Partilhar

Como tratar a sarna de cachorros com remédios caseiros

A sarna é uma doença de pele que atinge cachorros, provocando muita coceira, ferimentos e inflamações. Ainda que seja comum, a sarna pode ser um tanto trabalhosa de tratar, também por ser contagiosa, e não vai embora sozinha, então, se o seu cachorro tiver o diagnóstico de sarna e você gostaria de conhecer alguns remédios naturais para complementar o tratamento médico e acelerar o processo de cura, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra como tratar a sarna em cachorros com remédios caseiros e dicas para fortalecer o tratamento.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cachorro com sarna

O que é a sarna canina?

A sarna é uma doença causada por ácaros que entram na pele de animais como cães a gatos. De forma geral, a sarna costuma atingir pontos específicos da pele do animal, como as orelhas, e acabam se espalhando e piorando com o tempo caso não haja cuidado devido.

Sintomas de sarna em cachorro

Os sintomas da doença consistem em:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Queda de pelos (peladeira);
  • Inquietação;
  • Feridas na pele.

Alguns outros contágios, como os por pulgas, podem causar sintomas semelhantes no seu cão, ainda que sejam menos graves. Caso você repare que há uma mudança de comportamento e que o cão está se coçando bastante, dê uma observada um pouco mais atenta na pele e veja se encontra algum dos sinais acima, leve-o até o veterinário para que a situação seja averiguada.

Há uma grande preocupação em relação ao contágio por seres humanos pelo ácaro da sarna canina, entretanto, não há grandes motivos para preocupação pois a sarna que contagia animais é diferente da que contagia humanos, visto que o parasita de um não sobrevive no hospedeiro do outro. Ainda que o ácaro não sobreviva por muito tempo nem consiga se reproduzir nessas condições, ainda pode atacar seres humanos em uma sarna bastante moderada que passa sem cuidados medicinais.

Remédios caseiros para sarna de cachorro

Existem uma série de ervas e plantas medicinais muito benéficas para o tratamento da sarna em cachorros. Também existem outras tantas altamente tóxicas para eles, consulte nosso artigo sobre quais são as plantas tóxicas para os cachorros e vigie para que ele não as coma. As mais eficientes para combater a sarna são o Neem, Cymbopogon e o Niaoli por suas propriedades antissépticas, regenerativas da pele e antibacterianas. Uma forma de aplicá-las é misturá-las de forma individual, com óleo de amêndoas ou de oliva e aplicar algumas gotas do preparado na zona afetada.

Azeite de oliva

Os óleos vegetais podem ajudar a eliminar os ácaros que provocam a sarna. Lembre-se de que o abacate é um dos alimentos tóxicos para cachorros, de maneira que descarte esta opção, o mais recomendável é utilizar óleo de oliva. Aplique algumas gotas de óleo nas zonas afetadas para debilitar os ninhos dos ácaros. Desta forma, também, hidrataremos sua pele ressecada pela infecção.

Camomila para sarna de cachorro

A camomila, por sua vez, também pode ser usada como desinfetante das áreas infeccionadas pela sarna. A infusão de camomila pode ser usada para limpar as feridas com uma gaze e ajuda aliviar o incômodo. Recomenda-se aplicá-la três vezes por semana.

Aloe vera

O gel da babosa, ou aloe vera, também pode ajudar no alívio dos sintomas e inflamação da sarna de cachorro. Apesar de ser uma planta considerada medicinal para o cachorro, o ideal é que um veterinário esteja consciente e aprove o uso dela.

Vinagre branco para sarna de cachorro

O vinagre branco é um ótimo remedio para tratar sarna em ouvido de cachorros, já que seu teor ácido ajuda a matar os ácaros causadores da doença nessa região rugosa que facilita o esconderijo do bicho. Para aplicar o vinagre branco nos ouvidos de seu cão, basta molhar um cotonete com o líquido e passar vagarosamente de forma delicada nas sobras internas da orelhas.

Já deu para ver que não são muitos os remédios caseiros para tratar a sarna em cachorro e a melhor forma de tratá-la é seguir as indicações do veterinário para que ele indique o remédio para sarna de cachorro mais adequado. Você pode já ter lido sobre curar sarna de cachorro com oleo queimado ou remédio caseiro para sarna de cachorro com enxofre, mas a verdade é que só um veterinário pode indicar o procedimento adequado para cada caso, podendo ser em forma de comprimido sarnicida ou outras maneiras.

