Comida para aves

Como alimentar uma andorinha bebê

Como alimentar uma andorinha bebê

As andorinhas são aves da família Hirundinidae, ou seja, não há a apenas uma espécie de andorinha, e sim mais de 70 tipos. É por isso que elas podem ser avistadas em diferentes cores e plumagens, ainda que, de forma geral, as adultas medem cerca de 8 cm, com uma envergadura que pode variar de 8 a 20 cm. Elas têm uma expectativa de vida de 8 anos. Apesar de serem migratórias, são aves que estão muito à vontade no meio urbano. Isso explica porque não é raro encontrá-las pelas cidades, onde montam seus ninhos feitos de palha e penas e, consequentemente, ficam expostas a incidentes. Então, se encontramos um filhote de andorinha ferido e não sabemos onde está o ninho, podemos cuidar dele antes de voltar a libertá-lo na natureza. Se o deixarmos livre antes de estar completamente curada, será difícil sobreviver. Para te ajudar, neste post do umCOMO explicamos como alimentar um filhote de andorinha, para que ela possa voltar ao seu habitat natural o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma andorinha machucada

Índice

  1. Filhote de andorinha
  2. O que andorinha come?
  3. Como alimentar filhote de andorinha

Filhote de andorinha

As andorinhas costumam botar de 3 a 5 ovos, que ficam em período de incubação por cerca de 25 dias. Após o nascimento os filhotes são alimentados pelos progenitores (mãe e pai) com pequenos insetos por, aproximadamente, 25 dias. Então, os filhotes de andorinha começam a deixar o ninho após um mês e passam a se alimentar sozinhos, como explicamos a seguir.

Portanto, se você encontrou um filhote de andorinha saiba que até o primeiro mês de vida ele é 100% dependente dos pais para se alimentar. Portanto, se você o encontrou pelo chão dê uma olhada para ver se o ninho não está por perto para que possa ser devolvido. Caso contrário, é importante mantê-lo em um local aquecido, como se fosse o um ninho, você pode improvisar com algum tecido suave como algodão ou uma meia, por exemplo. O ideal é procurar assistência veterinária para os cuidados adequados.

Como alimentar uma andorinha bebê - Filhote de andorinha

O que andorinha come?

Elas são aves insetívoras. Na natureza as andorinhas são conhecidas pelo seu hábito de alimentação aérea, caçando insetos no ar. Sobrevoam campos e podem comer bichinhos como formigas, cupins e outros insetos voadores através do seu pequeno bico que se abre em pleno voo, impulsionado pelo corpo fusiforme delas e asas maiores do que o corpo. Apesar do biquinho, elas têm uma boca grande, bem perceptível quando aberta, por sinal.

Como alimentar uma andorinha bebê - O que andorinha come?

Como alimentar filhote de andorinha

  1. A primeira coisa que fazemos, após a cura da ferida do filhote, é ir a uma loja especializada para comprar ração para filhotes de aves insectívoras. É um produto que não será difícil de encontrar.
  2. Também temos que comprar uma seringa especial que utilizaremos para administrar a comida em pasta, misturada com água.
  3. Quando der a comida para a andorinha engolir, devemos fazer movimentos suaves para evitar que ela entre em pânico e ela se recuse a comer.
  4. Embora seja normal, se ela está com fome, a andorinha abre instintivamente o bico, alguns filhotes não vão abrir o bico, então, somos nós que temos que abri-lo. Devemos proceder com cuidado para evitar causar danos ao animal e também para não nos picar.
  5. Depois de preparado, vamos inserir a seringa ligeiramente no bico do animal e empurrar lentamente para que a massa misturada com água, entre na garganta da andorinha.
  6. Dê ao filhote cinco ou seis doses diárias de massa alimentícia misturada com água. Também pode deixar um recipiente com água para ela beber sozinha quando quiser.
  7. Quando terminar de dar de comer ao filhote de andorinha devemos limpar os bicos para evitar qualquer infecção e também verificar que a massa não obstrua as narinas do animal.

Esteja atento a presença de gatos e outros possíveis predadores. Uma vez que você perceba que o filhote de andorinha esteja curado, mantenha a gaiola aberta ou o ninho em um local de fácil acesso ao exterior para que ele possa voar quando quiser. Lembre-se que as andorinhas são animais silvestres que não podem ser domesticados e a sua posse ilegal é considerada crime, segundo o IBAMA. [1]

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar uma andorinha bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Visite um veterinário para saber mais detalhes.
  • Lembre-se que as andorinhas são pássaros silvestres e, por lei, não podem ser mantidas em cativeiro.
Referências
  1. PERITOANIMAL. 49 animais domésticos: definição e espécies. Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/49-animais-domesticos-definicao-e-especies-23221.html/>. Acesso em 15 de maio de 2020.
Bibliografia
  • MAQUEDA, Ana Diaz. ExpertoAnimal. Tipos de golondrinas - Características y alimentación. Disponível em: <https://www.expertoanimal.com/tipos-de-golondrinas-caracteristicas-y-alimentacion-24304.html/>. Acesso em 14 de maio de 2020.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Andorinha
Eu achei uma andorinha caída no chão da fábrica Coloquei uma caixa com a lâmpada Ele durou trez Dias
Compre uma caixa de alimento completo para pássaros filhotes Albion Ele durou morreu no 4º dia Ele durou morreu no 4º dia Não sei porque ele morreu

