PARTILHAR

Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães

Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães

A dermatite atópica é uma doença inflamatória e crônica da pele, tendo por resultado uma inflamação que ocorre por resposta imunológica[1]. Diagnosticaram dermatite em seu cão? Certamente que a maior parte do dia está se coçando e fazendo feridas no corpo porque esta doença de pele provoca muitos pruridos e irritações. Muitas vezes a dermatite atópica pode ser confundida com eczemas, já que os sintomas são similares, mas a doença deve ser tratada com cuidado para que seu pet não se machuque cada vez que se coce.

Neste artigo do umCOMO explicamos a você quais são os remédios caseiros para a dermatite atópica em cães que conseguirão aliviar o prurido e que o animal se coce menos. No entanto, é aconselhável que visite o veterinário para que indique a você como proceder para curar seu animal.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a diarreia em cães

Dermatite atópica em cães

A atopia se define como uma predisposição genética para desenvolver alergias a fatores externos ou ambientais e pode afetar animais humanos e animais não humanos. No cachorro, este problema surge como uma inflamação de pele pruriginosa e chamada de dermatite atópica canina. Este problema é uma reação alérgica a algum ou vários alérgenos presentes no ambiente.

Quando um cachorro tem esta doença, você vai observar inflamação da pele dele e verá como aparecem manchas avermelhadas porque o cachorro tem muita coceira e arranha as zonas inflamadas.

As regiões do corpo do cachorro geralmente mais afetadas são:

  • Face
  • Lábios
  • Olhos
  • Extremidades
  • Axilas
  • Virilhas
  • Períneo
  • Barriga

Como o cachorro tem inflamação na pele, ele fica exposto a outras infecções que agravam a saúde dele, como por exemplo a piodermite (caracterizada por um mau cheiro do cachorro).

Como o cachorro tem muita coceira, ele está muito desconfortável e isso pode se tornar agressivo e pode até deixar de comer.

Esta doença tem uma forte componente genética. Apesar de ainda não se saber a origem exata desta doença, segundo vários estudos, não existem dúvidas de que certas sensibilidades são transmitidas à descendência. É por essa razão que animais com este problema não devem ser reproduzidos.

Por norma, a dermatite aparece na pele de cães jovens durante seu primeiro e terceiro ano de vida. Ao poder estar relacionada com alergias, o mais habitual é que apareçam os sintomas em seu cão em algumas épocas do ano, quando tenham fatores que produzam esta reação alérgica no cachorro. Entre todas as raças de cães que existem, as que são mais propensas a sofrer dermatite atópica são:

  • American Staffordshire Terrier;
  • Boston Terrier;
  • Boxer;
  • Bull Terrier;
  • Cairn Terrier;
  • Cavalier King Charles;
  • Dálmata;
  • Bulldog inglês;
  • Bulldog francês;
  • Fox Terrier;
  • Pastor Alemão;
  • Golden Retriever;
  • Jack Russell Terrier;
  • Labrador Retriever;
  • Lhasa Apso;
  • Pug;
  • Schnauzer;
  • Scottish Terrier;
  • Setters;
  • Shar Pei;
  • Shih Tzu;
  • West Highland White Terrier.

Ter um cão deu uma das raças listadas acima não é motivo para entrar em pânico! Em primeiro lugar, lembre-se de que a dermatite atópica não é uma doença séria e que causa muito mas incômodo do que sintomas preocupantes, além disso, nem todos os cães vão apresentar este problema, simplesmente têm mais probabilidades de que isso aconteça. É importante que você saiba detectar rapidamente os sinais de dermatite atópica para ir rapidamente com o cachorro no veterinário se algum sinal aparecer, garantindo assim que seu cachorro seja devidamente cuidado e que sofra o menos possível com os sintomas da doença.

Se você tiver dúvidas em relação ao diagnóstico, veja como saber se seu cão tem dermatite e, além disso, confira também como tratar a dermatite em seu cão, não se esquecendo de também aplicar os remédios naturais que explicamos a seguir.

Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães - Dermatite atópica em cães
Imagem: Reprodução/australindvet.com.au

Tratamento caseiro da dermatite canina com aveia

A aveia é um ingrediente natural que tem muitas propriedades calmantes e anti-inflamatórias[2], por isso é ideal para elaborar com ela um remédio caseiro para a dermatite dos cães. Fazer um banho de aveia pode ajudar o seu animal a se sentir mais aliviado e que a coceira e o prurido se reduzam consideravelmente. A estes banhos mistura-se bicarbonato de sódio, já que contribui para desinfectar a pele, atuando como um esfoliante natural e hidratando-a.

