Acerca de los animales del desierto

Como saber quantos camelos eu valho

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. Atualizado: 16 maio 2023
Como saber quantos camelos eu valho

Se você já se perguntou "como saber quantos camelos eu valho", é provável que tenha se deparado com essa questão após ter navegado por um quiz que se tornou viral no TikTok em 2020. A brincadeira, reunida na plataforma através da hashtag #camelcalculator, é baseada em um site chamado Camel Calculator. A página funciona como uma espécie de calculadora que faz a conta de quantos camelos uma pessoa vale a partir de características e atributos físicos como cor dos olhos e do cabelo, altura, peso, entre outros.

E aqui, vale ressaltar: a ideia do jogo é simular hipoteticamente por quantos camelos uma pessoa poderia ser trocada, "vendida" ou "comprada". É um jogo baseado em práticas antigas de casamentos arranjados no Oriente Médio. E é exatamente por isso que a brincadeira se tornou problemática, já que ela não abre margem para explicações sobre o contexto cultural dessa prática e suas repercussões negativas. Hoje, nós do umCOMO vamos te explicar tudo que está por trás do jogo e por que tanta polêmica se criou ao redor dele. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: Quanto pesa um elefante

Índice

  1. Como saber quantos camelos eu valho usando Camel Calculator
  2. Qual o problema deste jogo?
  3. Quanto custa um camelo?
  4. Competição de beleza de camelos

Como saber quantos camelos eu valho usando Camel Calculator

Camel Calculator nada mais é do que o site que responde à pergunta quantos camelos eu valeria se fosse ser comprado(a) ou vendido(a). No primeiro acesso, o site questiona ao usuário se ele está querendo descobrir quantos camelos valeriam seu namorado ou namorada.

Através dessa resposta, é solicitado que ele insira várias informações sobre a aparência física do seu/sua parceiro(a), como idade, altura, cor do cabelo, cor dos olhos, tamanho dos seios, formato do corpo, entre vários outros atributos.

Depois de inserir todas essas informações, o site retorna ao usuário com um número de camelos, que representa por quantos animais uma pessoa com aquelas características físicas poderia ser trocada. De acordo com reportagem publicada pelo jornal The Northern Echo, o criador da página, Thomas Klaiber, alega que seu objetivo com o site era apenas se divertir entre amigos. Afinal, o resultado pode ser interpretado da seguinte forma: quanto mais camelos você tirar, mais bonito(a) você é. Segundo ele, a ideia nunca foi se tornar viral nas redes sociais.

Mas durante o período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 em 2020, muitas pessoas começaram a acessar o site depois que ele começou a bombar no TikTok, a rede social de vídeos curtos que se tornou tendência nos últimos anos. É por isso que a pergunta "como saber quantos camelos eu valho" tem se tornado cada vez mais popular.

Como saber quantos camelos o meu/minha namorado/a vale

Se você quer saber essa resposta apenas para se divertir, você pode acessar o website e fazer o teste. Mas é importante lembrar que de acordo com o próprio criador da página, o resultado do teste privilegia as pessoas que se encaixam nos padrões de beleza mais comuns. Por isso, pessoas com essas características teriam como resultado um número de camelos mais alto. Sendo assim, é importante se lembrar que se for usar o quiz, não leve o número final muito a sério, ok?

Leia também: 70 perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais

Qual o problema deste jogo?

Desde que se tornou viral, o Camel Calculator vem recebendo críticas massivas de estudiosos e acadêmicos nas áreas de relações de gênero e cultura. Isso porque todo o background por trás da ideia de trocar o parceiro(a) por camelos está no costume histórico de que o homem que quisesse casar com uma mulher deveria pagar um preço - o dote - à família dela. Em países desérticos da África e do Oriente Médio, habitats naturais da espécie, esse preço poderia ser pago em camelos. Afinal, eles são animais extremamente caros e associados à riqueza e abundância.

