Partilhar
Partilhar em:

Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães

Diagnosticaram dermatite em seu cão? Certamente que a maior parte do dia está se coçando e fazendo feridas no corpo porque esta doença de pele provoca muitos pruridos e irritações. Muitas vezes a dermatite atópica pode ser confundida com eczemas, já que os sintomas são similares, mas a doença deve ser tratada com cuidado para que seu pet não se machuque cada vez que se coce. Neste artigo de umComo damos a você os remédios caseiros para a dermatite atópica em cães que conseguirão aliviar o prurido e que o animal se coce menos. No entanto, é aconselhável que visite o veterinário para que indique a você como proceder para curar seu animal.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a diarreia em cães

Dermatite atópica em cães

A atopia se define como uma predisposição genética para desenvolver alergias a fatores externos ou ambientais e pode afetar animais humanos e animais não humanos. No cachorro, este problema surge como uma inflamação de pele pruriginosa e chamada de dermatite atópica canina. Este problema é uma reação alérgica a algum ou vários alérgenos presentes no ambiente.

Quando um cachorro tem esta doença, você vai observar inflamação da pele dele e verá como aparecem manchas avermelhadas porque o cachorro tem muita coceira e arranha as zonas inflamadas.

As regiões do corpo do cachorro geralmente mais afetadas são:

  • Face
  • Lábios
  • Olhos
  • Extremidades
  • Axilas
  • Virilhas
  • Períneo
  • Barriga

Como o cachorro tem inflamação na pele, ele fica exposto a outras infecções que agravam a saúde dele, como por exemplo a piodermite (caracterizada por um mau cheiro do cachorro).

Como o cachorro tem muita coceira, ele está muito desconfortável e isso pode se tornar agressivo e pode até deixar de comer.

Esta doença tem uma forte componente genética. Apesar de ainda não se saber a origem exata desta doença, segundo vários estudos, não existem dúvidas de que certas sensibilidades são transmitidas à descendência. É por essa razão que animais com este problema não devem ser reproduzidos.

Por norma, a dermatite aparece na pele de cães jovens durante seu primeiro e terceiro ano de vida. Ao poder estar relacionada com alergias, o mais habitual é que apareçam os sintomas em seu cão em algumas épocas do ano, quando tenham fatores que produzam esta reação alérgica no cachorro. Entre todas as raças de cães que existem, as que são mais propensas a sofrer dermatite atópica são:

  • American Staffordshire Terrier
  • Boston Terrier
  • Boxer
  • Bull Terrier
  • Cairn Terrier
  • Cavalier King Charles
  • Dálmata
  • Bulldog inglês
  • Bulldog francês
  • Fox Terrier
  • Pastor Alemão
  • Golden Retriever
  • Jack Russell Terrier
  • Labrador Retriever
  • Lhasa Apso
  • Pug
  • Schnauzer
  • Scottish Terrier
  • Setters
  • Shar Pei
  • Shih Tzu
  • West Highland White Terrier

Se você tem uma destas raças, não precisa ficar em pânico! Nem todos os cães vão apresentar este problema, simplesmente têm mais probabilidades de que isso aconteça. É importante que você saiba detectar rapidamente os sinais de dermatite atópica para ir rapidamente com o cachorro no veterinário se algum sinal aparecer.

Neste artigo de umComo contamos a você como saber se seu cão tem dermatite e neste outro damos as dicas para que saiba como tratar a dermatite em seu cão, além de aplicar estes remédios naturais que explicamos a seguir.

Fonte: australindvet.com.au

Tratamento caseiro da dermatite canina com aveia

A aveia é um ingrediente natural que tem muitas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, por isso é ideal para elaborar com ela um remédio caseiro para a dermatite dos cães. Fazer um banho de aveia pode ajudar o seu animal a se sentir mais aliviado e que a coceira e o prurido se reduzam consideravelmente. A estes banhos mistura-se bicarbonato de sódio, já que contribui para desinfetar a pele, atuando como um esfoliante natural e hidratando-a.

Para fazer este remédio precisará de:

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • 2 xícaras de aveia natural
  • 3 xícaras de água

Estas quantidades são para um cão de tamanho médio, se tiver uma raça pequena, pode dividir as porções, e se tiver uma grande, pode dobrá-las. O primeiro que tem que fazer para preparar este remédio caseiro é misturar a aveia natural em um liquidificador até obter um pó fino; depois, terá que misturá-la com o bicarbonato e a água e reservar.

