PARTILHAR

Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?

Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?

Geralmente quando temos cachorros de estimação castramos o animal para evitar sermos pegos de surpresa com uma gravidez, principalmente quando nosso bichinho tem a liberdade de sair de casa sozinho, afinal, não sabemos o que eles fazem por aí. Entretanto, por vezes a gravidez da cadela é desejada seja porque queremos novos membros caninos na família ou para doação de filhotes. Se você tem uma cadela, deseja que ela engravide e quer saber quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar, esse artigo do umCOMO foi feito para você!

Também lhe pode interessar: Como saber se a cadela está no cio

Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar?

Cães são mamíferos, ou seja, animais que possuem glândulas mamárias que produzem leite para alimentar seus filhotes, assim como nós, seres humanos, gatos, bovinos etc. Assim como mulheres, cadelas também têm um período de sangramento pela vagina que comumente é confundido com menstruação, porém, os únicos animais capazes de menstruar além dos humanos são alguns primatas.

Cadelas não menstruam, o que acontece é que em vez desses animais passarem pelo ciclo menstrual, passam pelo ciclo estral, ciclo também comandado por mudanças hormonais que ocorre com a maioria dos mamíferos. Em seres humanos durante o período em que há sangramento a mulher está praticamente infértil, se desfazendo o óvulo não fecundado e também do endométrio velho, porém, em mamíferos que passam pelo ciclo estral o período de sangramento é justamente o que indica fertilidade, sendo o melhor dia para o cruzamento 2 dias após o cio, ou seja, o início do sangramento, nesse período a cadela está fértil e mais propícia a engravidar, esse período pode durar até 1 semana, então não espere mais do que isso.

Minha cachorra cruzou uma vez, será que engravidou?

Caso você queira que sua cadela engravide, preste bem atenção para se certificar de que ela está no período fértil. Se ela estiver e não tiver nenhum problema de fertilidade, quase com certeza engravidará de primeira. Em alguns casos a cadela acaba não sangrando mesmo no cio, entretanto existem outras formas de saber se ela está nesse período, a primeira é que a vagina da cadela fica inchada nesse período, o que pode ser facilmente visualizado, além disso, quando a cadela está no cio os cachorros machos ficarão rodeando-a, isso pode ser percebido até mesmo em um passeio pela rua, qualquer cachorro macho que passar perto dela irá agir diferente.

Minha cadela cruzou e continua sangrando, o que pode ser?

Após a relação sexual demora um tempo até que a fecundação seja efetivada, sendo assim, é possível que demore um tempo até que ela pare de sangrar. Outra possibilidade é que ela não tenha engravidado, visto que cães têm baixa contagem de esperma, o que diminui a possibilidade de gravidez. Caso você ache que sua cadela não engravidou de primeira, tente outra vez antes que esses 7 dias de fertilidade acabem.

Minha cachorra cruzou mas não grudou, a cadela só pega cria se grudar?

A resposta para essa pergunta é: sim, a cadela só pega cria se grudar. A reprodução dos cães acontece de forma um tanto estranha para nós, o pênis do cachorro macho penetra a cadela ainda flácido por possuir um ossinho que permite que isso aconteça, após, ele aumenta de dimensão já no interior da vagina da cadela. Os cães "grudam" durante uma relação sexual pois com o aumento das dimensões do pênis do cachorro é quase impossível removê-lo da vagina da cadela enquanto ainda estiver ereto, além disso sua ejaculação acontece por gotejamento e esse processo pode demorar até meia hora para ser terminado, sendo assim, se sua cadela cruzou e não "grudou" no macho, isso significa que não houve ejaculação e, consequentemente, não houve fecundação.

Se você se pergunta "minha cadela cruzou e não pegou cria, o que pode ser?" provavelmente foi justamente isso que aconteceu, houve um primeiro momento da relação sexual mas ela não foi finalizada, outra possibilidade é que a cadela não estava de fato no período fértil ou então ela pode ter más formações no sistema reprodutor, o que dificulta ou impossibilita a reprodução.

Como aumentar as chances de gravidez de cadelas: dicas

  • Escolha um parceiro de mesma raça ou então de tamanho próximo, caso a cadela vá cruzar com um macho muito maior ou muito menor a relação sexual será dificultada;
  • Preste muita atenção nos sinais físicos de que sua cadela de fato está no cio;
  • Caso sua cadela seja nervosa e não costume lidar muito bem com machos, não tente fazer com que a reprodução aconteça em sua casa, mas sim na casa do macho, isso porque cadelas que não lidam muito bem com machos costumam se incomodar com a presença deles em seu espaço;
  • Não force a relação, o ideal é que se deixe os dois animais sozinhos em um local calmo e esperar que tudo ocorra naturalmente.

