Comportamento do gato

Por que meu gato fica com a língua de fora

Por que meu gato fica com a língua de fora

Vive com um gato? Então de certeza que, às vezes, presta atenção nele e vê que está deitado de forma muito relaxada sobre o solo mas com a língua meio de fora... por que ele faz isto? Se estiver acostumado a ver o seu animal nesta posição saiba que pode ter mais significados do que imagina, por isso, neste artigo de umComo, vamos revelar os principais motivos pelos quais o seu felino pode estar com a língua de fora. Continue lendo e poderá saber, de uma vez por todas, por que o seu gato fica com a língua de fora.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato baba muito

Índice

  1. Porque está relaxado
  2. Pode ser que esteja nervoso ou preocupado
  3. Está sofrendo de alguma doença
  4. Os seus dentes estão nascendo

Porque está relaxado

Como talvez já imaginasse, um dos principais motivos para um gato ficar com a língua de fora é porque está relaxado, tranquilo e em um momento de máximo prazer. Costuma fazer isso principalmente quando está profundamente adormecido e, então, relaxa a mandíbula deixando que a língua escape para fora da boca.

É um hábito normal que indica que está muito tranquilo em sua casa com você e, portanto, não tem que se preocupar. Seu relaxamento é tanto que pode estar deitado horas com a língua de fora e, inclusive, pode acordar sem perceber isso. Também é possível que quando esteja ronronando ou se esfregando em sua perna a língua também coloque a língua de fora e isso apenas demonstra que está relaxado e tranquilo.

Neste outro artigo explicamos para você por que os gatos ronronam.

Por que meu gato fica com a língua de fora - Porque está relaxado

Pode ser que esteja nervoso ou preocupado

Mas se seu gato colocar a língua de fora em outros momentos do dia, sem estar relaxado, então o significado deste gesto pode ser outro muito diferente. Por exemplo, se estiver olhando fixamente pela janela com a língua de fora não é que esteja tranquilo olhando a paisagem; pode estar indicando que se encontra um pouco nervoso e que não está totalmente seguro. Há algo no animal que está causando inquietude e, portanto, é recomendável que esteja vigiando ele e siga algumas técnicas de relaxamento.

Alguns dos métodos ideais para relaxar um gato é que brinque com ele, pegue seu brinquedo favorito e esteja alguns minutos com ele a brincar; também pode optar por escová-lo com sua escova especial pois, além de tirar o excesso de pelo e reduzir a presença de bolas de pelo no estômago, o animal ficará mais tranquilo e viverá um momento de conforto.

Por que meu gato fica com a língua de fora - Pode ser que esteja nervoso ou preocupado

Está sofrendo de alguma doença

Outro motivo que pode ajudar você a entender por que seu gato fica com a língua de fora é que esteja sofrendo alguma alteração na sua saúde. Ter a língua de fora pode ser um sinal de que está com dificuldades para respirar, de que sente dor na boca ou que está um pouco alterado, por isso, em umComo recomendamos que observe seus hábitos e preste atenção para saber se há algo fora do comum: come normalmente? Descansa nas horas de sempre? Está carinhoso? Avalie seu comportamento e se detectar alguma anomalia vá ao veterinário pois é provável que, com esse gesto, o animal esteja indicando que não se encontra muito bem.

São vários os motivos de saúde que podem fazer com que o seu gato fique com a língua para fora como, por exemplo, que tenha uma úlcera ou ferida no interior da boca ou na própria língua e que queira arejá-la para acalmar as dores. Mas se vir que ele baba e que sente pouco apetite ou vontade de beber então pode ser uma situação um pouco mais grave como, por exemplo, um transtorno neurológico.

Em qualquer um dos dois casos, o melhor é consultar um veterinário para examinar a boca do animal e detectar se há alguma ferida ou objeto causando dor ou, em caso negativo, terá que realizar alguns exames para determinar o que é que está ocorrendo.

Por que meu gato fica com a língua de fora - Está sofrendo de alguma doença

Os seus dentes estão nascendo

E, por último, outro motivo que pode fazer com que um gato fique com a língua de fora é ser um filhote e seus dentes estarem nascendo. Assim como um bebê quando aparecem os primeiros dentes de leite e passa o dia mordendo ou com dores nas gengivas, acontece o mesmo com os gatos, que sentem dores fortes, por isso além de morder é provável que acabem colocando a língua de fora para acalmar a dor e relaxar.

Esta situação acontece principalmente quando estão nascendo os dentes da frente do gato, então o animal colocará a língua também para tocar a zona e sentir um pouco de calma; também pode ser que seja para morder levemente e acalmar a dor dos dentes nascendo.

Por que meu gato fica com a língua de fora - Os seus dentes estão nascendo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato fica com a língua de fora, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
filhote
BUNTINHO UDICUTICUTICUTICUTI :3
Gabriel
Porque meu gato ficou a noite enteita com a ponta da língua para fora
A sua avaliação:
OLIMPIA RACHEL CESAR BRANCO
MESMO QUE A GATA NÃO TENHA TIDO NEM UM CIO POSSO VACINAR PARA ELA NÃO ENTRAR NO CIO?
Jéssica
Sou estudante de medicina veterinária e te peço que POR FAVOR, não vacine sua gata. Essas vacinas são grandes responsáveis por tumores em cães e gatos. Por mais que seja um pouco mais caro, a castração sempre será a melhor opção, pois ela não entrará mais no cio, não terá filhotes, haverá redução do aparecimento de algumas doenças e ela ficará mais tranquila e em casa, assim tendo menos chances de sair na rua e acontecer acidentes.
1 de 5
Por que meu gato fica com a língua de fora