PARTILHAR

Quais são as ervas dos gatos

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as ervas dos gatos
Imagem: cachorrogato.com.br

Para algumas pessoas pode ser estranho o fato de os gatos de vez em quando sentirem necessidade de comer algumas ervas, mas a verdade é que este é um hábito saudável para eles, pois ajuda-os a digerir melhor os alimentos, a livrarem-se de bolas de pelo que os estejam incomodando e, no fundo, a regularizar o seu trato intestinal. De qualquer das formas, isto não significa que todas as plantas sejam benéficas para este animal, pois algumas delas são até tóxicas. De forma a conhecer quais as ervas dos gatos e poder orientar mais seguramente o seu consumo por parte do seu felino, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como usar a erva do gato

Alpiste

Surpreendido? Pois é, o alpiste não alimenta apenas os pássaros. Na verdade as sementes sim, são mais indicadas para eles, mas quando germinadas, no ponto em que formam uma grama, tornam-se muito apetitosas para os gatos, que as consomem sem qualquer contraindicação. Assim sendo, plantar alpiste para gatos, sobretudo se eles viverem exclusivamente no interior das casas, é uma boa forma de lhes garantir erva fresca quando quiserem. Como alternativa semelhante tem também o trigo, centeio e aveia.

Quais são as ervas dos gatos - Alpiste
Imagem: meizitang-distribucion.com.mx

Capim

O capim, também chamado de capim-limão, capim-santo ou erva-príncipe em Portugal, é uma outra planta que os gatos gostam de comer e que não lhes traz nenhum malefício. Ela é comummente encontrada em jardins como planta ornamental, dado que forma uma bonita moita de rebentos. A sua flagrância é próxima da lúcia-lima e pode igualmente ser utilizada em infusões destinadas a nós, humanos, pois apresenta propriedades febrífugas, calmantes, expetorantes, diabéticas e outras. Desta forma você poderá cultivar em seu jardim capim quer para você, quer para seu gato.

Quais são as ervas dos gatos - Capim
Imagem: flavorsofbrazil.blogspot.pt

Catnip

De todas as ervas de gato, esta com certeza será a preferida do seu! Ela também é chamada de napeta, napeta cataria, nêveda-dos-gatos ou simplesmente erva-gateira e a preferência deve-se ao fato de ela produzir uma substância, imperceptível aos humanos, que age no cérebro do animal e o faz com que seu comportamento mude e se sinta muito atraído por ela. O gato fica evidentemente empolgado e feliz perto desta planta, no entanto os efeitos não são prejudiciais, duram acerca de 10 minutos e estima-se que sejam hereditários em 70% dos casos. Por essa razão a catnip é muito utilizada em brinquedos e arranhadores para gatos.

Quais são as ervas dos gatos - Catnip
Imagem: petclic.es

Dactylis Glomerata

Um gato de exterior ou que aceda à rua livremente pode ser encontrado com frequência comendo as folhas macias e finas desta planta, semelhante à alpiste. Ela cresce livremente ao longo de todo o ano, podendo ser vista com facilidade em campos e outros pedaços de terreno em pousio ou cultivados. O seu consumo é indicado sobretudo para gatos de interior com pelo comprido, e você poderá cultivá-la transplantando para um vaso uma dactylis que encontre na rua ou comprando um pacote com as sementes, à venda em lojas de animais.

Quais são as ervas dos gatos - Dactylis Glomerata
Imagem: gobotany.newenglandwild.org

Milho pipoca

Quando semeado, o milho pipoca dá origem a uma graminha muito atrativa para os gatos, e que pode facilmente ser cultivada no interior, sendo mantida primeiro em espaço escuro até brotar, e depois em local iluminado para continuar se desenvolvendo. Compre os pacotinhos desta pipoca, que terá o nome indicado na embalagem, e não os de pipoca de microondas, pois são diferentes. Dentro de três semanas a plantação terá um tamanho aceitável para ser servida ao felino.

Quais são as ervas dos gatos - Milho pipoca
Imagem: portalcomosefaz.com.br

Outras plantas

O seu gato poderá gostar igualmente do sabor ou simplesmente da presença das seguintes plantas, que também não representam qualquer malefício para ele:

  • Camomila: possui um efeito calmante
  • Erva-doce: indicada sobretudo para gatas lactantes
  • Grama-bermuda: ajuda os gatos a vomitar as bolas de pelo
  • Alface: não tão procurada pelos gatos, este legume também tem efeitos digestivos positivos neles

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as ervas dos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • É natural que seu gato vomite após o consumo de algumas destas plantas, no entanto isso não é algo negativo, significa apenas que elas o ajudaram a livrar-se das bolas de pelo presentes em seu estômago.
  • Se após o consumo o gato apenas vomitar líquido, tipo saliva, aconselha-se que procure um veterinário pois ele pode não estar conseguindo fazer a limpeza do estômago sozinho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Michael
Gatos podem tomar "leite" de alpiste e outros leites de origem vegetal?
A sua avaliação:
DEUZENAN C.R.B.RODRIGUES
EXELENTE MATERIAS
A sua avaliação:
Leonira De Fátima Araujo
Tenho quatro gatos nossa perdem muito pelo comiam ração no elo já troquei pelo fino tra mas não parou cair que devo faser
A sua avaliação:
Mario Valpereiro
Boa tarde gostaria de saber se posso fazer erva para gatos de arroz. Obrigado Mário
Sandra
Tenho 2 gatos e apenas um deles adora comer folha de gengibre.
Aparecida Américo
Tenho uma gatinha de 6 meses e ela gosta muito de suco de maracujá sem açúcar posso continua dando a ela ? Sei que abacaxi é ruim , mais o maracuja?
Daniela
Oi, uma gata da minha tia está com dificuldades de por pra fora essas bolas de pelos, ja tentamos de tudo, qual a melhor coisa a fazer agora?
Sara Silva
Olá Daniela, se a gata está com dificuldades em expelir as bolas de pelo procure em lojas de animais uma geleia específica para isso (se chama malt paste). Outra solução mais eficaz é consultar um veterinário. Esperamos ter ajudado!
manoel rodrigues gomes
oleo mineral,uma vez por semana uma colher de cha.
Quais são as ervas dos gatos
Imagem: cachorrogato.com.br
Imagem: meizitang-distribucion.com.mx
Imagem: flavorsofbrazil.blogspot.pt
Imagem: petclic.es
Imagem: gobotany.newenglandwild.org
Imagem: portalcomosefaz.com.br
1 de 6
Quais são as ervas dos gatos

Voltar ao topo da página ↑