Para mais dicas veja como fazer minha cachorra engravidar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Kiara
Gente, minha cadela ainda tá na fase da menstruação e cruzou, ela pode ficar grávida? Ou só engravida depois que parar de sangrar? É o primeiro cio dela, não queria que engravidasse :/
Marina Corrêa (Editor/a de umCOMO)
Olá Kiara, este artigo do site Perito Animal pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/dias-ferteis-de-uma-cadela-no-cio-21451.html. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
casimiro ilidiio
meu pastor belga tem ja 11 meses mas as orelhas continuam caidas porque será e oque devo fazer para levanta-las
A sua avaliação:
Cristina
Pessoal minha cadelinha cruzou e não ficou grudada em momento algum, até desisti de querer cruza-la e é a primeira e única cria que gostaria de tirar o cão era menor que ela eles brincaram durante uma hora eu junto o tempo todo... resumo eles não cruzaram (de ficar grudados) e três semanas depois a cachorrinha passando mal e nós achando que ela estava doente levamos ao Veterinário fizemos uma ecografia e para nossa surpresa ela está prenha quase tendo os bebês 🙀
A sua avaliação:
Cristina
Pessoal minha cadelinha cruzou e não ficou grudada em momento algum, até desisti de querer cruza-la e é a primeira e única cria que gostaria de tirar o cão era menor que ela eles brincaram durante uma hora eu junto o tempo todo... resumo eles não cruzaram (de ficar grudados) e três semanas depois a cachorrinha passando mal e nós achando que ela estava doente levamos ao Veterinário fizemos uma ecografia e para nossa surpresa ela está prenha quase tendo os bebês 🙀ENTÃO É POSSÍVEL ELAS ENGRAVIDAREM SEM FICAREM GRUDADAS SOU PRIVA DISSO. Minha cadelinha é um yorkshire de 5 anos.
A sua avaliação:
Camila.
Minha cachorra cruza com um cachorrinho da mesma raça só e mas alto um pouquinho maior q ela,mas são quase o mesmo tamanho será q tem algum problema
Prescylla Aguiar
Minha cachorra nao chegou a grudar, ela pode esta gravida?
beatryz
não eles tem que cruzar
Cristina
Sim... a minha ficou grávida
Erica
Olá tenho uma bodder collie tem 6 meses é o primeiro cio dela e por 1 minuto de discuido um vira lata pegou ela, nao chegaram ficar grudados muito tempo foi Questão de 5 min no máximo.sera que ela está prenha???? Me ajudem pfvor
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Erica! Como indicado no artigo, existem altas probabilidades de a sua cadela estar prenha.
Cintia
Tenho uma shith tzu, quando no cio, quantas vezes ela precisa cruzar no mesmo ciclo, para testificar q engravidou?
Elizana
Minha cadelinha e da raça lhasa apso estava no cio ela escapou um cachorro burrilher pegou ela eu separei a força durou cerca de dez minutos pra menos sera que ela engravidou? Pois ele é muito grande estou preocupada
maria antonia da rocha fernandesa da rocha fernandes
ola boa tarde,meu pet.ta com coseira,tem um remedio caseiro que nao prejudique,meu pet.pois to desempregada,nao tenho como levar no veterinario agora,mim ajude
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria Antonia! Antes de recomendar um tratamento, é necessário saber a causa da coceira, uma vez que cada tratamento depende da origem do sintoma. Você nota pulgas ou lesões na pele do cachorro? Rápidas melhoras!
Patrícia Oliveira Dos Santos
minha cachorrinha acabou de cruzar mais agora eu não quero que ela fique prenhe que faço
Editor umComo.com.br
Oi Patricia! Efetivamente existem algumas drogas abortivas que o seu médico veterinário pode administrar caso se confirme a gravidez. Porém, têm sempre efeitos secundários e por isso o mais aconselhado é a intervenção cirúrgica para o aborto, com esterilização. De qualquer forma, aconselhamos que visite o seu médico veterinário o quanto antes para que possa refletir e tomar uma decisão o mais rápido possível.
Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?
Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?

Voltar ao topo da página ↑