Tava todo duro Será que fiz alguma coisa de errado Como se cuida de um filhote de andorinha pequeno Fiquei muito triste eu queria salvar o bichinho
A sua avaliação:
Edward Filho
Site amoroso com os animaizinhos criados por DEUS.
A sua avaliação:
Marcela
Estou com uma andorinha filhote e moro na roça não posso ir até a cidade para comprar papinha , então posso dar fubá ou comida normal ?????
A sua avaliação:
Paola
Estou cuidando de um andorinhão preto desde dia 26/12/20, ele cresceu e estava bem até ontem. Hj está quieto e não quer comer. Estou dando ovos com aveia (papinha), mas acho que preciso oferecer insetos. Gostaria de saber quais insetos posso dar e se dou vivo?
Cris
Paola. Eu tbm estou com um filhote, e comecei a colocar ele na mão do alto bem visível pelas andorinhas, e ela veio alimentá-lo na minha mão
depois descobri um jeito improvisado dentro de minha área para ela vir alimentar e está dando certo, o seu está bem ?
Juliana Svaiger Rebequi
Olá boa noite, hoje libertei uma pequena andorinha que estava cuidando, eu dava papinha própria para pássaros e comprei Tenébrio desidratado (vendido em loja para pets) e após comprei eles vivos e passei a oferecer também... os desidratados eu partia ao meio pois ele tinha o bico pequeno, mas os vivos ele engolia inteiros...até os besouros que são uma fase do tenébrio ele comeu...enfim triste, pois me apeguei demais a esse ser maravilhoso, mas ao mesmo tempo muito feliz por poder ter cuidado dele muito bem até ele ter condições de voar e ser livre...
A sua avaliação:
Neide da Silva Alves
Ele estava no chão mas já dá alguns vôos. Coloquei no ninho, só ñ sei se no certo.Ele está saindo de lá mas ñ vejo nenhuma andorinha adulta chegar até ele.Preocupada c ele pois ñ sei se está sendo alimentado. O que faço?
.
A sua avaliação:
mirella
è muito útil as informa coes desse site recomendo que leiam tudo com atencao
Roseli
Oi, como é que eu faço para abrir o bico do filhote de andorinha, ela não abre a boca sozinha pra comer e tenho medo de abrir e machucar
Grazi
É só vc com cuidado apertar bem de leve os dois lados do bico dele
A sua avaliação:
Vera Tehina
Meu neto trouxe ontem 2 filhotes de andorinha que estavam no chão, no patio da escola. Qual o intervalo de tempo para alimentar. E tem que dar água? Obrigada, achei o trabalho do site muito bom.
Editor umComo.com.br
Oi Vera! Depende da idade das andorinhas, poderá ser de 3 em 3 horas ou com intervalos de tempo maiores. Existe algum centro de recuperação de selvagens perto da sua zona? Ou caso não exista, existe algum veterinário de animais exóticos por perto? O ideal seria eles serem criados num centro de recuperação, para não se afeiçoarem aos seres humanos e serem capazes de sobreviver quando libertados em idade adulta. Para além disso, é importante também que a partir de uma certa idade eles comecem a alimentar-se de insectos vivos porque será esse o alimento que têm de procurar quando viverem em liberdade.
A sua avaliação:
Pedro Monteiro Blanco
Olá, tenho 11 anos e preciso de ajuda, como alimentamos um filhote de andorinha recém nascido sem afetar o pulmão dele? Favor ajude!
Juliana Svaiger Rebequi
tem uma seringa própria para alimentar os pássaros, encontra em pet shop, e papinha própria para pássaros também. o ideal é ter muita calma na hora de apertar a seringa para não sufocar de alimento.
A sua avaliação:
ariel jose dos santos
existe pardais do peito e pescoço amarelo? na minha casa apareceu um filhote e minha esposa esta cuidando dele e ja ficou familiar come de tudo voa pela casa inteira e não quer mais ir embora sera que é pardal mesmo?
ALEX
Boa noite estou com um filhote de andorinha que acabei de encontrar caído na rua,ele está tentando voar mais sem sucesso, o comércio ja esta fechado o que devo dar pra ele comer?
Grazi
Olha se vc n achar a comida de filhotes eu recomendo vc cuzinhar fuba e colocar alguma vitamina,eu sempre coloco leite ninho e remedio de vitamina
José Pedro Pereira
Lindo trabalho! Obrigado aos abnegados que nos fornecem estas orientações tão importantes! Uma linda andorinha filhote apareceu por aqui, na minha residência. Fiquei 24 horas com ela dando-lhe apenas água. Postei foto dela no feice imediatamente.Ontem pela tarde ela voou e me deixou. Mas, um amigo me enviou este endereço eletrônico que me será muito útil daqui pra frente!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José, que bom saber que as informações foram úteis para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Mino
quanto que é a dose? qual a quantidade q deve ser dada de papinha cada vez?
Grazi
Eu sempre dei 1 seringa pequena com entervalo de 2h
Juliana Svaiger Rebequi
o que eu estava comia de uma em uma hora...eles piam bastante quando estão com fome...é fácil saber kkk parece que é o tempo todo....
1 de 3
Como alimentar uma andorinha bebê