A problemática levantada a respeito do quiz é que ele reforça essa ideia ultrapassada e sexista de que as mulheres seriam objetos que poderiam ser comprados. Além disso, o jogo também reforça padrões de beleza problemáticos que podem afetar a saúde mental de crianças, adolescentes e até mesmo adultos, que passam a se achar menos bonitos do que outros que receberam mais camelos no resultado do teste.

Especialistas apontam ainda que o quiz, apesar de ter sido criado como uma brincadeira, também reforça um discurso xenofóbico de que países em que camelos são mais comuns - em geral, nações de maioria árabe - ainda estariam perpetuando a tradição de fazer casamentos arranjados e transacionais. Por mais que essa realmente ainda seja a realidade em muitos lugares, generalizar dessa maneira traz inúmeros malefícios à forma como essas culturas são vistas pela opinião pública.

Você também pode se interessar por: Respeito à mulher: ações parsa desenvolvê-lo

Quanto custa um camelo?

Se pesquisou como saber quantos camelos eu valho, pode ser que você na verdade queira saber qual é o preço de um camelo. Afinal, não é a toa que esse animal foi culturalmente oferecido como dotes em casamentos arranjados em alguns países. O custo de adquirir e cuidar de um camelo é altíssimo, e é por isso que ainda hoje a espécie está associada a status social, riqueza e ostentação.

O valor de um camelo começa em torno de 5 mil dólares e pode facilmente chegar aos 25 mil. Camelos usados em corridas tendem a ser mais caros. Há registros de camelos que foram comprados por até 50 milhões de dólares. Além do próprio preço de adquirir o camelo em si, os custos com alimentação, consultas veterinárias e infraestrutura adequada para transportar os animais da maneira correta também são elevadíssimos.

Competição de beleza de camelos

Quando se trata desses animais tão fascinantes, outro tópico que pode chamar atenção é a competição de beleza de camelos. Essa é uma prática comum na Arábia Saudita, onde os criadores de camelos podem inscrever seus animais para participar de concursos que avaliam quão belos e bem cuidados eles são. O concurso mais popular - o chamado Festival do Camelo Rei Abdulaziz premia o ganhador com milhões de reais em dinheiro.

Os concursos também funcionam através das apostas - assim como em uma típica corrida de cavalos, os participantes podem apostar nos camelos que acham que tem mais chance de ganhar o concurso de beleza. Além do prêmio em dinheiro, o título de vencedor do concurso também faz com que os donos dos camelos premiados possam vender os animais posteriormente a preços ainda mais elevados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber quantos camelos eu valho, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Bibliografia
  • THE NORTHERN ECO. This site lets you see how many camels you're worth - and why that's bad. Disponível em: <https://www.thenorthernecho.co.uk/news/18797414.site-lets-see-many-camels-worth---bad/> Acesso em: 20 de junho de 2022
  • THE SUN. Bizarre "How many camels is your girlfriend worth" quiz goes viral on TikTok. Disponível em: <https://www.thesun.co.uk/fabulous/12908103/tiktok-trend-camels-girlfriend-worth-quiz-viral/> Acesso em: 22 de junho de 2022
  • MONSTERS & CRITICS. How many camels am I worth? TikTok users worry over camel calculator in latest trend. Disponível em: <https://www.monstersandcritics.com/trending/how-many-camels-am-i-worth-tiktok-users-worry-over-camel-calculator-in-latest-trend/> Acesso em: 22 de junho de 2022
  • CAMEL CALCULATOR. Disponível em: <https://kamelrechner.eu/en> Acesso em: 20 de junho de 2022
  • CNN BRASIL. Camelos com botox são desclassificados de concurso de beleza na Arábia Saudita. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/camelos-com-botox-sao-desclassificados-de-concurso-de-beleza-na-arabia-saudita/> Acesso em: 22 de junho de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como saber quantos camelos eu valho