Agora tem que dar banho ao cão em água morna (sobretudo tente que não esteja quente, pois não é boa para as irritações) e enxágue bem. Sobre o pelo molhado terá que aplicar o remédio que preparamos separando o pelo por seções; concentre-se principalmente nas zonas que estejam mais avermelhadas para assim amenizar a sensação de coceira. Deixe este tratamento agir sobre o cachorro durante 15 minutos e depois enxágue com água fria ou morna.

Se repetir este tratamento natural para dermatite atópica duas vezes por semana conseguirá que o cão se sinta melhor e a irritação e secura da pele diminuam.

Tratar a dermatite com tomilho

O tomilho também é uma planta natural que tem propriedades antissépticas que conseguem tratar os problemas da pele e, também, a dermatite. Por isso, se seu cão sofre desta doença, uma boa ideia é preparar um remédio com tomilho e conseguir que o prurido alivie e a vermelhidão melhore.

Para fazê-lo, precisará colocar para ferver um pouco de tomilho em um litro de água e deixar cozinhar durante uns 10 minutos; depois terá que deixar esta infusão esfriar (sobretudo, nunca a aplique quando estiver quente, pois poderia piorar a pele de seu cão). Para aplicar sobre o cão seguiremos o procedimento que já explicamos no ponto anterior, ou seja, temos que lavar o animal e quando estiver enxaguado e com o pelo úmido teremos que aplicar a infusão, principalmente nas zonas mais afetadas.

Repita este procedimento 2 ou 3 vezes por semana e verá como a pele do cão começa a melhorar e já não se coça com tanta insistência.

Remédio com óleo essencial de lavanda

Os óleos essenciais são produtos que conseguem hidratar profundamente a pele, por isso, também se aconselham para tratar a dermatite atópica e aliviar, assim, a irritação e as feridas que tenham sido provocadas. O óleo de lavanda é uma boa opção porque atua como um antisséptico e anti-inflamatório natural ajudando a aliviar esta doença cutânea e a melhorar a pele de seu cão.

Para conseguir este remédio caseiro para a dermatite canina terá que misturar óleo vegetal com óleo de lavanda e esquentar a mistura; uma vez morna, terá que a aplicar na raiz do pelo de seu cão, separando zona por zona, e reforçando nas partes mais afetadas pelo problema. Não enxágue seu cão, deixe este óleo essencial agir durante várias horas e depois lave com um sabão com ph neutro.

Repita este processo duas vezes por semana e aos poucos verá como seu cão se coça menos e a dermatite começa a desaparecer.

Como garantir que o tratamento é mantido?

É essencial que desde o início o médico veterinário acompanhe o seu cachorro. Os tratamentos caseiros para a dermatite atópica canina que referimos são apenas um auxílio para ajudar a melhorar os sinais clínicos e diminuir a coceira do cachorro. Você deve relembrar que enquanto existir a causa do problema (um alérgeno no meio ambiente) será muito difícil combater esta doença. Esta doença é crônica e incurável mas com acompanhamento veterinário é possível controlá-la. Para além dos tratamentos caseiros que referimos, existem muitos shampoos, cremes, loções e géis que o veterinário pode prescrever e que ajudam bastante no controlo da coceira. Poderá ainda ser necessário que o veterinário prescreva anti-inflamatórios, antibióticos ou antifúngicos para tratar a infeção e inflamação. Os anti-pruríticos são também uma excelente opção para aliviar a coceira do cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a levar o seu pet ao veterinário caso este apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Comentários (37)