Para fazer o remédio precisará de:

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • 2 xícaras de aveia natural;
  • 3 xícaras de água.

Essas quantidades são para um cão de tamanho médio, se tiver uma raça pequena, pode dividir as porções, e se tiver uma grande, pode dobrá-las. A primeira coisa que você deverá fazer para preparar o remédio caseiro será misturar a aveia natural em um liquidificador até obter um pó fino; depois, terá que misturá-la com o bicarbonato e a água e reservar.

Agora tem que dar banho ao cão em água morna (sobretudo tente que não esteja quente, pois não é boa para as irritações nem para correr risco de desidratação) e enxágue bem. Sobre o pelo molhado terá que aplicar o remédio que preparamos separando o pelo por seções; concentre-se principalmente nas zonas que estejam mais avermelhadas para assim amenizar a sensação de coceira. Deixe este tratamento agir sobre o cachorro durante 15 minutos e depois enxágue com água fria ou morna.

Se repetir este remédio caseiro para dermatite atópica duas vezes por semana[3]conseguirá que o cão se sinta melhor e a irritação e secura da pele diminuam. A mistura também pode ser usada como tratamento caseiro de foliculite em cães.

Tratar a dermatite com tomilho

O tomilho também é uma planta natural que tem propriedades antissépticas que conseguem tratar os problemas da pele, o que inclui a dermatite. Por isso, se seu cão sofre desta doença, uma boa ideia é preparar um remédio com tomilho e conseguir que o prurido alivie e a vermelhidão melhore.

Para fazê-lo, precisará colocar para ferver um pouco de tomilho em um litro de água e deixar cozinhar durante uns 10 minutos; depois terá que deixar esta infusão esfriar (sobretudo, nunca a aplique quando estiver quente, pois poderia piorar a pele de seu cão). Para aplicar sobre o cão seguiremos o procedimento que já explicamos no ponto anterior, ou seja, temos que lavar o animal e quando estiver enxaguado e com o pelo úmido teremos que aplicar a infusão, principalmente nas zonas mais afetadas.

Repita este procedimento 2 ou 3 vezes por semana e verá como a pele do cão começa a melhorar e já não se coça com tanta insistência.

Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães - Tratar a dermatite com tomilho

Remédio com óleo essencial de lavanda

Os óleos essenciais são produtos que conseguem hidratar profundamente a pele, por isso, também são aconselhados para tratar a dermatite atópica e aliviar, assim, a irritação e as feridas que tenham sido provocadas. O óleo de lavanda é uma boa opção[4] porque atua como um antisséptico e anti-inflamatório natural ajudando a aliviar esta doença cutânea e a melhorar a pele de seu cão.

Para conseguir esse remédio caseiro para a dermatite canina, você terá que misturar óleo vegetal com óleo de lavanda e esquentar a mistura; uma vez morna, você deverá aplicar na raiz do pelo de seu cão, separando zona por zona e reforçando nas partes mais afetadas pelo problema. Não enxágue seu cão, deixe este óleo essencial agir durante várias horas e depois lave com um sabão com pH neutro.

Repita o processo duas vezes por semana e aos poucos verá como seu cão se coça menos e a dermatite começa a desaparecer.

Outros óleos também utilizados no tratamento da dermatite são os óleos de: rosa, abacate, andiroba, argan, alecrim, bergamota, gerânio e melaleuca[4].

Dica: se você procura remédio caseiro para cachorro com alergia à pulga, o óleo de lavanda também será capaz de ajudar no tratamento em razão de suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães - Remédio com óleo essencial de lavanda

Vinagre de maçã para dermatite canina

Um possível tratamento caseiro de alergia na pele em cachorros é o vinagre de maçã, afinal, o produto tem propriedades desinfetantes e anti-inflamatórias, sendo utilizado no tratamento de feridas e úlceras[5]. Para utilizar o produto, você deverá dar banhos em seu cão de forma a misturar a água com o vinagre, garantindo que a mistura entrará em contato direto com a pele ferida.

