Quais são as ervas dos gatos
Para algumas pessoas pode ser estranho o fato de os gatos de vez em quando sentirem necessidade de comer algumas ervas, mas a verdade é que este é um hábito saudável para eles, pois ajuda-os a digerir melhor os alimentos, a livrarem-se de bolas de pelo que os estejam incomodando e, no fundo, a regularizar o seu trato intestinal. De qualquer das formas, isto não significa que todas as plantas sejam benéficas para este animal, pois algumas delas são até tóxicas. De forma a conhecer quais as ervas dos gatos e poder orientar mais seguramente o seu consumo por parte do seu felino, continue lendo este artigo umComo.com.br!
Alpiste
Surpreendido? Pois é, o alpiste não alimenta apenas os pássaros. Na verdade as sementes sim, são mais indicadas para eles, mas quando germinadas, no ponto em que formam uma grama, tornam-se muito apetitosas para os gatos, que as consomem sem qualquer contraindicação. Assim sendo, plantar alpiste para gatos, sobretudo se eles viverem exclusivamente no interior das casas, é uma boa forma de lhes garantir erva fresca quando quiserem. Como alternativa semelhante tem também o trigo, centeio e aveia.
Capim
O capim, também chamado de capim-limão, capim-santo ou erva-príncipe em Portugal, é uma outra planta que os gatos gostam de comer e que não lhes traz nenhum malefício. Ela é comummente encontrada em jardins como planta ornamental, dado que forma uma bonita moita de rebentos. A sua flagrância é próxima da lúcia-lima e pode igualmente ser utilizada em infusões destinadas a nós, humanos, pois apresenta propriedades febrífugas, calmantes, expetorantes, diabéticas e outras. Desta forma você poderá cultivar em seu jardim capim quer para você, quer para seu gato.
Catnip
De todas as ervas de gato, esta com certeza será a preferida do seu! Ela também é chamada de napeta, napeta cataria, nêveda-dos-gatos ou simplesmente erva-gateira e a preferência deve-se ao fato de ela produzir uma substância, imperceptível aos humanos, que age no cérebro do animal e o faz com que seu comportamento mude e se sinta muito atraído por ela. O gato fica evidentemente empolgado e feliz perto desta planta, no entanto os efeitos não são prejudiciais, duram acerca de 10 minutos e estima-se que sejam hereditários em 70% dos casos. Por essa razão a catnip é muito utilizada em brinquedos e arranhadores para gatos.
Dactylis Glomerata
Um gato de exterior ou que aceda à rua livremente pode ser encontrado com frequência comendo as folhas macias e finas desta planta, semelhante à alpiste. Ela cresce livremente ao longo de todo o ano, podendo ser vista com facilidade em campos e outros pedaços de terreno em pousio ou cultivados. O seu consumo é indicado sobretudo para gatos de interior com pelo comprido, e você poderá cultivá-la transplantando para um vaso uma dactylis que encontre na rua ou comprando um pacote com as sementes, à venda em lojas de animais.
Milho pipoca
Quando semeado, o milho pipoca dá origem a uma graminha muito atrativa para os gatos, e que pode facilmente ser cultivada no interior, sendo mantida primeiro em espaço escuro até brotar, e depois em local iluminado para continuar se desenvolvendo. Compre os pacotinhos desta pipoca, que terá o nome indicado na embalagem, e não os de pipoca de microondas, pois são diferentes. Dentro de três semanas a plantação terá um tamanho aceitável para ser servida ao felino.
Outras plantas
O seu gato poderá gostar igualmente do sabor ou simplesmente da presença das seguintes plantas, que também não representam qualquer malefício para ele:
- Camomila: possui um efeito calmante
- Erva-doce: indicada sobretudo para gatas lactantes
- Grama-bermuda: ajuda os gatos a vomitar as bolas de pelo
- Alface: não tão procurada pelos gatos, este legume também tem efeitos digestivos positivos neles
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as ervas dos gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
Conselhos
- É natural que seu gato vomite após o consumo de algumas destas plantas, no entanto isso não é algo negativo, significa apenas que elas o ajudaram a livrar-se das bolas de pelo presentes em seu estômago.
- Se após o consumo o gato apenas vomitar líquido, tipo saliva, aconselha-se que procure um veterinário pois ele pode não estar conseguindo fazer a limpeza do estômago sozinho.