Partilhar

Como tratar a sarna de cachorros com remédios caseiros

Os parasitas que a provocam são os ácaros, os quais se classificam em função da zona afetada e da espécie à que pertence. Se o seu cachorro tiver o diagnóstico de sarna e você gostaria de conhecer alguns remédios naturais para complementar o tratamento médico e acelerar o processo de cura, você precisa saber que são poucos os que podem ajudar realmente, embora existam alguns. Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra como tratar a sarna em cachorros com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cachorro com sarna

Sarna em cães: tratamento com sabonete

Um dos tratamentos mais comuns para combater a sarna é dar banho no nosso cachorro doente com um sabonete para sarna de cachorro especial que o veterinário costuma receitar. Os sabonetes que os experientes aconselham são aqueles com ph neutro, propriedades antissépticas e antibacterianas, sem aromatizantes nem componentes tóxicos para eles ou os sabonetes de enxofre para sarna de cachorro, dependendo do caso. Por conseguinte, se acabou de usar o sabonete que o veterinário mandou, um bom remédio caseiro é usar um sabonete com características similares para o banho, como o sabonete neutro.

Como dar banho em cachorro com sarna

  1. Não utilize escova para o banho, molhe simplesmente o cachorro com água morna e esfregue o sabonete suavemente pelas zonas mais afetadas.
  2. Quando estiver totalmente ensaboado, deixe o sabonete agir por alguns minutos.
  3. Você deverá dar banho ao seu cachorro uma vez por semana até que esteja completamente curado (ou com outra regularidade que o veterinário indique).
  4. Use uma toalha limpa para secá-lo com muito cuidado. É recomendável que use luvas de látex para dar-lhe banho.

Remédio caseiro para sarna de cachorro: azeite de oliva

Os óleos vegetais também podem ajudar a eliminar os ácaros que provocam a sarna. Lembre-se de que o abacate é um dos alimentos tóxicos para cachorros, de maneira que descarte esta opção, o mais recomendável é utilizar óleo de oliva. Aplique algumas gotas de óleo nas zonas afetadas para debilitar os ninhos dos ácaros. Desta forma, também, hidrataremos sua pele ressecada pela infecção.

Como tratar a sarna de cachorros com remédios caseiros - Remédio caseiro para sarna de cachorro: azeite de oliva

Sarna em cães - tratamento caseiro com plantas medicinais

Existem uma série de ervas e plantas medicinais muito benéficas para o tratamento da sarna em cachorros. Também existem outras tantas altamente tóxicas para eles, consulte nosso artigo sobre quais são as plantas tóxicas para os cachorros e vigie para que ele não as coma. As mais eficientes para combater a sarna são o Neem, Cymbopogon e o Niaoli por suas propriedades antissépticas, regenerativas da pele e antibacterianas. Uma forma de aplicá-las é misturá-las de forma individual, com óleo de amêndoas ou de oliva e aplicar algumas gotas do preparado na zona afetada.

Camomila para sarna de cachorro

A camomila, por sua vez, também pode ser usada como desinfetante das áreas infeccionadas pela sarna. A infusão de camomila pode ser usada para limpar as feridas com uma gaze e ajuda aliviar o incômodo. Recomenda-se aplicá-la três vezes por semana.

Aloe vera

O gel da babosa, ou aloe vera, também pode ajudar no alívio dos sintomas e inflamação da sarna de cachorro. Apesar de ser uma planta considerada medicinal para o cachorro, o ideal é que um veterinário esteja consciente e aprove o uso dela.

Importância da alimentação para o tratamento da sarna canina

A correta alimentação é básica para manter o sistema imunitário de seu cachorro em perfeitas condições e lutar contra a sarna, um cachorro com baixa defesa demorará mais tempo para se curar. Proporcione a ração mais adequada para ele e nas quantidades necessárias ao dia ou comida caseira preparada para o cachorro.

Como curar sarna de cachorro

Já deu para ver que não são muitos os remédios caseiros para tratar a sarna em cachorro e a melhor forma de tratá-la é seguir as indicações do veterinário para que ele indique o remédio para sarna de cachorro mais adequado. Você pode já ter lido sobre curar sarna de cachorro com oleo queimado ou remédio caseiro para sarna de cachorro com enxofre, mas a verdade é que só um veterinário pode indicar o procedimento adequado para cada caso, podendo ser em forma de comprimido sarnicida ou outras maneiras.

Quanto aos tratamentos caseiros citados aqui, é fundamental que, ainda que ao utilize para acelerar o processo de cura, não deixe de lhe proporcionar o tratamento médico, pois sem ele não poderá ser curado.

