Comportamento do gato

Como fazer que o meu gato seja mais carinhoso

Como fazer que o meu gato seja mais carinhoso

Os gatos são muito diferentes dos cachorros e, embora no geral sejam muito amigáveis, nem sempre são carinhosos como os seus donos. De seguida, mostramos-lhe as chaves para conseguir que um gato seja carinhoso com adultos e crianças. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como fazer que o seu gato seja mais carinhoso.

Também lhe pode interessar: Como fazer o seu gato dormir na caminha

Passos a seguir:

1

Antes de adotar o seu gato, recomendamos-lhe que escolha entre aquelas raças de gatos que são mais carinhosas pois, além da aparência física e dos cuidados que requerem, as raças de gatos influenciam a sua personalidade. Do mesmo modo, adotar um gato bebê poderá tornar mais simples o processo de adaptação, uma vez que educar um gato adulto é quase impossível.

2

Quando um gato chega a um sítio novo necessita de alguns dias de adaptação, normalmente escondem-se debaixo da cama ou por baixo dos móveis, evitam o contato com as pessoas, espantam-se ao ouvir barulhos fortes e temos que forçá-los um pouco a sair do seu esconderijo. Procure não forçar o seu gatinho para sair, aproxime-se lentamente falando-lhe com voz doce e suave, deixe que cheire a sua mão antes de tocar nele para que o reconheça e saiba que não lhe fará mal. Logo, de seguida deixará acariciá-lo suavemente e começará então o processo de educação.

Como fazer que o meu gato seja mais carinhoso - Passo 2
Imagem: olhar-43.net
3

O gato ganha confiança no momento em que reconhece o seu nome. Enquanto come ou descansa acaricie-o repetindo constantemente o seu nome para que o associe a uma boa experiência e se acostume a ele. Tenha paciência, o gatinho pode demorar até um mês para reconhecer o seu nome.

4

Outra forma de fazer com que o seu gato seja mais carinhoso é brincar com ele, mesmo que seja adulto. Passe com um pedaço de fio, uma bola pequena ou um brinquedo que possa mover em frente a ele, atraia a sua atenção e isso irá servir para marcar limites, uma vez que os gatos emocionam-se e são brutos quando brincam, arranhando ou mordendo. Nesses momentos é quando deverá corrigi-los para que aprendam e meçam os seus impulsos ao brincar.

Como fazer que o meu gato seja mais carinhoso - Passo 4
Imagem: ultradownloads.com.br
5

Ao contrário dos cachorros, que procuram estar com os seus donos, com os gatos tem de os procurar, acariciar, não os deixar sozinhos, tê-los ao lado para os mimar durante os tempos livres. Com estas atitudes, o gato será quem irá procurar o seu dono para dar e receber carinho.

Como fazer que o meu gato seja mais carinhoso - Passo 5
Imagem: amigosbichos.com.br
6

Se deixar o seu gato abandonado, ele irá tornar-se frio, egoísta e nada afetuoso. Os gatos respondem perante o tratamento que as pessoas lhes dão. Do mesmo modo, é preferível não bater nele para corrigir o seu comportamento, em vez disso, utilize uma voz forte e faça ruídos para eles se assustarem, será mais eficaz. Por exemplo, diga forte a palavra "NÃO" e jogue um objeto que não magoe, pois pode ajudar a que o gato deixe de arranhar os móveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer que o meu gato seja mais carinhoso, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
jessica da silva ferreira
como acostumar meu gato adulto a ficar no mesmo ambiente com outros gatos que ainda sejam filhotes? e como ser menos agressivo?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jessica! Nestes artigos encontrará dicas para apresentar dois gatos e para ele ser menos agressivo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-apresentar-dois-gatos-17911.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-com-que-o-meu-gato-seja-menos-agressivo-4702.html Espero que sejam de ajuda! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Katia
Adotamos um gatinho há nove meses. Ela chegou bebezinha, miava muito, era desconfiada, com o tempo foi se acostumando. Teve a época da ¨adolescência¨ , mostrava a rebelde mordendo ou arranhando . Quando fazia isso eu pegava ela pela pele do pescoço igual faz a gata mãe (não dói) que ela fica quietinha, aí ela se aclamava. Esse mês é aniversário de 1 ano! Ela se tornou muuuito carinhosa. Me segue pela casa toda, vem e dorme no colo, à noite dorme nos nossos pés, sempre responde com um miado quando chamamos ela pelo nome, às vezes vira a barriga para cima para receber carinho. Amoo essa bolinha de pêlo
Ana Lúcia
Olá! Meu nome é Ana, eu tenho uma gata de 2 anos, ela não é nada carinhosa, morde todos da casa não aceita carinhos. Tenho ela desde bebê. Meu filho colocava meias mas mãos para agüentar os arranhões dela nas brincadeiras brutas, e batia quando ela mordia do nada. Hj ela não grungunha, quase não mia e como falei não aceita carinhos. Tem algo que possamos fazer pra contornar isso? Obrigada!
Edna Lopes Pimenta
concordo plenamente com o artigo ,por experiencia propria, que devemos chamar o gatinho pelo nome. Adoro quando chamo meus gatinhos Eric, Felipe, Pietro e Pirulito e eles atendem na hora. Cada um sabe seu nome .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Edna, muito obrigada pelo seu comentário e boa sorte com seus gatinhos! ;)
Bianca
Procura a Isa gateira ela tem canal no YouTube e no Instagram, ela faz consultoria comportamental
Imagem: olhar-43.net
Imagem: ultradownloads.com.br
Imagem: amigosbichos.com.br
1 de 4
Como fazer que o meu gato seja mais carinhoso