Partilhar

Como cuidar de um filhote de pardal

Como cuidar de um filhote de pardal

Pardal, ou passer, faz referência a uma série de espécies do gênero Passer. As mais conhecidas são Pardal domesticus e Pardal montanus e suas sub-espécies. Apesar de não ser uma espécie originária do Brasil, e sim da Eurásia e do Norte de África, trata-se de uma ave extremamente conhecida em nosso território e presente na avifauna urbana. Essa ave pequena atualmente está distribuída por todo o mundo, sua cor é marrom com tons negros e avermelhados e não mede mais que 16 cm de comprimento. Se você encontrou um filhote de pardal fora do ninho e não tem como devolvê-lo, cuide dele e procure um fiscal do IBAMA. O pardal não é um pássaro doméstico e sua posse é proibida. Neste post do umCOMO explicamos como cuidar de um filhote de pardal para que ele possa voltar à natureza o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um filhote de papagaio

Filhote de pardal

Os filhotes de pardal abandonam o ninho entre 10 e 21 dias após o seu nascimento. Portanto, um filhote de pardal fora do ninho nem sempre representa a necessidade de cuidados humanos. Enquanto eles estão no ninho, são alimentados com pequenos artrópodes. Após esse período passam a uma dieta vegetariana

Se ele foi encontrado no solo, temos de verificar se não está perto de seu ninho. Os pardais protegem seus filhotes e acompanham-nos durante seu crescimento. Da mesma forma, se verificar que está fora de seu ninho e o filhote de pardal ainda não desenvolveu as penas, ele pode ter caído por causa de uma rajada de vento. Nestes casos, aconselha-se sempre devolver o filhote de pardal ao seu ninho.

Como cuidar de passarinho que caiu do ninho

É importante garantir que o filhote de pardal esteja em boas condições de saúde. Os pardais não considerados animais domésticos pelo IBAMA[1], portanto a sua posse ilegal é considerada crime. Se você não pode devolver o filhote de pardal ao ninho, procure o IBAMA e leve o passarinho para que ele possa receber os devidos cuidados e ser reintegrado à natureza. Se isso não for possível no momento, você pode cuidar dele até receber a ajuda de um fiscal ambiental.

Como cuidar de filhote de pardal

Para poder cuidar de um filhote de pardal, vamos precisar de um ninho ou uma caixa onde seja o refúgio. Outra opção é utilizar uma gaiola a qual aconselhamos manter sempre aberta. O filhote de pardal a associará a um lugar seguro e a terá como seu lar. Se a mantiver sempre com comida e bebida, o filhote de pardal voará por toda a casa e voltará à sua gaiola para estar seguro e quentinho.

A gaiola do filhote de pardal deve estar em um lugar ventilado, onde chegue a luz indireta do sol, não é recomendável que o filhote de pardal esteja exposto à luz solar direta por muito tempo. No entanto, também não é aconselhável evitar o sol por completo, pois o filhote de pardal precisa da luz solar para colorir suas asas.

Para que o filhote de pardal esteja confortável, prepare uma cama/ninho no local. Esta pode ser de algodão, tecido suave, alguma meia velha, ou penas, assegurando que não haja nenhum inseto entre o material. Devemos tentar que o filhote esteja quente já que precisa de muito calor. Esta cama deve ser mantida limpa todos os dias.

Mantenha-o limpo e quente. Enquanto eles são pequenos, a temperatura deve ser revisada de vez em quando (entre 40º e 43º é uma temperatura correta).

Água

Se recolhemos o filhote de pardal da rua devemos pensar que possivelmente esteja desidratado depois de passar várias horas fora do ninho. Em seu ambiente natural, seus pais lhe dariam pequenas gotas de água diretamente no seu bico. Em nosso caso, é aconselhável dar-lhe um pouco de água da nossa boca. Quando notar a frescura da mesma, o filhote de pardal a beberá. Se não tiver coragem, pode utilizar uma seringa pequena, sem agulha, ou um conta-gotas para que a beba pouco a pouco.

O que pardal come?

O pardal adulto Pardal domesticus é conhecido pela sua tolerância alimentar e adaptação a ambientes urbanos, onde chegam a se alimentar até de restos de lixo orgânico. Na natureza eles se alimentam de grãos, insetos e pequenos invertebrados.

Como alimentar filhote de passarinho

É importante não dar leite aos filhotes de pardal, já que não o toleram e poderiam morrer por isso. A contribuição de cálcio recebem-na de sua alimentação (insetos triturados, osso de siba, casca de ovo esterilizada).

A alimentação dos filhotes de pardal realiza-se nas primeiras semanas através de uma seringa sem agulha. Aproxime a mesma do bico e o filhote irá comendo da papinha que lhe damos. Comem com uma frequência de 2 a 3 horas. Se detectarmos que eles têm a barriga vazia, também podemos dar-lhes de comer.

Como fazer papinha para passarinho que caiu do ninho

Sua comida pode ser feita de forma fácil. Preparamos uma papinha e introduzimos na seringa. A papinha deve ser dada sem o líquido para que o filhote de pardal a coma sozinho, sem a introduzir na boca.

Para começar podemos fazer estas três papinhas, é muito simples:

  • Podemos molhar meia bolacha Maria com água, até que a bolacha fique uma papinha.
  • Podemos amolecer ração de cachorro moída molhada com água até criar uma massa. Esta papinha é muito completa.
  • Podemos comprar massa de filhote, vendida em viveiros. Elas são feitas à base de ovos e são molhadas com água para criar a papinha.

Quando os alimentarmos temos de estar atentos para não manchá-los com a papinha ou massa, já que esta pode secar e acabar sendo um problema ao colar em suas penas. Por outro lado, devemos observar também que os orifícios nasais do bico não fiquem obstruídos, já que poderia desencadear em um problema maior.