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães

37 comentários
Marcia Assunção
Tenho uma cachorrinha Poodle, há uns três meses atrás, ela ficou exposta à muita poeira e cimento, pois estávamos fazendo reforma em casa, então ela ficou meio doente, olhos irritados, escoriações na pele e o pêlo dela ficou muito feio e caindo, levamos no veterinário e ele passou alguns medicamentos que ajudou muito, tivemos que tosar o pêlo quase no zero, ela já está melhor, mas o pêlo está demorando muito para recuperar, está muito fraco, ela está tomando vitamina. Será que se fizer este tratamento com a aveia vai ajudar?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Marcia! O melhor é seguir à risca o tratamento prescrito pelo veterinário. Este tratamento com aveia serve para aliviar a coceira e à partida não terá influencia no crescimento do pelo. Que ração ela está comendo? O ideal é mudar para uma ração de alta qualidade, caso ela ainda não esteja comendo uma ração super premium. Hoje em dia existem muitas rações formuladas especificamente para fortificar o pelo.
Marcia Assunção Batista
Olá, muito obrigada pelo retorno! : )
Gilvania
Oi Marcia, tb tenho uma cachorrinha poodle e tb estamos em reforma em casa ela teve irritação nos olhos e agora nas patas q estão inchadas e vermelhas e o pelo caindo. Nos olhos ela tá usando colírio e tá melhor. Gostaria de saber q medicamento vc utilizou pra pele?
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Gilvania! Você já levou a cachorrinha no médico veterinário? Ela pode estar com uma reação alérgica e a poeira da mudança pode ter provocado inflamação nas vias respiratórias também. É muito importante ela ser vista por um médico veterinário que prescreva o tratamento mais adequado.
lorenci
tem um medicamento que faça o mesmo efeito que o apoquel poi é muito caro
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Lorenci! Vocè deve consultar o seu médico veterinário de confiança para saber se existe outra alternativa mais barata para tratar o problema em questão.
Luciana Rodrigues
minha cachorrinha e SRD, mas tem alergia atópica intensa, por esso motivo fui ao veterinario, já mudamos de medicamento duas vezes, por terem corticóides que a fazem engordar, e podem com o tempo de uso prejudicá-la outros problemas, só que o remédio novo que a veterinária presreveu é muito caro, cerca de 270,00 reais, e apenas para 10 dias, estou sem saber o que fazer, pois não tenho condições de manter esse tratamento.Então pretendo fazer algumas receitas naturais, banhos, para tentar que ela viva bem e muitos anos.
simone
vou experimentar essas dicas naturais, pois também tenho um shitzu com alergia atópica e já tentei vários remédios, rações e até comida caseira.
A sua avaliação:
pedro
muito útil
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Valeu pelo comentário Pedro! Continue nos acompanhando!
Chris Pinheiro
Meu Golden segundo o vet é muito alérgico...ja gastei tubos de dinheiro com remedios, xampoos e tudo que ele indicou e mesmo assim depois de uns dias que toma o antibiotico prescrevido começa tudo de novo...ja mudei produtos de limpesa da casa, lavagens de toalhas dele...enfim estou pra enlouquecer de tantas coceiras e pequenas feridas que acabam crescendo com tantas mordidas e unhadas.....vou tentar essa dica com o tomilho...
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Chris! Espero que com esse remédio consiga resolver o problema. Obrigada pelo comentário!
Lucy
Amiga Chris, eu já estive nesse mesmo desespero, meu poodle se coçava o tempo todo, ficava com manchas vermelhas no corpo quase todo e sempre com a pele super quente. Mudei a ração pra hipoalergenica, comprava os sapos que me falavam que eram bons, mas só resolveu quando levei ao veterinário e foi diagnosticada a dermatose atópica , daí iniciei o tratamento com a medicação específica e em poucos dias ele já não se coçava mais e nem se mordia, foi um grande alívio. Infelizmente essa tal dermatite a tópico não tem cura, o tratamento é pra vinha dele toda.
A sua avaliação:
Natali
tenho um pastor alemao que tem uma dermatite que forma hot spots, posso usar desses banhos da mesma forma ou apenas quando a pele está apenas avermelhada ( antes de formar essas ulceras)?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Natali! Nesse caso eu sugeria que confirmasse primeiro com o veterinário se pode ou não fazer, pois ele é quem melhor sabe qual a condição do seu cachorro e o que é melhor para ele. Obrigada pelo comentário e as melhoras do seu cachorro!
A sua avaliação:
Patricia Cerqueira dos Santos
Sara, qual a proporção dos óleos (lavanda/vegetal)? Adorei suas dicas, inclusive já estou usando o chá de tomilho no meu Golden, que se encontra cheio de lesões por causa da piodermites. Aguardo sua resposta. Abraços
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Patricia! Você deve fazer uma mistura de óleo de lavanda e óleo vegetal em partes iguais, pelo que as quantidades vão depender daquilo que precisa. Vá realizando a mistura à medida que for precisando. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
ANA MARCIA SOUSA
Tenho um Shitzu e estou já esgotada com tantos gastos.... me ajude ele tem dermatite e nada ameniza as coceiras não deixo o pelo crescer,por que ele sente muito calor e está se ferindo com as coceiras ...
Lucy
O meu era assim, levei ao veterinário e ele disse que é dermatite atópica , receitou um shampoo, e dois medicamentos e ele está super bem , infelizmente não tem cura, tem que tratar a vida inteira
A sua avaliação:
mozart
interessante o site
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Mozart! Que bom saber que o nosso site foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)

Fonte: australindvet.com.au
1 de 4