Sarna em cães: tratamento com sabonete

Um dos tratamentos mais comuns para combater a sarna é dar banho no nosso cachorro doente com um sabonete para sarna de cachorro especial que o veterinário costuma receitar. Os sabonetes que os experientes aconselham são aqueles com ph neutro, propriedades antissépticas e antibacterianas, sem aromatizantes nem componentes tóxicos para eles ou os sabonetes de enxofre para sarna de cachorro, dependendo do caso. Por conseguinte, se acabou de usar o sabonete que o veterinário mandou, um bom remédio caseiro é usar um sabonete com características similares para o banho, como o sabonete neutro.

Como dar banho em cachorro com sarna

  1. Não utilize escova para o banho, molhe simplesmente o cachorro com água morna e esfregue o sabonete suavemente pelas zonas mais afetadas.
  2. Quando estiver totalmente ensaboado, deixe o sabonete agir por alguns minutos.
  3. Você deverá dar banho ao seu cachorro uma vez por semana até que esteja completamente curado (ou com outra regularidade que o veterinário indique).
  4. Use uma toalha limpa para secá-lo com muito cuidado. É recomendável que use luvas de látex para dar-lhe banho.

Dicas de como tratar sarna em cachorro

  • Não deixe de ir atrás de tratamento médico: se você quer saber como acabar com sarna de cachorro, saiba que não adianta ir atrás apenas de tratamentos caseiros citados aqui, é fundamental que, ainda que ao utilize para acelerar o processo de cura, dê ao seu animal o devido tratamento especializado. Os remédios para sarna são produzidos especialmente para eliminar esse tipo de ácaro, enquanto os tratamentos caseiros têm majoritariamente a função de aliviar sintomas.
  • Alimente bem o seu cachorro: a alimentação correta é básica para manter o sistema imunitário de seu cachorro em perfeitas condições e lutar contra a sarna, um cachorro com baixa defesa demorará mais tempo para se curar. Proporcione a ração mais adequada para ele e nas quantidades necessárias ao dia ou comida caseira preparada para o cachorro;
  • Dê banhos frequentes: banhos são necessários para se livrar de restos mortos dos ácaros também para eliminar bactérias que podem contaminar as feridas na pele de seu cão. Além disso, é muito importante manter todos os objetos do cachorro sempre limpos para eliminar os ácaros restantes;
  • Dê bastante água: a sarna ataca muito a pele dos animais e a água é de extrema importância para manter a pele hidratada e evitar ressecamentos que podem piorar os ferimentos.
  • Isole seu cão de outros: por ser uma doença contagiosa, é importe manter o cachorro contaminado longe dos demais, caso os tenha, para evitar novos contágios e aumentar ainda mais o problema. Caso não tenha como, dê também aos outros animais o medicamento indicado para sarna para tratar da doença logo de início nos demais.

Veja mais em: Como prevenir a sarna canina

Tipos de sarna de cachorro

A sarna nos cães é uma doença de pele que se produz por causa de um ácaro que vive e que se reproduz na pele do nosso animal. Existem tipos diferentes de sarna que têm origens e tratamentos diferentes, sendo estes os mais comuns em cachorros:

  • Sana sarcóptica: É o tipo de sarna mais comum e é contraída através do contato de outro cachorro que está infectado. O ácaro envolvido neste problema é o Sarcoptes scabiei. Ao contrário do demodex canis, este ácaro não faz parte da pele do cachorro. Esta sarna pode passar aos humanos, por isso, no umCOMO mostramos-lhe como tratar a sarna em pessoas.
  • Sarna demodécica: Também conhecida por sarna negra ou demodicose. O ácaro mais comum desta doença é o Demodex canis. Os animais mais predispostos a desenvolver esta doença têm menos de 18 meses (porque o sistema imunitário ainda não está completamente desenvolvido). Exitem dois tipos: localizada (zonas de alopécia pequenas e avermelhadas com pele espessa e escura) e generalizada (lesões semelhantes mas espalhadas por todo o corpo).
  • Sarna otodédica: É uma sarna que afeta de forma exclusiva a região das orelhas tanto dos cães como dos gatos (sendo mais comum nos gatos). O ácaro mais comumente envolvido nesta doença é o Otodectes cynotis. A forma de contágio é através do contato com outro animal que padeça da doença.

Se você pretende saber mais informações sobre a sarna em cães, recomendamos-lhe que visite o Perito Animal e veja o artigo sobre Sarna em cães - Sintomas e tratamentos.

