Como identificar os tipos de picadas de insetos


Quando aparece uma marca de uma picada na nossa pele, muitas vezes não temos nem ideia do tipo de inseto que a originou, o que se converte em um problema no caso de picadas que inflamem, infetem ou pareçam pouco normais. É sempre bom conseguir detectá-las, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como identificar os tipos de picadas de insetos, para que esteja atento e possa reagir segundo o tipo de picada.
Passos a seguir:
As picadas de mosquito são as mais comuns que podemos encontrar. Normalmente os mosquitos picam nos braços, pescoço, nos ombros e no geral em qualquer área que se encontre exposta. Fazem-no numa só área e de forma dispersa, são picadas que causam coceira e se inflamam um pouco, mas passados poucos minutos o desconforto diminui.
As picadas de mosquito são inofensivas na maior parte dos casos, mas em outros podem transmitir doenças como a Dengue, a malária ou a chikungunya, por isso perante sintomas como febre, fadiga e mal-estar geral deve-se ir de imediato a um médico.

No caso da picada de abelha a dor é aguda quando esta acontece. A região da picada costumam ficar vermelha, arde e é desconfortável. Este tipo de picadas de insetos são delicadas devido a um grande número de pessoas alérgicas ao veneno das abelhas, se é o caso deve recorrer de imediato a ajuda médica.
Nos casos em que não há alergia à picada, embora incômodo, torna-se inofensiva.

As picadas das pulgas e dos percevejos são muito parecidas. Estes insetos também picam em fila, fazem duas ou três marcas e continuam avançando para continuarem a chupar o sangue. Este tipo de picadas ocorre com frequência nos tornozelos e pés, embora se estivermos num sitio infestado de pulga, esta podem comer em qualquer parte do nosso corpo. São picadas pequenas parecidas às de um mosquito, que envermelhecem com muita facilidade e causam grande coceira.

Os carrapatos (carraças) que se encontram de forma abundante nos bosques, campos e espaços abertos, aproximam-se dos humanos normalmente através dos animais de estimação. Podem ser muito pequenos mas à medida que se vão enchendo de sangue aumentam de tamanho. Estes enterram a sua cabeça na pele para comer, causando dor, comichão e desconforto onde se instalam. Ao removê-los é importante que se certifique que a cabeça não ficou presa na derme, a sua picada também não passa despercebida originando pequenas feridas na maior parte dos casos.
Veja também: Como tirar manchas de picadas nas pernas

Deve estar atento à forma como evolui a picada de inseto. Se nota que a marca fica mais vermelha com o passar dos dias, lhe arde, pica demasiado ou está infetada, vá imediatamente ao médico. O mesmo se apresentar mal-estar geral ou qualquer outro sintoma pouco habitual.
Dica: Confira também como identificar o inseto barbeiro.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar os tipos de picadas de insetos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.