Peixes de água doce

Como cuidar de um peixe telescópio

Como cuidar de um peixe telescópio
Imagem: Reprodução/elgoldfish.com

O peixe telescópio (Carassius auratus) é um peixe muito especial pelo seu aspecto físico. Apesar de existirem variações dentro da espécie, o mais encontrado é o preto, conhecido também como peixe-telescópio preto. Ele possui os olhos esbugalhados, o corpo redondo e barbatana caudal dupla. É um peixe com esperança de vida entre 5 e 10 anos. Para conservá-lo, é necessário tratá-lo com uma série de cuidados e atenções. Neste post do umCOMO explicamos como cuidar de um peixe telescópio e outras informações importantes sobre as espécie.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um peixe palhaço

Índice

  1. Peixe-telescópio (Carassius auratus)
  2. Cuidados com o peixe-telescópio
  3. Peixe-telescópio muda de cor?

Peixe-telescópio (Carassius auratus)

O kinguio-telescópio ou peixe-telescópio, apelidado peixe zoiudo, pela sua aparência evidente pertence à mesa espécie do peixe-dourado comum, bastante conhecido no Brasil. Oficialmente, trata-se de uma raça de peixe dourado, na verdade duas: o peixe-telescópio preto e o peixe-telescópio comum, também chamado de peixe binóculo ou peixe olhudo. Ambas as raças são diferenciadas apenas pela cor, mas costumam ser confundidas com o peixe-olho-celestial que também chama atenção pelos olhos esbugalhados, só que levemente voltados para dentro.

Conforme ele vai crescendo, seus olhos também crescem. No caso do peixe-telescópio preto, sua cor também vai escurecendo com o passar do tempo. A expectativa de vida pode variar de 6 a 25 anos.

Cores do peixe-telescópio

Existe peixe-telescópio branco, preto, laranja, vermelho, amarelo e aquele que é conhecido como peixe-telescópio panda, com o corpo branco e manchas escuras em volta dos olhos.

Como cuidar de um peixe telescópio - Peixe-telescópio (Carassius auratus)

Cuidados com o peixe-telescópio

Os cuidados com o peixe-telescópio são bastante parecidos com os do peixe-dourado comum. Você deve ficar atento ao seguintes fatores:

Luz

O peixe telescópio é muito sensível à luz e possui escassa visão, apesar de seus olhos esbugalhados. É muito propenso a adoecer com fungos nos olhos, por isso deve ser muito controlado. É um peixe que, por sua pouca vitalidade, perde a visão com o passar do tempo, podendo ficar cego muito cedo. Por isso, é conveniente cuidá-lo bem.

Temperatura da água

Deve-se ter um grande controle da água do aquário, pois não suportam as mudanças bruscas de temperatura e poderiam morrer. Igualmente, não é aconselhável submetê-los a temperaturas muito baixas. Este fator deve ser controlado muito pois poderia afetar sua vista e sua debilidade geral.

Filtro ajustado

Os peixes telescópio são muito limitados para a natação, por isso o filtro do aquário não deve ser muito forte, uma vez que poderia arrastá-lo e acabar com ele.

Plantas para aquário

Evite colocar no aquário qualquer elemento com arestas ou pouco flexível, já que ele poderia trombar com eles por sua falta de visão. Podem se machucar feio se isso não for controlado.

O melhor que você pode fazer é colocar plantas naturais no aquário que controlam o nitrogênio dentro dele, e além do mais são flexíveis e não machucam o peixe caso ele bata nelas.

Alimentação

Para os peixes telescópio é fundamental comer quantidades muito pequenas, por sua baixa capacidade estomacal. Recomenda-se, portanto, alimentá-los com muita frequência, muitas vezes ao dia, mas sempre em quantidades muito pequenas.

Como cuidar de um peixe telescópio - Cuidados com o peixe-telescópio

Peixe-telescópio muda de cor?

A mudança de cor do peixe-telescópio é sinal de que algo não anda bem. Pode ser que ele esteja doente ou estressado com alguma mudança no aquário. Se isso acontecer, verifique se tudo sob as condições normais de temperatura, água e hidrogênio, presença de novos peixes e alimentação. Em casos de manchas brancas, isso pode ser sinal de algum problema parasitário.

A limpeza do aquário também é um fator importante já que o acúmulo das suas fezes podem deixar a água tóxica levando à morte do peixe.