Como tratar a sarna de cachorros com remédios caseiros - Tipos de sarna de cachorro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a sarna de cachorros com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Os remédios caseiros para sarna de cachorro nunca substituem uma consulta ao veterinário.

Escrever comentário sobre Como tratar a sarna de cachorros com remédios caseiros

237 comentários
Yasmin
Levem ao veterinário. Estes tratamentos não são eficazes,, existem muitos tipos de sarna. Sou técnica veterinária e ja vi varios animais sofrerem mais com tratamento caseiro
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Yasmin. Também concordamos que a maneira mais eficaz e segura de tratar a sarna de cachorros é consultando um veterinário e que nenhum tratamento caseiro substitui uma consulta com um profissional. Obrigada pelo seu comentário!
Rita de Cassa
boa noite tenho um buldogue ingles de 11 meses que esta com uma alergia horrivel que coça muito, ja o levei no veterinario e o mesmo receitou cefalexina por 30 dias, preledisona por 30 dias, banho com protex tradicional em banho uma vez por semana e omega 3 por 30 dias mas de nada adiantou sua pele esta horrivel sem pelo, avermelhada e com feridinhas inclusive seu comportamento totalmente agitado dando nos mordidas , destruindo tudo e latindo demais. o que faço, estou desesperada. obrigado
Editor umComo.com.br
Oi Rita! Apenas o veterinário pode recomendar um tratamento adequado. Você já testou as dicas do artigo?
Eliana
Como faço para tratar de sarna do meu cachorrinho ja levei o veterinário e nada adiantou cada vez esta so piorando esta dando ate ferida como faso
Editor umComo.com.br
Oi Eliana! Você já testou as orientações do artigo? De qualquer forma, você deve consultar a segunda opinião de um veterinário de confiança.
Maria de Fátima Soares Gaspar
Milha cachorrà tá se descascando e caindo o pelos.o que significa isso é como tratar?
Editor umComo.com.br
Oi Maria de Fátima! Você precisa levar sua cachorrinha no veterinário assim que possível. Apenas ele pode fazer um exame físico, determinar um diagnóstico e recomendar o melhor tratamento. Rápidas melhoras!
Maria de Fátima Soares Gaspar
Obrigado
Juliana
O que posso fazer meu filhote ta vossa do o olho e fucinho já até machucou já coloquei colírio e anti alérgico e não adiantou o que tenho que fazer é o que pode ser
Editor umComo.com.br
Oi Juliana! Ele tem muita coceira nessas zonas? Pode não ser uma alergia e por isso não funcionam esses remédios que utilizou. Existem diferentes causas para a coceira, sarna, fungos e até bactérias. Você pode fazer alguns dos remédios caseiros do artigo que aliviam os sintomas, mas apenas a consulta no veterinário pode determinar a causa e assim fazerem um tratamento farmacológico específico.
Regina Rodrigues da Costa
Tenho um cachorro Maltês com Tenerifi, ele tem o pelo branco, só que ele está perdendo os pelos, está todo vermelho e tem muita coceira. Ele não vai para a rua, e está sempre com pulgas e carrapatos. Ele desde peque no tem alergias. Tomava Alergovet; mais acho que não está mais fazendo efeito. Gostaria de saber o que fazer, para tratar esse problema.? Desde já agradeço.
Editor umComo.com.br
Oi Regina! O seu cachorro precisa ir no veterinário com urgência para que ele faça um exame físico e um diagnóstico correto para recomendar o tratamento adequado. Não ignore o desconforto dele, ele pode estar sofrendo de diferentes condições de pele. Rápidas melhoras!
ALBERTO GONCALVES DA SILVA
tenho uma cachorrinha preta ela esta se descamando tudo parecendo uma sarna ja foi usado varios tipo de remedio pra coceira e não adiantou costaria de sabe de um remedio caseiro pra conbater este tipo de descamção
Waldilange
Boa noite meu cachorro está com rabujo o que faço o que uso barato para acabe ele só tem 3 meses já ganhei assim
Editor umComo.com.br
Oi Waldilange! Você já testou as recomendações do artigo?
ana katarina
o meu filhote não tem contato com outros cachorro e pegou uma cosseira não sei o que fazer mais
o que faço
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana Katarina! Você já experimentou as orientações do artigo?
A sua avaliação:
Lulu
Gente! Eu já tinha ouvido falar de enxofre e óleo para tratar sarna de cachorro, mas sobre o azeite de oliva ainda não sabia. Funciona mesmo?

1 de 2

Voltar ao topo da página