Periquitos

Como cuidar de um periquito

Como cuidar de um periquito

O periquito é uma ave originária da Austrália muito comum como animal de estimação. O periquito também pode ser chamado de periquito-verde ou periquito australiano. Caracterizam-se por serem fáceis de domesticar e por terem uma boa relação com o ser humano. Se estiver pensando em adquirir um periquito ou já tiver um, leia este artigo de umComo.com.br para saber como cuidar de um periquito.

Também lhe pode interessar: Como alimentar um periquito
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a ter em conta na hora de criar os periquitos é o seu lar. Se desejar adquirir um casal de exemplares, deve arranjar uma gaiola cujas dimensões mínimas sejam de 70 cm de comprimento, 40 cm de largura e 50 cm de altura. É imprescindível que a gaiola tenha um prato para os alimentos, um bebedouro automático e uma pedra para que possam afiar o bico. Aqui você pode encontrar mais conselhos sobre como escolher a gaiola para meu periquito.

2

Após a escolha do lugar onde vai colocar a gaiola, deve ter em conta que deverá ser a uma certa altura do chão. Para a higiene da gaiola, cubra a superfície com uma quantidade de areia de uns 2 centímetros de espessura. Esta areia terá que ser substituída após alguns dias para que seu periquito viva em um ambiente saudável. Veja também que outros cuidados deve ter na hora de limpar a gaiola dos pássaros.

3

Os periquitos são animais de estimação ideais porque são carinhosos e brincalhões. Se quiser desfrutar de um periquito brincalhão, deve oferecer-lhe brinquedos que terá de trocar de vez em quando. Estes brinquedos podem ser objetos para balancearem, pequenas escadas, galhos e qualquer objeto pequeno que eles possam considerar divertido. Também pode deixá-los voar livremente pela casa e colocar um cabide feito por você mesmo com galhos naturais e onde os periquitos poderão pousar para descansar de seus voos.

4

Para que exercitem a musculatura de suas patas é conveniente colocar pedaços de madeira de diferentes diâmetros, para assim evitar que seu pássaro tenha problemas de bico e unhas.

5

Quanto à alimentação, a base é o painço e o alpiste. Esta comida será complementada com frutas cortadas em pedacinhos e algumas verduras, sendo os alimentos de cor verde muito apreciados por eles. Você pode encontrar mais informações em nosso artigo sobre como alimentar um periquito.

6

Da mesma forma, também deverá conhecer quais são as principais doenças dos periquitos e ficar atento a qualquer sintoma que possa demonstrar que seu periquito esteja doente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um periquito, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
yasmi drumond
gostei de todas as dicas amei
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Yasmi! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
melissa
Bom o meu ele fica solto so coloco ele na gaiola pra dormir amo esse safado,eu corto um pouco a asa dele por causa dos gatos q tem aqui perto,ele voa atraz de mim dentro de casa fala o meu nome e diz pequito rico ele aprendeu com os meus periquitos da caatinga so tenho uma coisa pra dizer pra vocês ame muito os seus bichinhos nao importa se e periquito, gato cachorro e etc,cuide muito nao maltrate de jeito nem um e feio isso tem pessoas q pegam um bichinho desse pra criar e nao cuida direito deixa o bichinho com fome com sede Deus fez os animais pra genta cuida e nao maltrata.bjs
antonio e maria goncalves
Quando têm a cera de cor castanha. O quer dizer isso
joão correia
Comprei um piriquito mas gostaria que me desse umas dicas como cuidar dele
paulo henrique
eu tenho um macho. e gostaria de saber como faco para ele gostar de mim hoje coloquei uma pedra bem bonita e um galho vou fazer uma escadinha igual esta na foto e dar um espelho para ele
rose aparecida feitosa da silva
eu tenho um casal de periquito,a fêmea botou um ovo,gostaria de saber como cuidar para ela chocar,eu devo separar o macho?obrigada.
Como cuidar de um periquito