O vinagre de maçã também funciona no tratamento de queimaduras leves, tendo uma vantagem extra para a pele dos cachorros pois o produto será capaz de afastar pulgas e carrapatos, evitando assim tanto a praga quanto os ferimentos consequentes de suas picadas.[6]

Em razão de todos os lados positivos trazidos pelo vinagre de maçã, o produto pode ser utilizado nos banho de cachorros independente da dermatite atópica, sendo também uma forma de deixar os pelos dos cães mais brilhosos e com aparência saudável.

Importante: caso a pele do seu animal de estimação estiver bastante machucada, o vinagre poderá acabar irritante ainda mais a pele, não sendo recomendável nesses casos como remédio caseiro de dermatite atópica canina.

Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães - Vinagre de maçã para dermatite canina

Como garantir que o tratamento será mantido?

É essencial que desde o início o médico veterinário acompanhe o seu cachorro. Os tratamentos caseiros para a dermatite atópica canina que referimos são apenas um auxílio para ajudar a melhorar os sinais clínicos e diminuir a coceira do cachorro. Você deve relembrar que enquanto existir a causa do problema (um alérgeno no meio ambiente) será muito difícil combater esta doença e será necessário recorrer a pomada para dermatite canina receitada por um veterinário.

A doença é crônica e incurável mas com acompanhamento médico adequado é possível controlá-la. Para além dos tratamentos caseiros que referimos, existem muitos shampoos, cremes, loções e géis que o veterinário pode prescrever e que ajudam bastante no controlo da coceira. Poderá ainda ser necessário que o veterinário prescreva anti-inflamatórios, antibióticos ou antifúngicos, como o cetoconazol para dermatite canina, para tratar a infecção e inflamação. Os anti-pruríticos são também uma excelente opção para aliviar a coceira do cachorro.

Quando reparamos a presença de sinais de dermatite atópica em nossos cães, o ideal é tentar primeiramente tratamentos brados e naturais na tentativa de amenizar os sintomas, afinal, é uma doença crônica que pode ser tratada com remédios mais pesados como corticoides, entretanto, esse tipo de remédio pode ser responsável pela redução da expectativa de vida do animal.

Se existir uma causa pontual para a doença como em caso de dermatite por lambedura, o remédio não será simples e o tratamento envolverá também encontrar meios de desestressar o cão, visando que o animal pare de causar a reação em sua própria pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. LEITE, R. M. S.; LEITE, A. A. C.; COSTA, I. M. C. Dermatite atópica: uma doença cutânea ou uma doença sistêmica? A procura de respostas na história da dermatologia. Anais Brasileiros de Dermatologia, Vol. 82, Nº 1, pp. 71-78, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/abd/v82n1/v82n01a10.pdf. Acesso em: 01/08/2020.
  2. MALANCHEN, B. E.; SILVA, F. A. da; GOTTARDI, T.; TERRA, D. A.; BERNARDI, D. M. Composição e propriedades fisiológicas e funcionais da aveia. FAG Journal of Health, Vol. 1, Nº 2, pp. 185-200, 2019. Disponível em: https://fjh.fag.edu.br/index.php/fjh/article/download/86/97/. Acesso em: 01/08/2020.
  3. GUIDOLIN, G. B. Dermatite atópica canina. Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, 2009. Disponível em: https://arquivo.fmu.br/prodisc/medvet/gbg.pdf. Acesso em: 01/08/2020.
  4. MARTINS, C. C. P. da S. G. Óleos essenciais e sua importância nos tratamentos cosméticos. Curso de extensão Ateneu, Faculdade Ateneu, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://uniateneu.edu.br/documentos/oleos-essenciais-e-sua-Importancia-nos-tratamentos-cosmeticos.pdf. Acesso em: 01/08/2020.
  5. SCHMOELLER, R. K.; BALBI, M. E. Caracterização e controle de qualidade de vinagres comercializados na região metropolitana de Curitiba - PR. Revista Visão Acadêmica, Vol. 11, Nº 2, Curitiba, 2010. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/academica/article/download/21372/14092. Acesso em: 01/08/2020.
  6. OZAKI, A. T.; DUARTE, P. da C. Fitoterápicos utilizados na medicina veterinária em cães e gatos. Revista Infarma, Vol. 18, Nº 11/12, 2006. Disponível em: https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/11/infarma06.pdf. Acesso em: 01/08/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
80 comentários
A sua avaliação:
Laura
Eu tenho uma ilsa Apso está com coceira se coça até ficar vermelho estou dando banho com arruda e vinagre de maçã posso passar chá de camomila nela com pelo seco ela tomou banho agora cedo já está com pelô seco posso aplicar o chá de camomila nela
A sua avaliação:
Iure Silva de Carvalho
O conteúdo me ajudou a cuidar da minha cadelinha até o momento de levá-la ao veterinário.
A sua avaliação:
Maria Cecília moreno
Pergunta
Janete
Recomenda água de "Maisena" amido de milho para alívio da coceira em articulações?