Como cuidar de um peixe telescópio - Peixe-telescópio muda de cor?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um peixe telescópio, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Dar a eles todos os cuidados necessários para viver de forma cômoda.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
42 comentários
A sua avaliação:
Maria
Meu peixe telescópio, está com umas manchas brancas,e não sai do fundo do aquário.
A sua avaliação:
Denise Escudeiro
Qual peixe posso colocar no aquário junto com peixe telescópio?
A sua avaliação:
Denilson dos Santos
Tenho um kinguio telescópio e ele está bastante agitado num aquario de 120l. O qual motivo dele estar assim agitado?
A sua avaliação:
Conceição
Tenho um peixe telescópio que era preto, mas à 15 dias começou à ficar alaranjado,está à perder à cor preta por completo, será normal?
Denis Lima
Tenho um peixe telescópio recentemente em meu aquário.
E nele está criando uma crosta cinzenta! E gostaria de saber se é normal?
Lucia Scheiner
Meu peixe telescópio está com problemas.Está com olhos estranhos,como uma mancha preta e meio embaçada.Está nadando de lado e curvando-se,não está comendo.Iniciei tratamento com sal de epson e apareceu no aquário vários filamentos esbranquiçados.Iniciei o tratamento com bactericida e fungicida.Será que posso continuar com o sal de epson?como ele não está comendo estou usando fishtamin (vitamina) na água. Obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Lucia! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico e descobrir o que tem de errado com o seu peixe. Recomendamos que você consulte um profissional de confiança o quanto antes. Rápidas melhoras!
Edson
Tenho dois peixes telescópios, um deles começou a ficar em lugarzinho no fundo do aguario a dias só sai para comer e volta tipo com o se estivesse chocando ,a pergunta é se alguém já viu ou se sabe se este peixe reproduz em aguario ?
maria marli
tenho 4 telescópio no aquário de 80 lt
laddy
o meu tbm fica de barriga para cima e so flutuando as vezes de ponta cabeça.
Bruno
Acho que morreu :v kk
Tomás Alves
Boa tarde! Gostaria de saber mais exatamente quantas vezes o animal precisa de comer por dia, e quanta ração deve ser dada por vez. Obrigado
Ivani Silva
10 bolinhas manhã e 10 bolinhas á noite.
Inês
Bom dia!! Ontem reparei que o meu peixinho telescópio, Óscar, estava a mudar a sua cor para uma cor acastanhada, fiquei preocupada obviamente, pensei que estava a morrer aos poucos.... mas depois, afastei-me durante uns breves segundos e ele voltou à cor original. Alguém me consegue explicar o que aconteceu aqui? por favor
Inês
Boa tarde, julgo que um dos meus peixinhos é assim. Eu desconhecia algumas desses fatores. Como por exemplo o da visão, e por isso penso que não agua corretamente quanto à luminosidade e às peças onde se pode magoar. O seu alimento é o mesmo de peixes vermelhos? Ha problema de juntar um peixe telescópio e um peixe vermelho? Qual a quantidade mínima de água? Eu penso que o meu peixe telescopio esteja doente, e podera ter sido uma das coisas mencionadas. Ele passa a vida de barriga para cima e so se vira se eu mexer no aquário. Ve se que tem dificuldade em mexer-se. Vai por vezes ao fundo... Há alguma coisa em que me possa ajudar? :/
Evaldo
Oi bom dia . Tenho um peixe telescopi preto . Gostaria de saber porque meu peixe fica quase todo o tempo de barriga pra cima . As vezes acho que ele está morto mas fico olhando pra ele ele volta a nadar normal
Joaquim Edson duarte
Noite. Tenho um peixe telescópico em meu aquário é sempre ele apresentar estar bem saudável. Reparo às vezes que ele fica quieto no fundo aquário movendo-se pouco. Eu o alimento conforme regras e gostaria de saber se este peixe acasalaria com um peixe japonês umas vez que de uns dias pra k o telescópico tem desenvolvido uma grande barriga. Me chamo Edinho e sou de Itabira mg tenho um aquário com 3 peixes 2 japoneses alaranjados é um telescópico. Aguardo informações e obrigado
antonio
Qual a temperatura e Ph ideais para o Telescópio?
cristian
ola a minha telescopio ta meia cordinha eu acho que e ovos o que fazer
Simone
ola adquiri um peixe telescopio hoje pois meu filho queria muito ..então quero saber de cuidados para poder cuidar bem dele ..como por exemplo não sei o quanto devo dar para ele de comida ? a comida dele e realmente aquela de bolinhas bem pequenas ...igual a comida do peixe Beta ? preciso de um aquario com bombinha de oxigenio para ele ? por favor se puder me ajudem nestas questões obrigada...Simone
Joselmo Augusto Sales
Meu japonês telescópio Surgiu uma doença que eu gostaria de resposta o olho dele cresceu muito e caiu simplesmente isto for e depois caiu.
Carol idaline Silva lourenco
Eu três peixes telescópio qnto quanto tempo eles demoram para se reproduzir?de quanto e quanto tempo isso acontece?e do que eles precisam para botar?
Tatiana
tenho um preto e um dourado peixe telescopio ,posso colocar um ou dois limpa vidros no aquario?
Giezer Bastos
Pode sim, São peixes muito pacificos e convivem muito bem
Imagem: Reprodução/elgoldfish.com
1 de 4
Como cuidar de um peixe telescópio