Como tratar picadas de aranha


Como tratar picadas de aranha

As picadas de aranha são normalmente irritantes, mas não venenosas. Perante estas, a vermelhidão no local da picada e o inchaço são habituais e costumam passar em alguns dias. No entanto, algumas aranhas são venenosas, como a viúva negra e a aranha-marrom, esta última também conhecida como aranha-violino. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tratar picadas de aranha.

Instruções
  1. Normalmente, as picadas de aranhas não venenosas podem causar vermelhidão no local da picada, irritação e dor. Estas reações locais desaparecem geralmente sem tratamento num prazo de 7-10 dias. No entanto, para acelerar o tratamento da picada de aranha siga os seguintes passos:

    • Lavar bem o local da picada com água e sabão.
    • Aplicar uma bolsa de gelo ou uma compressa fria sobre o local da picada de aranha.
    • Para aliviar os sintomas pode tomar algum medicamento sem receita médica, como o paracetamol ou ibuprofeno.
    • Verificar a picada durante as próximas 24 horas, para garantir que os sintomas não pioram.
    • Caso os sintomas não melhorarem, se a picada ficar infetada ou se surgirem sinais de uma reação alérgica deverá procurar atendimento médico de urgência ou ligar para um centro de controle de envenenamentos.
  2. A picada da aranha-marrom ou da viúva negra tem como sintomas ardor, vermelhidão, febre, náuseas, vômitos, dor de cabeça, dor abdominal, mal-estar geral, erupção cutânea, cãibras musculares e tensão e dor articular. Caso seja picado por estes tipos de aranha deve:

    • Lavar a área com água e sabão.
    • Elevar a zona para prevenir a propagação do veneno.
    • Amarrar um curativo que seja confortável à volta da área, mas não demasiado apertado para não impedir a circulação sanguínea. Isto vai prevenir a propagação do veneno.
    • Procure sempre por atendimento médico de emergência o mais rápido possível. Por vezes, poderão administrar um medicamento anti-veneno perante estas picadas. Dependendo do caso poderão ou não ser necessário a internação.
    • Caso seja possível apanhe a aranha, coloque-a num pote com tampa e leve-a ao profissional de saúde, para que seja identificado o tipo de aranha.
    • Por vezes a vacina anti-tetânica de reforço pode ser administrada.
  3. Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar picadas de aranha, recomendamos que entre na nossa categoria de Répteis e insetos.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar picadas de aranha:


                

1 comentário


17-02-2014 Victoria disse:
O meu cachorro é filhote e ainda esta aorendendo a andar e ainda mama, eu poço dar paracetamol ou ibuprofeno para ele?
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Dicas de costura Veterinário Experiências