Como tratar uma picada de abelha
Quando as abelhas nos picam, injetam veneno através do seu ferrão na nossa pele. A maioria das pessoas, tem apenas uma reação local à picada de abelha. Normalmente, a pele fica avermelhada, causando dores. O inchaço na zona e/ou prurido também podem ocorrer, podendo persistir até uma semana. As zonas adjacentes à picada de abelha também podem ser afetadas com estes sintomas. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como tratar uma picada de abelha.
Passos a seguir:
Quando ocorre uma reação alérgica sistêmica todo o corpo é afetado. A pessoa pode desenvolver urticária, vermelhidão, inchaço em partes do corpo distantes à picada de abelha. Os sintomas podem incluir também vômitos, náuseas, diarreia e tonturas. Perante uma reação alérgica sistêmica ou caso já tenha um histórico de reações alérgicas a picadas de insetos grave deverá consultar de imediato um médico, para lhe prescrever o tratamento adequado ao seu caso.
No entanto, caso não uma reação como a descrita no passo anterior, poderá seguir alguns conselhos para o tratamento da picada de abelha.
A primeira coisa a fazer é verificar se o ferrão ainda está presente. Para isso, procure por um pequeno ponto preto no local da picada e remova-o de imediato. Poderá utilizar algum objeto rijo como um cartão de crédito ou uma faca sem corte para tentar remover o ferrão. O veneno da abelha, que permanece na pele, pode demorar cerca de 2-3 minutos para libertar todo o seu veneno, por isso, a remoção imediata do ferrão pode reduzir a gravidade da picada.
De seguida, aplique gelo ou compressas frias na área, para reduzir a inflamação.
Limpe a área com água e sabão e, depois aplique um creme de hidrocortisona no local para diminuir a gravidade da reação do organismo à picada. Se pretender, em vez deste creme também pode aplicar uma pasta feita à base de amaciante de carne sem tempero e água, uma vez que a enzima no amaciante de carne pode quebrar o veneno da abelha. Outra alternativa, será fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água.
Para aliviar os sintomas da picada de abelha, também pode tomar um anti-histamínico como a difenidramina em forma de comprimido. Ou, como alternativa um analgésico sem receita como o ibuprofeno ou o paracetamol.
Sugestão: Picada de lacraia, o que fazer? - Sintomas e tratamento
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma picada de abelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
Conselhos
- Tenha em atenção que, picadas na boca ou no nariz, mesmo em pessoas em que não sejam conhecidas reações alérgicas, requerem atenção médica o mais rápido possível. Uma vez que, estas picadas podem levar ao inchaço e, por sua vez, interferir com a respiração.