Partilhar

Como saber o que o gato quer

Como saber o que o gato quer

Os gatos são animais misteriosos, não é mesmo? Solitários, independentes e até meio mal-humorados às vezes, os bichanos normalmente são os soberanos da casa. E não é para pouco! Eles são carinhosos, mas só quando querem, e também adoram fazer maratonas pela casa durante a madrugada.

Por conta dessa natureza envolta em mistérios, eles acabam não se comunicando com tanta ênfase quanto os cachorros. Saber o que eles querem a partir de um miado ou movimento da cauda é difícil — principalmente para os novos donos. Por isso, nós do umComo mostramos como saber o que o gato quer!

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não quer comer

A cauda diz muito

Preste atenção nos movimentos que a cauda do seu animal de estimação faz. Saber o que cada posição significa é essencial para você pode saber o que o gato quer e, assim, satisfazer as necessidades dele. Se ele estiver com a cauda para cima e reta, mas com uma pequena curva na ponta, ponto para você, o bichano está feliz. O mesmo sentimento para quando ele está com a cauda vibrando.

Mas tome cuidado se o pelo está esticado para cima, bem eriçado, e a cauda está curvada em formato de N. Quando o gato está assim, significa que está agressivo e se preparando para uma briga. Quando a cauda está bem baixa e enfiada entre as pernas, o bichano está assustado. Descubra como saber se meu gato está estressado nesse artigo do umCOMO.

Como saber o que o gato quer - A cauda diz muito

Preste atenção nos olhos

Para saber o que o gato quer, olhe nos olhos dele. Encare-o com cuidado, sem agressividade e piscando, senão pode causar desconforto e agressividade por parte do animal. Se suas pupilas estiverem dilatadas, o bicho pode estar feliz e animado ou agressivo.

O bichano que olha no fundo dos seus olhos, está demonstrando que confia em você e sente-se bem em sua companhia. Piscar lentamente significa conforto e carinho. Não hesite em descobrir como conquistar um gato com essas dicas que fazem os tutores e os bichanos felizes.

Como saber o que o gato quer - Preste atenção nos olhos

Linguagem corporal

Os gatos demonstram tudo pelos movimentos que fazem — já que não conseguem falar — e, às vezes, são muito mais claros do que os humanos. Quando ele levanta o nariz e inclina a cabeça para trás, é como se dissesse que reconhece você. Se o bichano está com as orelhas bem baixas, ele está com medo ou ansiedade. O sinal também indica vontade de brincar e explorar. Ao colocar a língua para fora e lamber o lábio inferior, o gato demonstra preocupação.

Gosta quando um gato se esfrega em você? É porque ele está marcando seu corpo como propriedade dele. Um beijo com o nariz molhado é uma demonstração de afeto e conforto.

Um gato que te dá mordidas de leve está avisando: quero ficar sozinho! Veja outros sinais comuns dos gatos:

  • Quando um felino cheira o seu rosto, ele está confirmando a sua identidade.
  • Ao bater com as patinhas no chão, prepare-se. Seu gato quer brincar e confia em você para essa missão.
  • Se o seu gato te lambeu, sinta-se privilegiado. Ele está demonstrando muita confiança, já que é assim que a mãe limpa os filhotes.
  • Outros gatos preferem demonstrar o amor copiando seus atos. Isso pode ser deitando no chão, cheirando-o e até cutucando você.
  • O ronronar é uma demonstração de satisfação extrema. Para retribuir, faça bastante carinho nele. Se o seu gato não costuma fazer isso, acesse essas dicas e saiba como fazer meu gato ronronar.
Como saber o que o gato quer - Linguagem corporal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o que o gato quer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Não provoque um gato. Se ele está demonstrando insatisfação com a sua presença, se afaste para evitar arranhões.
  • Se o seu gato for muito agressivo, talvez seja a hora de chamar um veterinário ou adestrador para controlar a situação.
  • Nunca force um animal a fazer o que não quer. O resultado pode ser dolorido para ambos.

Escrever comentário sobre Como saber o que o gato quer

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Natecia
Minha gata deve filhotes a mais de um dia. É na segunda noite ela não para de mia e o tempo todo.
Editor umComo.com.br
Oi Natécia! Você pode explicar melhor o problema por favor?
Lourdesa Cardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasCardoso DiasC
Ola , meu gato tem o habito de fazer xixi dentro de casa ,oque devo fazer para evitar que ela pare com este habito .
Editor umComo.com.br

Como saber o que o gato quer
1 de 4
Como saber o que o gato quer

Voltar ao topo da página