Partilhar

Como criar filhotes de Pavão

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 12 dezembro 2017
Como criar filhotes de Pavão

O pavão é um dos animais mais bonitos do mundo. A ave possui uma característica muito marcante: a sua cauda colorida, que pode chegar aos dois metros de comprimento, quando se abre como um leque na corte. Quando o acasalamento dos pavões é bem sucedido, a pavoa pode pôr entre quatro e sete ovos, que chocam passado cerca de um mês. Se adquiriu ovinhos de pavão ou filhotinhos, é importante saber como cuidar deles pois as aves necessitam de cuidados especiais para se manterem bem alimentadas, confortáveis e saudáveis. Saiba como criar filhotes de Pavão, lendo essas dicas do umComo.

Também lhe pode interessar: Como criar galo índio gigante
Passos a seguir:
1

Ambiente ideal

Para criar filhotes de pavão com sucesso, é necessário mantê-los em um ambiente aquecido até aos 2 meses de idade. Para manter o espaço quente, aposte em lâmpadas de 100 a 150 watts e regule de acordo com a temperatura, procurando sempre rondas os 35 º C. Também pode ser usado um aquecedor elétrico ou uma chocadeira elétrica.

O ideal é manter os pavões jovens em um viveiro separado dos pavões adultos , transferindo-os quando completarem 6 meses de idade. O local deve ser seco, fofo e abrigado de umidade e do vento. Para que os pequenos pavões não fiquem em contacto com o chão, o chão deve ser forrado com serragem de madeira ou palha seca. Para garantir que o local está limpo, basta trocar o forro do chão todas as semanas.

2

Alimentação

Nas primeiras 48 de vida, os pequenos pavões não devem ser alimentados pois já possuem uma reserva de alimento quando nascem.

Depois dos primeiros dois dias, os filhotes de pavão devem ser alimentados com ração inicial para pintinhos por 2 meses. Eles também devem receber, de manhã, ovos cozidos e verduras picadas como almeirão, couve, cebolinha, escarola e alfafa para obterem proteína. Não dê alface para eles pois podem ganhar diarreia e ficar enfraquecidos.

Entre os 60 e os 120 dias de idade, ofereça ração de crescimento para os filhotes e, depois desse período, passe para a ração de engorda. As verduras devem ser oferecidas nesses períodos também.

Os bebedouros e comedouros devem ficar fixos no teto ou na lateral do viveiro para que os predadores rastejantes como os ratos não tenham acesso à comida. A altura deve ser a mesma das asas dos filhotinhos.

Como criar filhotes de Pavão - Passo 2
3

Saúde

Os filhotes de pavão devem ser vacinados contra a doença de New Castle entre o primeiro e o quarto dia de vida. A vacina é pingada no olho ou no nariz dos filhotinhos.

Quando os filhotes completarem vinte dias de vida, deve ser administrada a vacina contra a bouba aviária.

Assim que os jovens pavões completem 6 meses de idade, eles devem ser vermifugados com piperazina a cada quatro meses. A higienização do local é a melhor forma de manter os pavões livres de doenças associadas a coccidioses, e.Coli e salmonelas.

4

Criação

  • Para criar filhotes de pavão, você necessita de, no mínimo, uma fêmea e um macho.
  • Cada ave custa, no mínimo, 300 reais mas p preço varia de acordo com a idade e com a espécie.
  • O retorno chegará cerca de dois anos após o início da criação.
  • A reprodução dos pavões ocorre de Setembro a Janeiro com três posturas, podendo chegar aos 30 ovos de pavão. No entanto, a média anula é de 23 ovos.
  • As galinhas podem substituir as pavoas durante o choco, pois é comum as pavoas se afastarem dos ovos.
  • A criação de pavões é uma atividade que está crescendo no mercado, garantindo um bom retorno financeiro. Com uma boa pesquisa e planejamento, você conseguirá ter um bom retorno do seu investimento.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como criar cervos - legislação e cuidados.

Como criar filhotes de Pavão - Passo 4
5

Agora que já sabe como criar filhotes de pavão, confira esses artigos que podem ser do seu interesse:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar filhotes de Pavão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como criar filhotes de Pavão

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Eduardo
Gostei, explicação simples e completa!
Renan coracin
Boa tarde eu ganhei alguns ovos de pavão e coloquei chocar na galinha por que eu não tenho chocadeira eu crio galinhas caipira e gostaria de saber se assim q pica-se os pavõezinhos eu deixo eles com a galinha (por que quando choca pintinhos eu deixo com as galinhas mais separado do restante num ambiente fechado, coberto e o chão e de concreto) gostaria de saber se posso fazer isso com eles também ou se eu coloco eles sozinhos numa gaiola separado só para eles com lampada para aquecer eles dura te a noite e os dias mais frios.
Salvador Sitoe
Grato pela dica de criação de cuidar dos filhotes de pavão.
Dulce Maria Meurer
eu tenho um casal de pavão azul a pavoa só ponhou 3 ovos mas era a primeira vez
irineu chacarski
É preciso manter os pavõezinhos fecgados até os 6 meses?
lucy.rodr@hotmail.com
ganhei 6 ovos de pavão e coloquei pra chocar, os pavãozinhos ja nasceram. estou dando ração de pintinhos e ja fiz a vacina neles. preciso ainda mante-los aquecidos com a lampada? moro em mato grosso região quente.
Editor umComo.com.br
Oi! Se a temperatura ronda os 35ºC não precisa. Porém, se de noite a temperatura baixa, é importante colocar a lâmpada. Como eles não têm a mamãe deles para os aquecer toda a noite, precisam de uma fonte de calor externa que a substitua.
jose baldan
ja tive 12 pavões qdo chegam nos 6 meses ficam triste e morrem porque, perdi os 12
A sua avaliação:
ARIVALDO BELMONT
Qual o nome da vacina nos primeiros dias e nome do vermifugo que podemos colocar na agua.

Como criar filhotes de Pavão
1 de 3
Como criar filhotes de Pavão

Voltar ao topo da página