Partilhar
Partilhar em:

Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães

Avaliação: 4,7 (239 votos)
29 comentários
141 vezes partilhado

Diagnosticaram dermatite em seu cão? Certamente que a maior parte do dia está se coçando e fazendo feridas no corpo porque esta doença de pele provoca muitos pruridos e irritações. Muitas vezes a dermatite atópica pode ser confundida com eczemas, já que os sintomas são similares, mas a doença deve ser tratada com cuidado para que seu pet não se machuque cada vez que se coce. Neste artigo de umComo damos a você os remédios caseiros para a dermatite atópica em cães que conseguirão aliviar o prurido e que o animal se coce menos. No entanto, é aconselhável que visite o veterinário para que indique a você como proceder para curar seu animal.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a diarreia em cães

Dermatite atópica em cães

Você deve saber que esta doença da pele é mais comum nos cães que nos gatos. Quando um cão tem dermatite verá como aparecem em sua pele manchas avermelhadas e não pode evitar coçar estas zonas; o excesso com que se coça faz com que o animal possa chegar a se ferir e machucar. As causas da dermatite canina podem proceder de diferentes focos como, por exemplo, que o animal seja hipersensível a alguns alimentos ou que seja uma reação alérgica a agentes externos.

Por norma, a dermatite aparece na pele de cães jovens durante seu primeiro e terceiro ano de vida. Ao poder estar relacionada com alergias, o mais habitual é que apareçam os sintomas em seu cão em algumas épocas do ano, quando tenham fatores que produzam esta reação alérgica no cachorro. Entre todas as raças de cães que existem, as que são mais propensas a sofrer dermatite atópica são:

  • White Terrier
  • Boxer
  • Labrador
  • Dálmata
  • Pastor Alemão
  • Shar Pei
  • Bulldog Francês

Neste artigo de umComo contamos a você como saber se seu cão tem dermatite e neste outro damos as dicas para que saiba como tratar a dermatite em seu cão, além de aplicar estes remédios naturais que explicamos a seguir.

Dermatite atópica em cães

Tratar a dermatite canina com aveia

A aveia é um ingrediente natural que tem muitas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, por isso é ideal para elaborar com ela um remédio caseiro para a dermatite dos cães. Fazer um banho de aveia pode ajudar o seu animal a se sentir mais aliviado e que a coceira e o prurido se reduzam consideravelmente. A estes banhos mistura-se bicarbonato de sódio, já que contribui para desinfetar a pele, atuando como um esfoliante natural e hidratando-a.

Para fazer este remédio precisará de:

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • 2 xícaras de aveia natural
  • 3 xícaras de água

Estas quantidades são para um cão de tamanho médio, se tiver uma raça pequena, pode dividir as porções, e se tiver uma grande, pode dobrá-las. O primeiro que tem que fazer para preparar este remédio caseiro é misturar a aveia natural em um liquidificador até obter um pó fino; depois, terá que misturá-la com o bicarbonato e a água e reservar.

Agora tem que dar banho ao cão em água morna (sobretudo tente que não esteja quente, pois não é boa para as irritações) e enxágue bem. Sobre o pelo molhado terá que aplicar o remédio que preparamos separando o pelo por seções; concentre-se principalmente nas zonas que estejam mais avermelhadas para assim amenizar a sensação de coceira. Deixe este tratamento agir sobre o cachorro durante 15 minutos e depois enxágue com água fria ou morna.

Se repetir este procedimento duas vezes por semana conseguirá que o cão se sinta melhor e a irritação e secura da pele diminuam.

Tratar a dermatite com tomilho

O tomilho também é uma planta natural que tem propriedades antissépticas que conseguem tratar os problemas da pele e, também, a dermatite. Por isso, se seu cão sofre desta doença, uma boa ideia é preparar um remédio com tomilho e conseguir que o prurido alivie e a vermelhidão melhore.

Para fazê-lo, precisará colocar para ferver um pouco de tomilho em um litro de água e deixar cozinhar durante uns 10 minutos; depois terá que deixar esta infusão esfriar (sobretudo, nunca a aplique quando estiver quente, pois poderia piorar a pele de seu cão). Para aplicar sobre o cão seguiremos o procedimento que já explicamos no ponto anterior, ou seja, temos que lavar o animal e quando estiver enxaguado e com o pelo úmido teremos que aplicar a infusão, principalmente nas zonas mais afetadas.

Repita este procedimento 2 ou 3 vezes por semana e verá como a pele do cão começa a melhorar e já não se coça com tanta insistência.

