Partilhar
Partilhar em:

Como tratar picadas de aranha

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,6 (725 votos)
6 comentários
102 vezes partilhado
 
Como tratar picadas de aranha

As picadas de aranha são normalmente irritantes, mas não venenosas. Perante estas, a vermelhidão no local da picada e o inchaço são habituais e costumam passar em alguns dias. No entanto, algumas aranhas são venenosas, como a viúva negra e a aranha-marrom, esta última também conhecida como aranha-violino. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tratar picadas de aranha.

Também lhe pode interessar: Como tratar uma aranha caranguejeira
1

Normalmente, as picadas de aranhas não venenosas podem causar vermelhidão no local da picada, irritação e dor. Estas reações locais desaparecem geralmente sem tratamento num prazo de 7-10 dias. No entanto, para acelerar o tratamento da picada de aranha siga os seguintes passos:

  • Lavar bem o local da picada com água e sabão.
  • Aplicar uma bolsa de gelo ou uma compressa fria sobre o local da picada de aranha.
  • Para aliviar os sintomas pode tomar algum medicamento sem receita médica, como o paracetamol ou ibuprofeno.
  • Verificar a picada durante as próximas 24 horas, para garantir que os sintomas não pioram.
  • Caso os sintomas não melhorarem, se a picada ficar infetada ou se surgirem sinais de uma reação alérgica deverá procurar atendimento médico de urgência ou ligar para um centro de controle de envenenamentos.
2

A picada da aranha-marrom ou da viúva negra tem como sintomas ardor, vermelhidão, febre, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dor abdominal, mal-estar geral, erupção cutânea, cãibras musculares e tensão e dor articular. Caso seja picado por estes tipos de aranha deve:

  • Lavar a área com água e sabão.
  • Elevar a zona para prevenir a propagação do veneno.
  • Amarrar um curativo que seja confortável à volta da área, mas não demasiado apertado para não impedir a circulação sanguínea. Isto vai prevenir a propagação do veneno.
  • Procure sempre por atendimento médico de emergência o mais rápido possível. Por vezes, poderão administrar um medicamento anti-veneno perante estas picadas. Dependendo do caso poderão ou não ser necessário a internação.
  • Caso seja possível apanhe a aranha, coloque-a num pote com tampa e leve-a ao profissional de saúde, para que seja identificado o tipo de aranha.
  • Por vezes a vacina anti-tetânica de reforço pode ser administrada.
3

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário caso apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como tratar picadas de aranha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Relacionados
Comentários (6)

Escrever comentário sobre Como tratar picadas de aranha

Muito útil
6 comentários
Nilson Alves Silva.
Como tratar picadas de aranhas. Quando não vi o insetos. Uma suspeita de Aranhas. .
Suelen cintia
Boa noite, faz 23 horas que fui picada por uma aranha caranguejeiras ( aranha com corpo médio) na região superior das costas, passei no médico ele me receitou dipirona, porém estou sentido dor e queimação na região picada. Recomenda-se alguma coisa? Obrigada Suelen Cíntia.
elizani orbano
Estou com uma picada avermelhada e arde q nem queimadura na mao sera q e aranha?eu levei a picada ontem a tarde mas não vi o q era foi muito rápido mas na hora incho e ta dolorido e ardendo q nem queimadura vermelho
andrei silva
estou com uma roda vermelha não muito grande no lado do rosto oque poder ser ? e o que deve fazer?
Eliane
Qual a especialidade de médico devo procurar?
Victoria
O meu cachorro é filhote e ainda esta aorendendo a andar e ainda mama, eu poço dar paracetamol ou ibuprofeno para ele?

Descubra vídeos interessantes
DIY
Top 10
Tratamentos de Pele
Remover Espinhas
Como tratar picadas de aranha
Como tratar picadas de aranha