PARTILHAR

Quantas vezes um cão deve urinar por dia

Quantas vezes um cão deve urinar por dia
Imagem: doggoneright.ca

Embora o cachorro consiga segurar a vontade de fazer xixi, não é recomendado que ele fique muito tempo sem ir ao “banheiro”. Por isso, quem leva o seu animal para passear e fazer as suas necessidades deve proporcionar a ele esse momento mais de uma vez por dia ou dispor de um local em casa para ele o fazer. Veja quantas vezes um cão deve urinar por dia com as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Quantas vezes devo passear com meu cachorro
Passos a seguir:
1

Cada melhor amigo do homem pode ter as suas próprias manias e costumes. Porém, de forma geral, um cão deve urinar por dia a cada cinco ou oito horas. Isso significa que, em média, o cachorro precisa fazer as suas necessidades em torno de três a cinco vezes por dia. Dessa forma, quem tem o costume de levar o cão para passear quando ele precisa fazer xixi ou coco precisa ter uma rotina que englobe mais passeios por dia. Porém, também é possível preparar um “banheiro” dentro de casa para quando os passeios não forem feitos, sendo uma alternativa usar os jornais, os tapetes higiênicos ou as plataformas sanitárias.

Quantas vezes um cão deve urinar por dia - Passo 1
Imagem: shihtzubrasill.com.br
2

No caso dos filhotes, a necessidade é diferente e maior. Os cães novos sentem vontade de fazer xixi e coco com mais frequência. Da mesma forma, os cães idosos precisam ir ao banheiro mais vezes por dia, cerca de uma vez a cada quatro horas. Por isso, ao decidir ter um melhor amigo é importante pensar em como aliar as necessidades do cão à sua rotina, para que ambos fiquem satisfeitos. Quem permanece em casa por mais tempo consegue organizar o seu dia para que o cão vá ao banheiro ao ar livre quando precisar, sendo que mesmo assim, é necessária uma rotina, com horários de passeio.

3

Quem tem um animal e permanece o dia fora pode sair com o seu cão de manhã cedo e ao final do dia, horários esses que são, inclusive, os melhores para passear com o animal, inclusive, no verão, já que as temperaturas estão mais amenas. Mas os cuidadores que ficam fora de casa por mais de oito horas devem ter uma alternativa de banheiro para o cão ir ao longo do dia. Caso contrário, segurar por muito tempo o xixi pode prejudicar o seu sistema urinário, facilitando os casos de cistite e mesmo aumentando o desenvolvimento de outros problemas renais.

Quantas vezes um cão deve urinar por dia - Passo 3
Imagem: safebee.com
4

Os cachorros podem segurar o xixi também por não terem o costume de fazer as suas necessidades dentro de casa. Por isso, quando o pet está acostumado a ir para a rua fazer xixi, mas por algum motivo o seu cuidador não pode sair com ele para o passeio no horário comum é necessário fazer com que ele entenda que terá que usar métodos alternativos. Quem tem o tapete higiênico ou a plataforma sanitária pode borrifar um pouco da urina do próprio animal no local e colocar junto à porta. Mesmo cachorros mais velhos podem se acostumar às novas condições. Além de evitar que o pet segure o xixi, essa medida vai evitar que ele faça as suas necessidades em locais que não sejam os indicados.

Para ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo, confira as dicas do artigo como ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no jornal.

5

Aproveite e confira também estes artigos que poderão ser úteis para você:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas vezes um cão deve urinar por dia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Kátia
Minha cadela tem 1 ano e meio e fica no quintal. Ela faz xixi o dia todo! O quintal tem que ser lavado 4 vezes ao dia no minimo. Pela manhã tem no minimo 3 poças de xixi no chão e durante o dia faz mais várias vezes! Meu pai reclama muito que o quintal fica com cheiro ruim durante a tarde, mas eu trabalho fora e por conta disso só lavo pela manhã e a noite. Ele diz que o xixi dela é excessivo. Será que ela tem algum problema?
Editor umComo.com.br
Oi Katia! Se ela fica todo o dia no quintal é normal que você encontre muitas poças de xixi. Se o comportamento dela estiver normal, ela beber e comer normalmente e não existirem alterações nas fezes e urina nem sinais de dor, você não precisa de se preocupar. De qualquer forma, apenas uma revisão no médico veterinário pode dar certezas de que tudo está bem com ela, pois sem analisarmos fisicamente a sua cadela não podemos opinar sobre o estado de saúde dela.
Valéria
Mudei pra apartamento e não consegui adaptar meus dois cães para fazer as necessidades no banheiro. Só o macho, a fêmea não. Então levo eles de manhã quando acordo e a noite depois da janta. Fico preocupada com medo deles desenvolverem algum problema por ficar segurando
Renato
Olá, tenho uma Cocker Spaniel, ela sofreu de cistite na bexiga. Por acaso isso tem haver pelo fato dela dormir à noite fechada na garagem? Eu solto por volta das 23 horas para que ela faça xixi e depois apenas as 06 da manhã eu a deixo solta normalmente. Ela não urina nesse período. Att. Renato.
Editor umComo.com.br
Oi Renato! Se ela apenas está fechada durante a noite e sendo esse o único período no qual não tem possibilidade de urinar, não deverá ter sido essa a causa do problema.
Quantas vezes um cão deve urinar por dia
Imagem: doggoneright.ca
Imagem: shihtzubrasill.com.br
Imagem: safebee.com
1 de 3
Quantas vezes um cão deve urinar por dia

Voltar ao topo da página ↑