Marcia Assunção
Tenho uma cachorrinha Poodle, há uns três meses atrás, ela ficou exposta à muita poeira e cimento, pois estávamos fazendo reforma em casa, então ela ficou meio doente, olhos irritados, escoriações na pele e o pêlo dela ficou muito feio e caindo, levamos no veterinário e ele passou alguns medicamentos que ajudou muito, tivemos que tosar o pêlo quase no zero, ela já está melhor, mas o pêlo está demorando muito para recuperar, está muito fraco, ela está tomando vitamina. Será que se fizer este tratamento com a aveia vai ajudar?
Editor umComo.com.br
Oi Marcia! O melhor é seguir à risca o tratamento prescrito pelo veterinário. Este tratamento com aveia serve para aliviar a coceira e à partida não terá influencia no crescimento do pelo. Que ração ela está comendo? O ideal é mudar para uma ração de alta qualidade, caso ela ainda não esteja comendo uma ração super premium. Hoje em dia existem muitas rações formuladas especificamente para fortificar o pelo.
Marcia Assunção Batista
Olá, muito obrigada pelo retorno! : )
Gilvania
Oi Marcia, tb tenho uma cachorrinha poodle e tb estamos em reforma em casa ela teve irritação nos olhos e agora nas patas q estão inchadas e vermelhas e o pelo caindo. Nos olhos ela tá usando colírio e tá melhor. Gostaria de saber q medicamento vc utilizou pra pele?
Editor umComo.com.br
Oi Gilvania! Você já levou a cachorrinha no médico veterinário? Ela pode estar com uma reação alérgica e a poeira da mudança pode ter provocado inflamação nas vias respiratórias também. É muito importante ela ser vista por um médico veterinário que prescreva o tratamento mais adequado.
lorenci
tem um medicamento que faça o mesmo efeito que o apoquel poi é muito caro
Editor umComo.com.br
Oi Lorenci! Vocè deve consultar o seu médico veterinário de confiança para saber se existe outra alternativa mais barata para tratar o problema em questão.
Luciana Rodrigues
minha cachorrinha e SRD, mas tem alergia atópica intensa, por esso motivo fui ao veterinario, já mudamos de medicamento duas vezes, por terem corticóides que a fazem engordar, e podem com o tempo de uso prejudicá-la outros problemas, só que o remédio novo que a veterinária presreveu é muito caro, cerca de 270,00 reais, e apenas para 10 dias, estou sem saber o que fazer, pois não tenho condições de manter esse tratamento.Então pretendo fazer algumas receitas naturais, banhos, para tentar que ela viva bem e muitos anos.
simone
vou experimentar essas dicas naturais, pois também tenho um shitzu com alergia atópica e já tentei vários remédios, rações e até comida caseira.
A sua avaliação:
pedro
muito útil
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário Pedro! Continue nos acompanhando!
Chris Pinheiro
Meu Golden segundo o vet é muito alérgico...ja gastei tubos de dinheiro com remedios, xampoos e tudo que ele indicou e mesmo assim depois de uns dias que toma o antibiotico prescrevido começa tudo de novo...ja mudei produtos de limpesa da casa, lavagens de toalhas dele...enfim estou pra enlouquecer de tantas coceiras e pequenas feridas que acabam crescendo com tantas mordidas e unhadas.....vou tentar essa dica com o tomilho...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Chris! Espero que com esse remédio consiga resolver o problema. Obrigada pelo comentário!
Lucy
Amiga Chris, eu já estive nesse mesmo desespero, meu poodle se coçava o tempo todo, ficava com manchas vermelhas no corpo quase todo e sempre com a pele super quente. Mudei a ração pra hipoalergenica, comprava os sapos que me falavam que eram bons, mas só resolveu quando levei ao veterinário e foi diagnosticada a dermatose atópica , daí iniciei o tratamento com a medicação específica e em poucos dias ele já não se coçava mais e nem se mordia, foi um grande alívio. Infelizmente essa tal dermatite a tópico não tem cura, o tratamento é pra vinha dele toda.
A sua avaliação:
Natali
tenho um pastor alemao que tem uma dermatite que forma hot spots, posso usar desses banhos da mesma forma ou apenas quando a pele está apenas avermelhada ( antes de formar essas ulceras)?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Natali! Nesse caso eu sugeria que confirmasse primeiro com o veterinário se pode ou não fazer, pois ele é quem melhor sabe qual a condição do seu cachorro e o que é melhor para ele. Obrigada pelo comentário e as melhoras do seu cachorro!
