Partilhar

Como plantar alpiste para gatos

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como plantar alpiste para gatos
Fonte: meudonoeobicho.com.br

Apesar de ser um natural predador de pequenos animais, de vez em quando os gatos sentem necessidade de trincar algumas ervas. Fazem-no de forma a facilitar a digestão, a expelir bolas de pelo ou quando se sentem mal da barriga, pelo que ervas são importantes para o trato digestivo do animal. Gatos que vivem apenas dentro de casa também sentem necessidade deste hábito, e se não lhes forem dadas ervas próprias para eles ingerirem, o mais provável é que mordam as plantas que encontram em casa, algumas delas podendo ser tóxicas para eles. Uma forma de resolver esta situação é plantar alpiste ou erva-de-gato, também chamada de catnip. Aprenda neste artigo umComo.com.br como plantar alpiste pra gatos!

Também lhe pode interessar: Quais são as ervas dos gatos
Passos a seguir:
1

Você poderá adquirir alpiste de duas formas: embalada com serragem uma bandeja e indicada como "erva de gato", ou embalada e indicada para pássaros. Ambas resultam, mas se pretende plantar alpiste em quantidade é preferível que opte pela segunda alternativa, que fica mais econômica. Além disso poderá encontrar em alguns mercados ou feiras alpiste já desenvolvida e pronta para ser consumida pelo animal.

Como plantar alpiste para gatos - Passo 1
Fonte: petplanet.pt
2

Coloque as sementes de alpiste de molho em água durante cerca de 24h. Desta forma irá ativar o processo de germinação delas e assim crescerão mais rápido.

Fonte: pat.feldman.com.br
3

Despeje substrato em um vaso ou bandeja de plástico e enterre as sementes de alpiste a cerca de 2 cm de profundidade. Molhe ligeiramente com água e deixe em um local bem iluminado. Aconselhamos que opte pela bandeja de plástico, pois assim poderá criar um pequeno jardim interior para o seu gato.

Fonte: bonsaijuizdefora.blogspot.pt
4

Aguarde entre 2 a 3 dias e verá suas sementes de alpiste germinando e aparecendo à superfície do substrato. Mantenha a rega dia sim, dia não.

Fonte: ecosiembra.blogspot.pt
5

É possível que quando o alpiste começar a desenvolver folhas o seu gato se apresse a morde-las, o que prejudica o desenvolvimento da planta. Por esta razão coloque a bandeja em um local de difícil acesso para o animal ou cultive alternadamente duas bandejas, colocando à disposição do gato aquela que já tiver uma grama bem formada.

Fonte: resgatinhos.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar alpiste para gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como plantar alpiste para gatos

5 comentários
Lindomar
Depois de quantos dias pode oferecer o alpiste pro gato?
Neide
Meu gato comeu erva de gato, já no vaso ( comprei prontinho na loja) mas deu uma alergia muito grande na sua boca. Inchou tanto que cortou. Fico com medo de acontecer o mesmo com o alpiste. Vc saberia me dizer se é a mesma semente conhecida como erva-de-gato??
sonia de jesus
vou plantar pra minhas gatas
Sara Silva
Olá Sonia, depois conte-nos o resultado!
Sara Silva
Olá Sonia, desde já agradeço o seu comentário! Veja o nosso artigo com as ervas dos gatos e experimente plantar algumas delas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-ervas-dos-gatos-10545.html.
sonia vargas
Olá já plantei alpiste, painço e tbm milho pipoca... comprei o potinho com grama para gato ela n comeu nem uma delas.... o que posso fazer?? Ela gosta daquela grama q nasce na beira das ruas uma bem comum.

Como plantar alpiste para gatos
Fonte: meudonoeobicho.com.br
Fonte: petplanet.pt
Fonte: pat.feldman.com.br
Fonte: bonsaijuizdefora.blogspot.pt
Fonte: ecosiembra.blogspot.pt
Fonte: resgatinhos.com.br
1 de 6
Como plantar alpiste para gatos

Voltar ao topo da página