteja preparado para eventuais bicadas.
  • Se você não achar os pais, encaminhe o passarinho até uma autoridade competente. Procure pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres da sua região. Eles são vinculados ao IBAMA e possuem uma equipe voltada a dar o melhor tratamento a esses animais.
  • Transporte o animal em uma caixa de papelão fechada e com furos para circulação de ar. Também evite usar cremes e perfumes nas mãos, pois além de poder irritar a pele do passarinho, pode fazer com que a mãe não mais o reconheça pelo cheiro.
  • Em caso de dúvidas, procure um veterinário. Ele é seu melhor amigo quando o assunto é cuidar da saúde de animais. Pode ser muito tentador querer salvar um bichinho que se perdeu do ninho, mas muitas vezes podemos atrapalhar com nossas boas intenções. Por isso, os veterinários e os profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres são ideais para atuar nesses casos.
Como cuidar de filhote de Bem-te-vi - Outros cuidados com o bem-te-vi filhote:
Imagem: WikiAves/Gustavo A. Oliveira

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de filhote de Bem-te-vi, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. BirdLife International 2018. Pitangus sulphuratus. The IUCN Red List of Threatened Species. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/species/22700605/132069895>. Acesso em 30 de março de 2020.
Bibliografia
  • ARGEL-DE-OLIVEIRA, Maria Martha; CURI, Nancy A; PASSERINI, Tatiana. Alimentação de um filhote de bem-te-vi, Pitangus sulphuratus (Linnaeus) (Passeriformes, Tyrannidae), em ambiente urbano. Rev. Bras. Zool., Curitiba , v. 15, n. 4, p. 1103-1109, Dec. 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81751998000400027&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 30 de março de 2020.
  • FÓRUM CRIADORES DE PÁSSAROS. O que fazer com filhote de Bem-te-vi. Disponível em: <https://www.criadoresdepassaros.com/t21080-o-que-fazer-com-filhote-de-bem-te-vi>. Acesso em 30 de março de 2020.
  • UNIVERSITY OF MICHIGAN. Museum of Zoology. Pitangus sulphuratusgreat kiskadee. Disponível em: <https://animaldiversity.org/site/accounts/information/Pitangus_sulphuratus.html>. Acesso em 30 de março de 2020.
  • WIKIAVES. Bem-te-vi. Disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/wiki/bem-te-vi>. Acesso em 30 de março de 2020.

Escrever comentário sobre Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

51 comentários
A sua avaliação:
Augusto
Gente me ajudem achei um filhote de bem-ti-vi
Ele está com a asa quebrada ele não come nada tentei dar banana e maçã para ele e ele nem abre o bico tô achando que ele vai morrer por favor me ajudem
Everson
Eu queria poder te ajudar, mas não sei. Eu também achei um filhote, alimentei ele com papinha e no terceiro dia dele aqui em casa morreu...é muito difícil dar o mesmo tratamento que os pais deles os dá. Tomara que você consiga, e caso não conseguir saiba que você é um grande homem de coração bom .
A sua avaliação:
Ueslei
Retiraram um ninho de um poste e havia 4 Bem ti vi estou dando papinha de pássaros mas não sei quantas vezes ao dia devo dar a papinha
Rafaela
É para você dar quatro vezes ao dia a papinha

A sua avaliação:
Julia
Oi estou com um bem ti vi ela fica chamando a mãe e melhor eu de vou ver para a mãe ou não. É elegal não come também ,preciso de ajuda por favor.
Editor umComo.com.br
Oi Julia, você seguiu as orientações do artigo?
A sua avaliação:
Ana
Achei um filhotinho a 3 dias estou cuidando dele se alimenta de ração,maçã e banana ,deve ter uns 20 dias mas ainda não vooa estava na calçada aqui de casa ,estou triste queria muito ficar com ele porem nao tenho tempo de cuidar dele ,tambem esta com a perninha machucada, liguei para o Instituto ambiental e levarei ele para la amanhã ,la estará a cuidado de veterinários e o órgão é competente para reabilitar e mandar ele novamente para sua casinha (natureza) passarinhos na jaula NÃO! se estiver com um bichinho doente ou abandonado procure pelo ibama ou instituto ambiental que ajudaram com cuidados necessários! S2 preservando Espécies! 🐦🐤🐥🐣😍
Marcelo
Estou com um bem ti vi deve ter de 10 a 15 dias de vida estou tentando dar papinha de passaros para ele se alimentar mas ele dificilmente consegue engolir e balança a cabeça onde joga fora um pouco da papinha e o mais estranho só dorme alguém pode me ajudar se já passou por uma situação parecida obrigado
Editor umComo.com.br
Marcelo, você precisa levar seu filhote no veterinário o mais rápido possível. Rápidas melhoras.
Rosângela
Oi a Achei um bem-te-vi na casa da minha mãe com um dia de vida a pele dele está ressecando não sei se é a lâmpada que eu coloquei na caixa preciso de ajuda
Editor umComo.com.br
Oi Rosângela, você seguiu as recomendações do artigo? Nessa idade eles são muito frágeis.
A sua avaliação:
Joyce Rodrigues
Então ele esta rejeitando todos os tipos de comida, tanto papinha quanto frutas. Mamao.. e benana..... E eu estou alimentando ele mesmo assim forçado. Mas parece que ele esta mexendo bem pouco as pernas. Fica só se arrastando pelo bico e nao esta andando mais, só se arrastando pelo bico. Me ajudem... por favor.. mandem email... eu mandarei fotos e videos dele.
Editor umComo.com.br
Oi Joyce, apenas o veterinário pode ajudar neste momento.
Ze
Da a ele um ticket refeição, vai ter liberdade p escolher
A sua avaliação:
Joyce Rodrigues
Eu encontrei um filhote de bem te vi no dia 07/10 e desde aí venho tratando dele. Sempre dou aquela papinha comprada na agropecuária que é só misturar na agua e aplicar pela seringa, ele sempre comeu bem, criou plumas super rápido, cresceu, porém agora ele esta rejeitando a papinha, desde ontem não quer mais comer papinha e só quer dormir. Estou dando uns pedacinhos de banana que coloco no bico dele e ele esta comendo, esta engolindo. O que eu faço?
Editor umComo.com.br
Oi Joyce! Sem ver o filhote, não podemos faze rum diagnóstico. Apenas um veterinário pode descobrir o que ele tem de errado e recomendar o tratamento adequado. Rápidas melhoras!
GISELE DE FÁTIMA ALVES GONÇALVES
Estou cuidando de um filhote de Bem ti vi e estão sempre aparecendo bolhas de ar nas costas eu furo mais sempre volta o que pode ser me ajude quwro salva-lo obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Gisele! Esse vídeo mostra o tratamento, caso seja esse o problema do seu filhote de bem-te-vi. https://www.youtube.com/watch?v=QhcuU0nMSVo
carlos alexandre acorsi
BOA TARDE, ACHEI UM FILHOTE DE BEM TE VI NO MATO

Como cuidar de filhote de Bem-te-vi
Imagem: WikiAves/Gustavo A. Oliveira
1 de 3
Como cuidar de filhote de Bem-te-vi

Voltar ao topo da página