Como tratar a sarna de cachorros com remédios caseiros - Como curar sarna de cachorro

Tipos de sarna de cachorro

A sarna nos cães é uma doença de pele que se produz por causa de um ácaro que vive e que se reproduz na pele do nosso animal. Existem tipos diferentes de sarna que têm origens e tratamentos diferentes, sendo estes os mais comuns em cachorros:

  • Sana sarcóptica: É o tipo de sarna mais comum e é contraída através do contato de outro cachorro que está infectado. O ácaro envolvido neste problema é o Sarcoptes scabiei. Ao contrário do demodex canis, este ácaro não faz parte da pele do cachorro. Esta sarna pode passar aos humanos, por isso, no umCOMO mostramos-lhe como tratar a sarna em pessoas.
  • Sarna demodécica: Também conhecida por sarna negra ou demodicose. O ácaro mais comum desta doença é o Demodex canis. Os animais mais predispostos a desenvolver esta doença têm menos de 18 meses (porque o sistema imunitário ainda não está completamente desenvolvido). Exitem dois tipos: localizada (zonas de alopécia pequenas e avermelhadas com pele espessa e escura) e generalizada (lesões semelhantes mas espalhadas por todo o corpo).
  • Sarna otodédica: É uma sarna que afeta de forma exclusiva a região das orelhas tanto dos cães como dos gatos (sendo mais comum nos gatos). O ácaro mais comumente envolvido nesta doença é o Otodectes cynotis. A forma de contágio é através do contato com outro animal que padeça da doença.

Se você pretende saber mais informações sobre a sarna em cães, recomendamos-lhe que visite o Perito Animal e veja o artigo sobre Sarna em cães - Sintomas e tratamentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a sarna de cachorros com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Os remédios caseiros para sarna de cachorro nunca substituem uma consulta ao veterinário.

Escrever comentário sobre Como tratar a sarna de cachorros com remédios caseiros

224 comentários
Regina Rodrigues da Costa
Tenho um cachorro Maltês com Tenerifi, ele tem o pelo branco, só que ele está perdendo os pelos, está todo vermelho e tem muita coceira. Ele não vai para a rua, e está sempre com pulgas e carrapatos. Ele desde peque no tem alergias. Tomava Alergovet; mais acho que não está mais fazendo efeito. Gostaria de saber o que fazer, para tratar esse problema.? Desde já agradeço.
Editor umComo.com.br
Oi Regina! O seu cachorro precisa ir no veterinário com urgência para que ele faça um exame físico e um diagnóstico correto para recomendar o tratamento adequado. Não ignore o desconforto dele, ele pode estar sofrendo de diferentes condições de pele. Rápidas melhoras!
ALBERTO GONCALVES DA SILVA
tenho uma cachorrinha preta ela esta se descamando tudo parecendo uma sarna ja foi usado varios tipo de remedio pra coceira e não adiantou costaria de sabe de um remedio caseiro pra conbater este tipo de descamção
Waldilange
Boa noite meu cachorro está com rabujo o que faço o que uso barato para acabe ele só tem 3 meses já ganhei assim
Editor umComo.com.br
Oi Waldilange! Você já testou as recomendações do artigo?
ana katarina
o meu filhote não tem contato com outros cachorro e pegou uma cosseira não sei o que fazer mais
o que faço
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana Katarina! Você já experimentou as orientações do artigo?
A sua avaliação:
Lulu
Gente! Eu já tinha ouvido falar de enxofre e óleo para tratar sarna de cachorro, mas sobre o azeite de oliva ainda não sabia. Funciona mesmo?
EMANUELLY CAMILE LOPES DOS SANTOS
COMO TRATAR SARNA COM REMEDIOS CASIEIROS??
Luciana Célia de oliveira
Como tratar sarna de cachorro e deixar o pelo bonito
julita Schneider
Boa tarde, eu ganhei um cachorro chau chaua ele tem na parte das costas perda de pelo está descascando tipo caspa, poderias me indicar um remédio caseiro para cula-lo?? pois não tenho condições de levar ele no veterinário, Tambem ele se cosa muito. quando ele chegou estava cheio de carapatos mas não tem mais eu consegui tirar tudo.Por favor me ensine algum remédio para meu cão. vou deixar meu e-mail XXX@XXX.XXX por favor me ajude, eu tenho muito amor no meu cão e estou com muita dó. Muito obrigado, um abraço
Editor umComo.com.br
Oi Julita! Sem analisarmos o cachorro é difícil diagnosticar o que se passa com ele, pois pode ser ácaros, fungos ou até mesmo uma alergia ou uma doença endócrina. Cada um destes problemas tem um tratamento diferente, daí a importância do correto diagnóstico feita por um médico veterinário. Este artigo pode ajudar: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-tratar-a-caspa-em-caes-23519.html
poliana
olá boa tarde.tenho dois cachorros e os dois se coçam muito e estão caindo os pêlos , já tratei com sabonetes, e não sei mais o que fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Poliana! Eles podem ter sarna, fungos ou mesmo uma doença endócrina. Eles deveriam ser vistos por um médico veterinário que diagnostique a doença em causa e inicie o tratamento mais adequado.
CARLOS REIS
Meu cachorro amanhaceu com um buraco no ombro esquerdo, ele coça muito está na carne viva é está aumentando será que é SARNA.Não vi nem um tipo de bicho.Dei um banho nele e usei o spray prata.
Editor umComo.com.br
Oi Carlos! Pode ser sarna mas também pode ser alergia a picada de pulga, uma ferida ou até mesmo um tumor. Algo que causou a coceira e ele acabou por danificar ainda mais. Coloque um colar elizabetano nele para que ele não possa coçar mais. O ideal seria consultar um médico veterinário principalmente se a situação não melhorar.

1 de 3

Voltar ao topo da página