À medida que cresce, o filhote irá alimentando-se sozinho e poderemos utilizar um recipiente para que coma diretamente. Se quer que o filhote esteja nas melhores condições, o ideal será proporcionar-lhe algumas bandejas. Uma com água e outra com areia fina. Deste modo o filhote tomará banho de areia e água para se vermifugar.

Veja mais informações no post que explica como alimentar um pardal. Lembre-se que perante qualquer dúvida, é aconselhável que vá a um especialista ou veterinário para que ajude você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um filhote de pardal, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Referências
  1. PERITOANIMAL. 49 animais domésticos: definição e espécies. Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/49-animais-domesticos-definicao-e-especies-23221.html/>. Acesso em 12 de março de 2020.
Bibliografia
  • SILVEIRA, LUÍS FÁBIO. O Pardal vai se extinguir no Brasil?. Cães & Cia, v. 398, p. 48-49, 2012. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Luis_Silveira5/publication/273368532_Mundo_das_Aves_O_Pardal_vai_se_extinguir_no_Brasil/links/54ff275c0cf2741b69f4048f.pdf/>. Acesso em 12 de março de 2020.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um filhote de pardal

58 comentários
A sua avaliação:
Leon
Preciso de ajuda!!! Achei um filhote que caiu do ninho no telhado da minha casa e sobreviveu porque caiu no meu trampolim. A cria ainda não tem plumagem e ainda tem a pele a tapar os olhos deve ter acabado de eludir e eu gostava de saber o que posso fazer pois ele está muito frio e de nenhuma maneira consigo aquece-lo. Alguém me pode ajudar?
A sua avaliação:
Elton
de quanto em quanto tempo eles comem e bebem água ? enquanto filhote ?
A sua avaliação:
Larissa
olá,eu achei uma filhote de pardal perto da casa da minha vó,tem pouca plumagem deve ser recém-nascido pois ainda não abriu o olho e o seu bico está fechado,estou com medo de tentar abri-lo e machucá-lo,como posso alimenta-lo e hidratá-lo?
A sua avaliação:
fghjkyuik
Muito útil
Evanilde Amadio
gostaria de poder parar de dar papinha para o pardal que já poderia estar comendo sozinho mas não consigo faze-lo ciscar.
Cleo
Poxa, estou desolada. Achei um pardal sem penas caído do ninho. Tentei encontrar o ninho por horas, subi em escadas pra tentar ver melhor pela madeira do telhado e nada. Então resolvi cuidar dele... e tem um mês isso. Fiz a caminha dentro de um chapéu com algodão e forrei com papel. Ele se adaptou muito bem. Comprei a papinha própria... mas não sei se era pra animais insetívoros. Era amarelinha e eu misturava água quente..Ele cresceu bastante e mto rápido. Eu achava que se tratava de uma femea... então dei o nome de Popinha. Ela virou um grude comigo... era uma gracinha. Eu tratava várias vezes por dia com a seringa e adaptei um caninho de escalpo na mesma para facilitar. Aos poucos ofereci mamão, melancia, banana... ela amava e comia bastante. Tbem comia farelinhos de pão ou rosca. Dei ovo cozido uma vez mas ela não curtiu... Então hoje de manhã eu abri a porta do quarto onde a mantinha... (sempre solta) e ela não estava bem... pq vomitou a papinha. Na mesma hora eu a levei na cozinha e ela comeu sozinha melancia e farelos de milho. Mais tarde eu fui busca-la pra alimentar e ela estava mole, claramente doente. Eu corri num veterinário, comprei um antibiótico próprio para pássaros, tentei salva-la mas ela morreu nas minhas mãos... aninhando-se como sempre fazia. Nunca pensei que um bichinho desses ganharia meu coração de tal maneira. Chorei mto e ainda estou chorando... pois eu não sei o que houve. Ela estava feliz e lindinha... Pode ser que faltou algum nutriente? Ou mesmo a comida não era adequada? Alguém se puder ajudar... Obrigada... Ela agora é uma estrelinha no céu.
Luana
Deve ser pq quando eles crescem,vc tem que deixa em liberdade,e não com vc,ele tem que viver com os outros,deve ser por isso,isso aconteceu comigo um tempo atrás,mas não fique se culpando,vc cuidou super bem
camila
nao sei o que poso usar para fazer a caminha ou ninho
Luan
Estou usando uma caixa de sapato e camisas, como já fiz isso outras vezes da certo kkkk, tente fazer um ninho com a camisa, deixando umas paredinhas para que fique quentinho :))
Luama
Usa palha de Twister ,que é a mesma de ramister
Vinicius
Prezada, peguei um filhote de pardal sem penas, fiz um ninho de retalhos, e estou alimentando a alguns dias, ele esta esperto, come bem, tenho dado frutas nativas, banana, e similares, posso solta-lo quando começar a voar? ele vai sobreviver?
Manuella O.
Ele não come sementes nem nada ...bebeu gotinhas de água mas ja faz um tempo e seu papo está diminuindo...papinha de fubá de milho faz mal para ele ao invés de ração de cachorro?O pus em uma gaiola já que está chovendo e seus pais não aparecem
Editor umComo.com.br
Oi Manuella! Recomendamos que você leve o filhote em um veterinário de confiança, sem exame físico não podemos recomendar tratamento. Rápidas melhoras!
Manuella O.
Achei um filhote de pardal mas não consegui achar seus pais ou ninho,por voar baixo o pus em uma caixinha mas tenta toda hora fugir ainda com medo.....até ele saber voar é melhor colocá-lo em uma gaiolinha ?e o que ele já pode comer?

Como cuidar de um filhote de pardal
Como cuidar de um filhote de pardal

Voltar ao topo da página