Tratar a dermatite com tomilho

Remédio com óleo essencial de lavanda

Os óleos essenciais são produtos que conseguem hidratar profundamente a pele, por isso, também se aconselham para tratar a dermatite atópica e aliviar, assim, a irritação e as feridas que tenham sido provocadas. O óleo de lavanda é uma boa opção porque atua como um antisséptico e anti-inflamatório natural ajudando a aliviar esta doença cutânea e a melhorar a pele de seu cão.

Para conseguir este remédio caseiro para a dermatite canina terá que misturar óleo vegetal com óleo de lavanda e esquentar a mistura; uma vez morna, terá que a aplicar na raiz do pelo de seu cão, separando zona por zona, e reforçando nas partes mais afetadas pelo problema. Não enxágue seu cão, deixe este óleo essencial agir durante várias horas e depois lave com um sabão com ph neutro.

Repita este processo duas vezes por semana e aos poucos verá como seu cão se coça menos e a dermatite começa a desaparecer.

Remédio com óleo essencial de lavanda

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário caso apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Relacionados
Comentários (29)

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães

Muito útil
29 comentários
ANA MARCIA SOUSA
Sua avaliação:
Tenho um Shitzu e estou já esgotada com tantos gastos.... me ajude ele tem dermatite e nada ameniza as coceiras não deixo o pelo crescer,por que ele sente muito calor e está se ferindo com as coceiras ...
mozart
Sua avaliação:
interessante o site
Sara Viega
Oi Mozart! Que bom saber que o nosso site foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
antonio miguel
Sua avaliação:
tenho um poodle branco de 1 ano a pouco tempo ele começou com uma coceira que coça ate se ferir ja dei varios medicamento mais nada faz ele para de cocar para , ultimamente coça ate se ferir. me ajudem a resolver esse poblema com meu toto por favor fico com muita pena dele
Sara Viega
Oi Antonio! É muito importante verificar primeiro se o seu cachorro não está com carrapatos ou pulgas. Às vezes mesmo que ele tenha apenas uma pulga pode causar toda essa coceira, pois pode ter alergia à picada da pulga. Descubra outras causas para o seu cachorro se estar coçando tanto aqui: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-para-de-se-cocar-o-que-pode-ser-21246.html
arismar
Sua avaliação:
caindo muito pelo e ta com umas feridinhas.
francisca das flores gonsalves
Sua avaliação:
o que fazer meu caozinho nao sara de coceira eu nao aquento mais de da remedio a ela so para comeca tudo de novo
elisangela
Sua avaliação:
Olá Sara, meu p00dle esta com muitas pulgas dei banho em todos caes com colosso e pulverizei a casa toda e quintal. Não estou conseguindo acabar com a dermatite q deu na pele dele, vou tentar tbm está dica caseira quem sabe eu tenha um melhor resultado e amenize a coceira dele q o deixa desesperado.
Sara Viega
Oi Elisangela! Espero que resulte, mas se não seria bom levá-lo ao veterinário e seguir suas indicações. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras do seu poodle!
Nei
Use o remedio CONVENIA..
andrea
Usei óleo essência de meleleuca ou mande manipular um creme de óleo essência de melaleuca, que é antibiótico e anti-inflamatório e ainda é antisséptico
fatima
Sua avaliação:
esse cha de tomilho pode ficar no cao ou tenho que tirar depois
Sara Viega
Oi Fatima! Depois de aplicar não precisa enxaguar, pois essa infusão não é prejudicial para o cão. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
terezinha de l silva
Sua avaliação:
tenho duas cadela rotyvalle esta com quatro meses so que uma delas de pavirose dei o suco de qiabo so que a gora ta caindo seu pelo e deu uma caspa branca no seu couro cabeludo que eu faco ja dei banho com sabao de coco a raçao e otima colidade rotdogue pode mim ajudar por favor oa noite
Raquel
Sua avaliação:
Umas dicas que me deram é dar banho 3 vezes por semana e secar com secador, mas cuidado com a temperatura. E tem um talco que ajuda no cheiro ruim, se chama Granado, é talco de chulé mesmo, mas é anti fungo. Não cura, mas ajuda um pouco nas irritações da pele. Se alguem souber de algo mais que ajuda, me avisem.
Sara Viega
Oi Raquel! Muito obrigada por partilhar esse método conosco, valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
Camila
Sua avaliação:
Tenho um poodle de 2 anos, e está com muita coceira tambem! A veterinária nos passou remedios e o shampoo hexadene e não adianta. Qual dessas receitas seria a melhor para passar nele? Ele tem muita coceira e a pele vermelha.

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
1 de 4