A sua avaliação:
Patricia Cerqueira dos Santos
Sara, qual a proporção dos óleos (lavanda/vegetal)? Adorei suas dicas, inclusive já estou usando o chá de tomilho no meu Golden, que se encontra cheio de lesões por causa da piodermites. Aguardo sua resposta. Abraços
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Patricia! Você deve fazer uma mistura de óleo de lavanda e óleo vegetal em partes iguais, pelo que as quantidades vão depender daquilo que precisa. Vá realizando a mistura à medida que for precisando. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
ANA MARCIA SOUSA
Tenho um Shitzu e estou já esgotada com tantos gastos.... me ajude ele tem dermatite e nada ameniza as coceiras não deixo o pelo crescer,por que ele sente muito calor e está se ferindo com as coceiras ...
Lucy
O meu era assim, levei ao veterinário e ele disse que é dermatite atópica , receitou um shampoo, e dois medicamentos e ele está super bem , infelizmente não tem cura, tem que tratar a vida inteira
A sua avaliação:
mozart
interessante o site
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mozart! Que bom saber que o nosso site foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)
A sua avaliação:
antonio miguel
tenho um poodle branco de 1 ano a pouco tempo ele começou com uma coceira que coça ate se ferir ja dei varios medicamento mais nada faz ele para de cocar para , ultimamente coça ate se ferir. me ajudem a resolver esse poblema com meu toto por favor fico com muita pena dele
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! É muito importante verificar primeiro se o seu cachorro não está com carrapatos ou pulgas. Às vezes mesmo que ele tenha apenas uma pulga pode causar toda essa coceira, pois pode ter alergia à picada da pulga. Descubra outras causas para o seu cachorro se estar coçando tanto aqui: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-para-de-se-cocar-o-que-pode-ser-21246.html
SAMANTHA
Oie Antonio, o mesmo caso da minha....a veterinaria me passou um remédio , pq segundo ela, essa atopia canina ocorre porque a pele do animal resseca e causa as coceiras, to começando hoje o tratamento se melhorar venho aqui te contar
A sua avaliação:
arismar
caindo muito pelo e ta com umas feridinhas.
A sua avaliação:
francisca das flores gonsalves
o que fazer meu caozinho nao sara de coceira eu nao aquento mais de da remedio a ela so para comeca tudo de novo
francisca das flores gonsalves
tenho uma cachorra ela tem alergia toma remedio mas volta nao aguento MAISver ela SI COCAR
A sua avaliação:
elisangela
Olá Sara, meu p00dle esta com muitas pulgas dei banho em todos caes com colosso e pulverizei a casa toda e quintal. Não estou conseguindo acabar com a dermatite q deu na pele dele, vou tentar tbm está dica caseira quem sabe eu tenha um melhor resultado e amenize a coceira dele q o deixa desesperado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elisangela! Espero que resulte, mas se não seria bom levá-lo ao veterinário e seguir suas indicações. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras do seu poodle!
Nei
Use o remedio CONVENIA..
andrea
Usei óleo essência de meleleuca ou mande manipular um creme de óleo essência de melaleuca, que é antibiótico e anti-inflamatório e ainda é antisséptico
A sua avaliação:
fatima
esse cha de tomilho pode ficar no cao ou tenho que tirar depois
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fatima! Depois de aplicar não precisa enxaguar, pois essa infusão não é prejudicial para o cão. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
A sua avaliação:
terezinha de l silva
tenho duas cadela rotyvalle esta com quatro meses so que uma delas de pavirose dei o suco de qiabo so que a gora ta caindo seu pelo e deu uma caspa branca no seu couro cabeludo que eu faco ja dei banho com sabao de coco a raçao e otima colidade rotdogue pode mim ajudar por favor oa noite
Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães
Imagem: Reprodução/australindvet.com.au
1 de 5
Remédios caseiros para a dermatite atópica em cães

Voltar ao topo da página ↑